[Guia] Treinos Livres e Stats

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Guia] Treinos Livres e Stats

Mensagem por Nerkon em Ter 22 Jul - 12:11


Guia de Treinos Livres


O que é um treino livre?
"Treino Livre" é o termo usado para todo treino realizado fora de batalhas com o intuito de fortalecer o Pokémon, mesmo que conte com simulação de combate ou o treino de uma técnica. Além de render experiência, o treino livre pode ser usado para melhorar os Stats de um Pokémon, para ensinar um TM ou para treinar um combo.

A duração e o método de execução de um treino livre são definidos pelo próprio treinador, o qual pode fazer uso de equipamentos ou objetos do cenário como árvores e pedras para o treino. Não existem limites para as idéias que podem ser empregadas no treino e apenas a narração e a criatividade importam na definição das recompensas do treino, que pode variar desde um treino baseado em socar algo até uma mera maratona pela rota.



Técnicas de TM e os treinos livres.
Para ensinar uma técnica de TM para um Pokémon basta apenas possuir o disco e usá-lo com a Pokedex. Porém, mesmo aprendendo a utilizar a técnica, o pokémon não a dominará de primeira.

Assim que um pokémon aprender um TM, em seus stats na box constará ao lado do movimento as palavras "Em treinamento". Para que ele domine a técnica, há dois métodos possíveis: através de um treino ou naturalmente, batalhando.

O treino é a técnica mais rápida e eficiente, porém é um pouco trabalhosa. Para realizar, basta o treinador iniciar um treino livre com seu pokémon, fazendo com que o mesmo use o golpe repetidas vezes até que consiga dominar a mesma. Além da repetição, o treinador pode procurar outras formas de treino para garantir o sucesso de seu monstrinho de bolso. Ao final do treino, além de ter 100% do movimento, o Pokémon pode ganhar EXP e Felicidade que estejam de acordo com o treino realizado.

Caso o pokémon decida aprender a técnica através de batalhas, o mesmo poderá demorar um pouco para dominar a técnica e nem sempre terá sucesso em utilizar a mesma em uma batalha. Com o golpe falhando ou não atacando com força total, pode surgir uma oportunidade para o adversário, transformando uma vantagem em desvantagem. Por tal razão, recomendamos um treino livre assim que o pokémon aprender a técnica.


Ganho de Stats
O treino livre é o único procedimento pelo qual se pode aumentar os Stats de um Pokémon.



Regras importantes.
A realização de qualquer treino livre é de idealização do jogador.

O jogador, apesar de definir começo e final do treino, não controla o desenrolar do mesmo e cabe ao narrador definir se o que foi treinado obteve êxito ou fracasso.

O narrador possui total controle sobre a interpretação do Pokémon quanto aos comandos do treinador e também sobre como eles serão executados. Cabe ao mesmo também se haverá perda de HP devido à fadiga do Pokémon, o que pode ser causado por um treino longo e pesado.

Treinos, dependendo da interação entre Pokémon e treinador, podem render uma quantia de happiness para os participantes.

A experiência será entregue apenas ao término do treino livre (que é definido pelo membro) levando em conta alguns fatores:
Caso o Pokémon de um treinador esteja em treino livre o mesmo pode ganhar até 165% da EXP que ganharia vencendo um Pokémon do mesmo nível que o seu.

Caso o Pokémon de um treinador esteja em treino de TM o mesmo pode ganhar até 25% da EXP que ganharia vencendo um Pokémon do mesmo nível que o seu.

Quanto mais posts o treino tiver mais fácil será de obter experiência, porém tal detalhe está sujeito também à interpretação, o que significa que um treino prolongado pode ser menos efetivo que um treino curto e bem elaborado.


Última edição por Nerkon em Seg 12 Out - 19:06, editado 3 vez(es)
avatar
Nerkon
Treinador
Treinador

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Guia] Treinos Livres e Stats

Mensagem por Nerkon em Ter 22 Jul - 12:12


Guia de Treinos Livres


Treino Livre e Stats
O sistema de treinos livres é o único procedimento pelo qual se pode melhorar os Stats de um Pokémon dentro de dados limites. Caso o jogador se interesse por tal possibilidade, é necessário apenas realizar treinos específicamente criados para aumentar determinado Stat.

Nenhum Pokémon pode melhorar infinitamente, todos possuem limites em suas habilidades os quais normalmente não podem ser superados, portanto cabe ao jogador estar ciente quanto a esses limites e planejar a distribuição de Stats desejada já com antecipação. Seguem abaixo todos os limites em cada tipo diferente de Pokémon:

Babies
- Base Stat Total máximo: 400
- Aumento de Stat máximo: 50% do valor original.

Normais
- Base Stat Total máximo: 700
- Aumento de Stat máximo: 100% do valor original.

Pseudo-Lendários e Lendários
- Base Stat Total máximo: 800
- Aumento de Stat máximo: 100% do valor original.


Informações importantes.
O Stat aumentado por um treino depende diretamente do tipo de treino pensado, por exemplo: Um treino de força física aumentaria o Attack, assim como uma corrida aumentaria a Speed.

HP é o ùnico Stat que não pode ser alterado por Pokémon algum, embora conte para o Base Stat total, o que rende a Pokémon com menos Hit Points um número maior de pontos para distribuir em seus outros Stats.

As mesmas regras de um treino livre comum são válidas para um Treino Livre que aumente os Stats de um Pokémon.

Quando um Pokémon evolui, quaisquer Stats adicionais que ele tenha ganho por meio do treinamento permanecerão ao lado daqueles novos que possua naturalmente, além de poder alcançar novos limites, portanto um Riolu que não pode mais treinar seu Attack poderá aumentá-lo ainda mais caso evolua.

Base Stat Total é a soma de todos os Base Stats de um Pokémon, incluindo o Base HP e os bônus conseguidos por meio do treino.

A média de Stats ganho por vez é de 2 pontos por página na rota, podendo variar para mais ou para menos de acordo com a situação.

Stats podem ser aumentados apenas através de treinos focados em stats. Batalhas, treinos livres comuns e treinos de TMs não dão Stat algum.

O treino dos Stats é um processo lento e de longo prazo, portanto não se devem esperar resultados imediatos.

Na situação onde o Base Stat Total de um Pokémon venha a exceder os limites aceitáveis ao seu corpo, ele poderá vir a ter problemas e terá de ser levado num Centro Pokémon, onde poderá reduzir um pouco seus Stats adicionais.

Da mesma forma, caso um Pokémon evolua e um de seus Stats individuais cheguem a ultrapassar o limite aceitável, esse Stat será imediatamente reduzido pelo narrador para o valor máximo da nova evolução.


Exemplo


→ Vejam o seguinte exemplo de um Pikachu qualquer:
HP: 35
Att.: 55 + 55
Def.: 40 + 20
Spc. Att.: 50 + 0
Spc. Def.: 50 + 0
Speed: 90 + 0
→ Como podem ver, seu treinador decidiu aumentar o Attack adicional até 55, o que é equivalente a 100% de seu Attack original, portanto ele não pode mais aumentar esse Stat. O caso de Defense é diferente, pois ele conseguiu apenas um bônus de 20, o que é metade de 40 e portanto ele ainda pode dobrar esse valor.
→ Além disso o Base Stat total desse Pikachu é 395, enquanto um Pikachu sem treino teria um Base Stat Total de 320. Em ambos esses casos, os Pikachus ainda poderiam alcançar um Base Stat total de 700 desde que não ultrapassassem os limites individuais de cada Stat.

→ Agora vamos supor que o Pikachu acima foi evoluído pouco depois de colhermos esses dados, teremos o seguinte:
HP: 60
Att.: 90 + 55
Def.: 55 + 20
Spc. Att.: 90 + 0
Spc. Def.: 80 + 0
Speed: 110 + 0
→ Como é possível notar, agora o Attack base natural do Raichu é bem maior que o mero "+55" que ele adquiriu por meio de treino, portanto caso o treinador deseje ele poderia aumentar esse +55 até um +90!
→ Mas cuidado, seu Base Stat Total também aumentou radicalmente. Dos 395 anteriores ele subiu até 560! Resta apenas 140 até que ele alcance seu auge.
avatar
Nerkon
Treinador
Treinador

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum