Big overhaul - 29/03

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Big overhaul - 29/03

Mensagem por Nerkon em Dom Mar 29 2015, 07:02

Overhaul - 29/03

 
Introdução

Já faz bastante tempo desde a última atualização que esse fórum sofreu, tendo ela sido no dia 22/11 e apenas uma mudança de Layout para comemorar o lançamento dos remakes de Hoenn. Faz mais tempo ainda que uma determinada atualização já estava sendo planejada, porém devido às mudanças da Staff, provas, trabalhos e outros problemas que encontramos foi adiada por muito tempo. É uma atualização grande, mudando diversos sistemas atuais e modificando outros, cujas idéias foram discutidas intensivamente ao longo de um grande período de tempo.

O fórum não foi abandonado por mim e nem por ninguém, longe disso, porém existem muitas coisas que precisam ser reformuladas e que com a atual falta de tempo de muitos Staffers, assim como da falta de pessoas na Staff, podem demorar. Enfim, isso já não importa tanto, pois estamos lançando essa atualização hoje e esperamos tornar essa transição o mais eficiente o possível. Pois bem, aqueles que desejarem realmente entender o que mudou devem preparar-se para ler bastante.


   
Layout

Quando alteramos o layout verde para o azul, eu prometi que faríamos modificações de acordo com o Feedback dos membros. Recebemos uma certa quantidade de Feedback e ao mesmo tempo começamos a tentar realizar outras mudanças que já estavam planejadas, resultando nesse novo layout que vocês estão vendo, que é o resultado do trabalho feito pelo Mahiro e pelo Ran.

Parte das mudanças de layout está no fato de que o antigo Quadro de Anúncios foi removido e substituído por um novo, que reduz a quantidade de informações desnecessárias e, ao mesmo tempo, deve ser mais prático para os membros usarem e usufruirem de suas utilidades.

Como sempre, gostaríamos de ouvir a opinião dos membros sobre as mudanças do layout e do quadro de anúncios, por menores que sejam os problemas que vocês encontrem.



Hoenn!

A maior das novidades está representada pela mais nova região do RPG, Hoenn. Hoenn foi adicionada, porém não exatamente aos moldes dos jogos. Os membros mais interessados nessa região vão notar uma metodologia radicalmente diferente em relação àquela adotada quando o RPG adicionou Johto, pois não bastou apenas copiarmos a Hoenn dos jogos: Adicionamos cidades, rotas, landmarks e modificamos também os caminhos que os membros podem tomar.

A maioria das cidades e landmarks novas, na verdade, são consideravelmente inspiradas em localidades do mundo Pokémon não presente nos jogos, ou até da vida real. LaRousse, Forina, Riyado e Rinshin, por exemplo, são todas inspiradas em locais do anime ou filmes, enquanto Mu Island é uma cidade na ilha da Battle Frontier dos jogos. Junto com essas novas cidades, vieram também novos Gyms, encontrados em Lilycove, LaRousse, Mu Island, Aztlán, Mountrock e Forina, sendo que alguns deles servirão para preencher tipos que não possuíam gyms no passado.

Na prática, Hoenn está tão grande quando Kanto e Johto juntas, porém possui bem mais diversidade que essas regiões. Sei que as novidades podem não agradar a todos, porém continuará sendo possível evitar os lugares que criamos caso os membros mais conservadores prefiram uma experiência mais similar à dos jogos.

Vale lembrar também que, com esse marco que é Hoenn, estaremos começando a planejar um "Plot" para o RPG, embora não haja a intenção de revelarmos detalhes no momento. Finalmente, aviso que todos os que desejarem ir para Hoenn poderão usar os portos em Vermillion e Olivine de graça para irem para Hoenn e viajarem até Slateport, Petalburg ou Littleroot. Para os que não estão presentes nas duas cidades portuárias em questão, será permitido usar os heliportos de graça para chegar ao destino. A "promoção" continuará em vigor até as chuvas de Kanto e Johto diminuírem.


Sociedades

Muitos que já jogaram MMORPGs devem saber o que uma guilda é. Mesmo aqueles que nunca jogaram tais tipos de jogo, mas que possuem algum conhecimento de história, podem saber que as guildas tratam-se de grupos de pessoas com interesses comuns. Em resumo, é disso que se tratam as nossas "sociedades".

Tal sistema foi criado com uma proposta simples: Os jogadores, de agora em diante, poderão criar vários grupos com objetivos próprios. As sociedades, como esses grupos serão conhecidos, terão de seguir um certo padrão de regras e serem aprovadas por moderadores, mas uma vez oficializadas, poderão receber missões, recrutar outros jogadores e NPCs, além de fazerem ações diversas com o objetivo de ganharem renome, assim como construírem um relacionamento com diferentes grupos da sociedade moderna.

Não há limite para o número de sociedades das quais um jogador poderá participar, nem definiremos regras de entrada ou saída para as mesmas além do necessário para mantermos a ordem do sistema. Em outras palavras: Vocês jogadores serão os responsáveis pela manutenção e administração de quaisquer grupos que criem, assim como seus objetivos. Se desejarem, poderão muito bem tentar conquistar o mundo, combater o crime ou simplesmente tentar lucrar por meio desse novo sistema: Vocês possuem a liberdade para tal.



Classes

Não é segredo que a Staff decidiu que todas as classes precisam ser reformuladas, portanto estaremos iniciando esse processo a partir de agora. Para melhor adequar o RPG aos sistemas futuros, as classes de cada jogador passarão a serem divididas de acordo com uma classe primária e uma secundária, sendo a primária a classe básica e a secundária uma classe mais avançada, haverão ainda sub-classes, as quais não possuirão restrições do gênero.

Segue a divisão:
• Classes primárias: Treinador; Monotreinador.
• Classes secundárias: Ranger; Rocket; Criador.
• Sub-classes: Sociedades; Aprendiz de ginásio.

Por enquanto não será permitido sair da classe primária sem resetar o personagem, porém as regras de entrada e saída das classes secundárias permanecerão as mesmas que as atuais. Isso também significa que, caso um Monotreinador entre numa classe avançada, ele terá de arcar com as vantagens e desvantagens dos monotreinadores, mas não se desesperem: Os monotreinadores foram a primeira classe a sofrer uma reformulação e acreditamos que muitos irão gostar das mudanças que serão mencionadas mais abaixo.

Ainda sobre as classes, tenho de anunciar que a partir de agora não será mais possível iniciar já numa classe avançada, uma vez que a Staff estará planejando mudanças para o método de entrada nas mesmas, assim como seus sistemas no geral. Continuará sendo possível criar um personagem e então adentrar numa dessas classes por meio de seus testes, embora a Staff recomende que os jogadores evitem entrar numa classe secundária por enquanto.



Reforma: Monotreinadores


A primeira classe a sofrer uma reformulação bastante radical foi a dos monotreinadores. Como muitos sabem, os monotreinadores eram uma classe bastante restritiva que não oferecia muitas vantagens. Os novos monotreinadores não possuirão tantas restrições, porém o novo sistema irá incentivá-los a agir de acordo com a proposta da classe.

Seguem abaixo todas as características da classe reformada:

♦ Características gerais:
• É uma classe primária.
• Podem treinar qualquer tipo de Pokémon.
• Se especializam num único tipo de Pokémon dentre todos os existentes, incluindo o Dragon, que até então era proibido.
• Caso não escolha um alternativo, recebe um inicial semi-aleatório de seu tipo, sem a possibilidade de conseguir um Pokémon demasiadamente raro. A lista dos iniciais possíves estará disponível no guia das classes.

♦ Vantagens:
• Recebe um bônus de 25% na EXP e Stats ganhos em batalhas e treinos livres para Pokémon do tipo no qual se especializam.
• Pode se tornar aprendiz de um Gym Leader sem ter de passar por algum teste antes.
• Recebe o dobro das vantagens por ser um aprendiz de Gym Leader que um treinador comum receberia.

♦ Desvantagens:
• Recebe uma penalidade de 35% na EXP e Stats ganhos em batalhas e treinos livres para Pokémon de um tipo diferente daquele no qual se especializam.



Nova classe

A nova classe dessa atualização é a dos aprendizes de ginásio. Antigamente já era possível para um monotreinador se tornar um aprendiz de ginásio, porém como esse sistema era pouco usado e precisava ser melhor desenvolvido, decidimos aplicar diversas mudanças nessa atualização. O sistema funcionará de forma similar aos Rangers, Rockets e Criadores, com alguns requerimentos para se tornar um aprendiz, mas não impedirá o jogador de entrar numa outra classe.

♦ Características gerais:
• Qualquer jogador, independentemente de sua classe primária ou secundária, pode se tornar um aprendiz de Gym Leader.
• Monotreinadores podem ser aprendizes apenas de Gym Leaders especializados em seus tipos.
• É permitido ser aprendiz de apenas um Gym Leader por vez.
• Aprendizes estarão sujeitos a receber missões de seus mestres.

♦ Vantagens:
• Integrantes dessa sub-classe receberão um bônus de 10% de EXP para Pokémon que possuem o tipo do Gym Leader escolhido como mestre. Monotreinadores recebem o dobro desse bônus.
• Podem receber recompensas ao completar missões.

♦ Desvantagens:
• Caso um jogador escolha determinado Gym Leader como mentor, nenhum Gym Leader de outro tipo aceitará o jogador em questão como discípulo. Isso significa que caso um jogador tenha a Flannery como mentora, ele poderá trocá-la pelo Blaine, porém não pela Winona ou pela Erika.
• Caso um aprendiz recuse uma missão, sofrerá o risco da perda temporária de todas as vantagens da classe.

♦ Requerimentos:
• Para jogadores cuja classe primária não seja a de monotreinador, será necessário possuir 3 Pokémon do tipo desejado para ser aceito como aprendiz.
• Todos os três Pokémon do tipo escolhido precisam possuir nível maior ou igual a 25 e felicidade acima de 70.
• Não é permitido repetir espécies, todos os três devem ser de espécies diferentes.
• O jogador interessado em ser aprendiz de um Gym Leader do tipo Dragon poderá usar Pokémon que possuem Mega Evolutions do tipo Dragon para preencher os requerimentos. Tais Pokémon são: Sceptile, Charizard e Ampharos.


Experiência base

Um dos maiores problemas do RPG até essa atualização era, provavelmente, a forma como os grupos de EXP funcionavam aqui. Para os que não entendem do que falo, deixo um resumo: Possuíamos 4 grupos de EXP, sendo eles "Baby", "Normal", "Pseudo-Lendário" e "Lendário". Todo Pokémon estava num desses grupos e eram eles que decidiam o quanto de EXP tais Pokémon dariam ao serem derrotados ou quanto de EXP precisariam para subir de nível.

Tais grupos existiram por um bom tempo aqui no RPG, porém  funcionavam de forma arbitrária e não serviam para regular o ganho de EXP dos Pokémon da forma que desejamos. O maior problema era que, em níveis mais baixos, era mais difícil de ganhar nível que em níveis altos. Tal situação era, logicamente, o completo oposto de qualquer outro jogo de RPG, e nessa atualização buscamos alterar isso.

A primeira mudança é que os quatro grupos estão sendo desfeitos e todos os Pokémon estarão postos num só grupo de EXP. A segunda mudança é que a nova tabela seguida para a EXP base será essa, que já está presente em um guia. Em terceiro, clarifico que a quantidade de EXP que cada Pokémon concede após ser derrotado permanecerá a mesma de acordo com o atual ganho dos "Normais", vocês já poderão confirmar isso na calculadora de EXP, e que está apropriadamente balanceada para a nova tabela. Os lendários são a exceção para essa regra, pois derrotar um é um feito especial e merecedor de um bônus.

Nenhum nível dos Pokémon atuais serão afetados, porém os narradores estão instruídos a atualizar as fichas de todos os Pokémon de players ativos. Com essa nova tabela de EXP base, acreditamos que a progressão de níveis dos Pokémon será mais interessante, uma vez que será mais fácil treinar um Pokémon do nível 20 que um do nível 30, enquanto será muito difícil chegar a níveis como o 60. Tal coisa não dificultará a vida dos Players no geral, mas provavelmente irá dar maior valor àqueles Pokémon de níveis altos e prejudicará aqueles jogadores que preferem treinar apenas um Pokémon por vez ao invés de uma equipe completa.



Combos

O sistema de combos era, talvez, um dos mais polêmicos desse RPG. Apesar de ter sido criado com uma boa ideia em mente e muitos players terem feito bom uso dele, eventualmente o sistema sofreu com maiores limitações por culpa da falta de entendimento de alguns players em relação à forma com a qual ele deveria ser usado. Logicamente, o sistema acabou por cair em desuso e, por conta disso, a Staff decidiu por sua retirada.

Isso não significa que os "combos" estejam permanentemente fora do RPG, eles ainda podem ser postos em diários caso os players desejem, porém não irão render bônus algum a seus jogadores e estarão sujeitos à interpretação dos narradores. Dito isso, é válido também avisar que, no futuro, talvez o sistema seja refeito para melhor lidar com os problemas que esse antigo sistema sofreu.


Exp por captura

Mudança simples, mas que alguns membros podem gostar de ver. A partir de agora, quando se captura um Pokémon, irá ser possível ganhar uma parcela da EXP do mesmo equivalente à quantidade de HP que ele perdeu.

• Exemplo: Caso um Pikachu tenha apenas 40% de seu HP total e, caso derrotado, ele fosse dar 1000 de EXP, caso ele seja capturado nesse estado ele irá dar 60% desses 1000 de EXP, ou seja, 600 de EXP.



Swarms

Antigamente, quando um swarm acontecia, o membro dependia não só de criar uma rota no local desejado a tempo, como também de ser narrado a tempo. Esse era um problema que a Staff reconhecia, pois um jogador poderia perder um Swarm do qual ele desejava participar apenas por culpa da própria Staff, visto que ele estaria dependendo de ser narrado antes que o swarm terminasse.

Esse não será mais o caso. A partir dessa atualização, quando se criar um tópico numa rota durante um swarm, mesmo que o swarm se encerre a rota ainda será considerada como participando do Swarm até que o membro a encerre. Por meio disso, bastará apenas criar um tópico durante o prazo estipulado pelo swarm para que o membro tenha a chance de encontrar alguns Pokémon que ele deseje.


Novas regras para as Pokeballs

Um problema considerável dos sistemas do RPG era como a captura de Pokémon funcionava. Em resumo, é seguro dizer que uma Pokeball comum possuía chances praticamente garantidas de capturar qualquer Pokémon, o que causava problemas ao permitir a captura de Pokémon muito fortes e ao desvalorizar pokebolas mais sofisticadas, que eram consideradas inúteis.

A partir dessa atualização estaremos adotando valores mais bem definidos para a taxa de captura para cada Pokeball, os quais estão listados nesse guia. Feedback dos players é crucial para essa mudança não falhar, visto que os valores estarão sujeitos a modificações até que se prove que estejam balanceados o bastante.




Expansão do início alternativo

Há algum tempo já havíamos começado a permitir aos membros escolherem iniciais que não fossem os tradicionais de determinada região. A Staff, após uma boa quantidade de debate, decidiu permitir também que os jogadores pudessem iniciar em qualquer cidade de suas regiões. Por hora, o sistema não possuirá maiores limitações senão as instruções listadas nesse tópico, que deverão ser seguidas pelos jogadores interessados.


Entra GTS, sai Delivery

O sistema do Delivery, apesar de não possuir problemas tão grandes quanto alguns outros sistemas do RPG que foram alterados, está sendo eliminado nessa atualização. Para substituir o Delivery, estamos adicionando a Global Trade Station e os Correios como método de trocas e transferência de itens à longa distância.

O novo sistema deverá ajudar a simplificar o antigo Delivery, o qual sofria com a presença de inúmeros itens e Pokémon espalhados por todas as cidades do RPG de tal forma que tornava seu uso bastante confuso. O novo sistema, enquanto isso, terá um único tópico onde serão feitos os pedidos dos jogadores e onde estarão todos os objetos sob uso do sistema.

Esse tópico possui instruções mais detalhadas acerca do sistema.



Fly e Dive

Antes dessa atualização, bastava apenas treinar um Pokémon de grande porte para poder voar livremente pelos céus, ou fazer o mesmo com um aquático para poder mergulhar. O RPG, há muito tempo, não possuía nenhum tipo de restrição baseada nos HMs dos jogos, uma vez que tal tipo de coisa seria indesejada num ambiente de Roleplay, contudo poder voar livremente também era considerado algo desbalanceado e que beneficiava apenas alguns players.

De forma a restringir um pouco isso, em Hoenn criamos essas duas escolas que serão necessárias para que um jogador use seu Pokémon como meio de transporte aéreo ou naval. Para tal fim, o jogador terá de pagar uma taxa de treino e então comprar alguns equipamentos.

O treino, no entanto, valerá para todos os Pokémon: Uma vez que o personagem seja treinado e possua os equipamentos necessários, ele poderá voar em qualquer Pokémon que seja capaz de tal feito, e o mesmo pode ser dito para o mergulho.



NPCs dos Players

Com o desejo de reduzir a carga de trabalho desnecessário, a Staff está alterando as regras de criação dos NPCs dos Players para permitir a criação dos mesmos apenas para jogadores que estão registrados há, no mínimo, um mês. A razão por trás de tal mudança é a forma como vários membros se registravam, criavam ficha e NPCs, mas logo em seguida sumiam, criando bastante trabalho desnecessário para os moderadores.

Com essa nova regra, ao menos o membro terá de ter algum tempo no fórum antes de poder criar seu NPC, o que ajudará a diminuir esses casos.



Pedidos de Atualização

Para facilitar um pouco a vida de membros e moderadores, a Staff está passando a permitir que os membros façam pedidos de atualização de locais como o Centro Pokémon. Tais pedidos devem ser feitos num tópico específico criado para isso, o qual encontra-se no SAM.

Apesar de tudo, isso não vale para pedidos de narração, que continuam como sempre por causa da diferença entre uma mera atualização e uma narração de rota.


Conclusão

Finalmente, repito que o Feedback dos membros é muito, muito importante, portanto peço que todos os membros opinem bastante sobre as mudanças que o Fórum sofreu hoje, quer que sejam opiniões sobre Hoenn, o Layout, os sistemas ou até mesmo a nova organização dos fóruns do RPG. Se encontrarem bugs no layout ou algo faltando, podem dizer, pois é natural que uma atualização tão grande e trabalhosa como essa foi possua erros.

Muita gente se esforçou bastante para essa atualização se tornar realidade, inclusive alguns de nós chegamos a perder algumas noites, e é por isso que desejamos ver opiniões sinceras: Pois assim podemos continuar a melhorar esse RPG.

avatar
Nerkon
Treinador
Treinador

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Big overhaul - 29/03

Mensagem por Sckar em Dom Mar 29 2015, 17:35

Parabéns galera. Tá genial!!!
Apesar de eu ñ ser mto fã da exp. diferenciada para os monotreinadores (ou qualquer outra classe), acho q o percentual escolhido é mínimo e ñ causará grandes problemas, acho q só o tempo nos dirá se o valor é bom ou não.

O layout está lindo e funcional. Parabéns, adorei!
Gostei mto da tabela das pokébolas, o fim do sistema de combos (principalmente por manterem-no como algo meramente interpretativo).

Bem, sinto mto por não ter podido ajudar mto nesses últimos tempos e nessa atualização em específico, mas espero recuperar meu fôlego q era costumeiro ano passado o quanto antes.

Mais uma vez, parabéns à tds! ^^ o/

_________________
Spoiler:



Código:
[color=#990000]- [/color] Fala do Sckar
[u][color=#990000] [/color][/u] Pensamento do Sckar
[b]...[/b] Narração
[color=#ff6600]- [/color] - Fala da Bel
[color=#00ff00]- [/color] - Fala do Tarso
[color=#ff6699]- [/color] - Fala da Cindy
[color=#9933ff]- [/color] - Fala da Patrice


- Fala da Bel [/color]
- Fala do Tarso
- Fala da Cindy
- Fala da Patrice



NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.

Clique Aqui e Admire!
avatar
Sckar
Narrador
Narrador

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário http://myanimelist.net/profile/Sckar

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Big overhaul - 29/03

Mensagem por Kaze em Dom Mar 29 2015, 19:30

Parabéns a todos que fizeram com que essa grande atualização pudesse ser possível. ^^


_________________

CG

Nada Aqui:

avatar
Kaze
Estagiário de Narração
Estagiário de Narração

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Big overhaul - 29/03

Mensagem por Tyrant em Dom Mar 29 2015, 19:40

Bela atualização, sentirei falta dos combos, mas acho que não me afetará tanto assim.

_________________


Aggron's Mountain:

All who enter his mountain lair.
From their body, the skin will tear
With his claws, as strong as iron
Even grown men, will be cryin

You will not, leave this place.
Without knowing, what's beneath your face.
You will drown, in your blood.
While he stomps, you in the mud.

There is no way out of here.
Your final wish, will soon be clear.
To die real fast, and take away your fear.
The sounds are louder, he is almost near.

You cannot run, you cannot hide.
All who have come, will surely die.
If you come across his mountain path,
there is no escape from Aggron's wrath.


avatar
Tyrant
Gestor
Gestor

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Big overhaul - 29/03

Mensagem por Lix Sannya em Dom Mar 29 2015, 22:39

Muito boa atualização, gostei das novidades e acho que é importante para o RPG, afinal sempre que uma coisa assim acontece dá um gás novo para a experiência dos players.

_________________
avatar
Lix Sannya
Estagiario de Moderação
Estagiario de Moderação

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Big overhaul - 29/03

Mensagem por Dinho em Seg Mar 30 2015, 08:45

Excelente atualização. Apesar do longo tempo sem nenhuma, esta veio com tudo. O ponto forte disso é que, a cada atualização dessas, o forum cresce mais. Se observarmos bem, cada atualização é melhor que a anterior, mesmo que insignificantemente.

Parabéns a todos que fizeram parte desta att. \o
avatar
Dinho
Treinador - Criador
Treinador - Criador

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Big overhaul - 29/03

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum