[Sistema] Calculadora de Dano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Sistema] Calculadora de Dano

Mensagem por Ran em Sex Ago 26 2016, 21:49

Guia Calculadora de Dano [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

1
Em nível do usuário você digita o nível do Pokémon que está atacando. Já em nível do alvo, o do Pokémon que vai receber o dano. O nível do usuário é importante para o dano base e junto com o valor do nível do alvo, a calculadora irá definir um bônus de 2% para cada nível de diferença entre os dois Pokémon. Por exemplo, se o usuário for nível 20 e o alvo nível 10, o Pokémon que está atacando irá ter 20% de bônus em seus Atk e na sua Speed. Se o defensor for 10 níveis maiores que seu atacante, ele terá um bônus de 20% em Def e Speed.
2
Em Efetividade você define se o Pokémon defensor sofre dano efetivo, duplamente efetivo ou se ele tem resistência ou dupla resistência. Para que o dano não seja tão alto e as batalhas mais divertidas, mudamos as efetividades 4x e 2x para 2x e 1,5x respectivamente. Já as resistências que nos jogos são 0,5x e 0,25x foram alteradas para 0,75x e 0,5x. Já o dano normal continua como 1x.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
3
Bônus de STAB você informa se o golpe do Pokémon tem STAB ou não, ou seja, se o Pokémon está atacando com um golpe do seu mesmo Type. Por exemplo, um Bulbasaur recebe STAB de golpe Grass e Poison. Se o golpe tiver STAB, seu Power vai aumentar em 20%.
4
Habilidade são as traits dos Pokémon. Muitas habilidades tem algum efeito no calculo do dano, seja no Power, Accuracy no Atk/Sp.Atk, Def/Sp.Def ou no dano final. É comum às vezes os narradores esquecerem que a habilidade do Pokémon afeta o dano de alguma forma, prejudicando alguns jogadores. Pensando nisso adicionamos na calculadora um seletor para as Traits que influenciam no dano, fazendo com que seu efeito seja computado automaticamente. Algumas Traits estão sempre ativas, um exemplo é Huge Power que dobra o Atk do usuário, sendo que não terá efeito se o Pokémon estiver usando um golpe Special. Outras só deverão ser selecionadas quando estiver ativa, um exemplo é Blaze que ativa quando o Pokémon está com 1/3 do seu HP total. Então o narrador deve ficar atento em apenas selecionar a habilidade quando ela estiver ativa, tendo cuidado para não selecionar, por exemplo, Sheer Force quando o usuário estiver usando um golpe que não é afetado pela habilidade.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
5
Em Estados Negativos você pode escolher entre Burn e Paralysis do usuário ou do alvo. Embora existam outros estados negativos com Sleep e Confusion, apenas esses dois irão interferir diretamente no dano de um ataque. Sendo que um Pokémon em estado burn tem seu Atk dividido por dois e um Pokémon paralisado tem sua Speed reduzida em 75%.
6
No modo in game e no competitivo dos jogos de Pokémon os famosos “Critical Hit” são um tanto quanto comuns. Quando um Pokémon tem a sorte de acertar um Critical Hit o dano é aumentado em 50%, sendo que a probabilidade de ocorrer Critical Hit é de apenas 6.25% na maioria dos golpes. Entretanto, se o jogador não tiver usando um item ou movimento que aumente o stage do CH os narradores costumam ignorar essa pequena chance de golpe critico. A partir de agora a calculadora irá fazer esse sorteio automaticamente, dobrando o dano e avisando quando o golpe for critico. Além disso, o Stages de Critical Hit é um seletor que você pode aumentar os stages de acordo com o item ou move que o Pokemon esteja usando.  

Como dito anteriormente a maioria dos golpes não tem stage de CH, assim a chance de critico é de apenas 6.25%. Alguns ataques tem o Stage 1 (12.5%), como por exemplo Razor Leaf, Slash, Stone Edge, Night Slash e Shadow Claw. Itens como Razor Claw, Lansat Bery e Scope Lens somam +1  ao estágio de CH. Os movimentos Focus Energy eleva o Stage de CH para +2, dando uma chance de 50% de critico. Já a habilidade Super Luck também aumenta o estágio em +1. Se o estágio  chegar a +3 as chances de critico são de 100%. Caso o Pokémon tenha a habilidade Sniper, que pode ser selecionada em Habilidade, o dano de um golpe critico será multiplicado por 2.25x ao invés de 1.5x.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
7
Quando um movimento que aumenta ou diminui os Stages do Pokémon é usado, o valor atual deve ser selecionado. Nos jogos, os Stages aumentam os Stats, entretanto no RPG os Stages de Atk e Def modificam diretamente no dano para que tenham um papel mais importante.  
8
Power é o poder do golpe de determinado ataque, é um dos fatores mais importantes no dano final, assim quanto maior o Power melhor será o dano final. Também é importante lembrar que algumas Traits aumentam ou diminuem o Power de determinados golpes.
9
Accuracy, Speed do Usuário e Speed do Alvo estão intimamente ligados na calculadora. Antes de tudo é importante saber que quando a Accuracy for menor que 100 a calculadora irá automaticamente sortear um número entre 1 e 100, assim se a Accuracy do golpe for 85 e a calculadora sortear o número 90 o Pokémon irá errar o golpe e a calculadora irá informar esse acontecimento em vez de resultar o dano. É importante que o narrador respeite o resultado, não calculando novamente para que o Pokémon acerte o golpe.
Como dito antes, a Speed tanto do Usuário como do Pokémon alvo do golpe está ligada a Accuracy. Isso ocorre porque a calculadora usa a seguinte formula.


Valor = Speed do Usuário / Speed do Alvo * 2.5
Accuracy = Accuracy + Valor
Quando a Speed do usuário for maior que a do alvo.

Valor = Speed do Alvo / Speed do Usuário * 2.5
Accuracy = Accuracy – Valor
Quando a Speed do usuário for menor que a do alvo.

Como puderam perceber, se o atacante for mais rápido ele terá sua Accuracy incrementada, contudo quando ele for mais lento sua Accuracy será diminuída. Portanto, Pokémon lentos usando um golpe com baixa Accuracy terão uma chance maior de erro. Vejamos alguns exemplos.

Alakazam usando Focus Blast contra Slowking:
Valor = 120/ 30 = 4 * 2,5 = 10
Accuracy = 70 + 10 = 80

Como podem perceber devido sua Speed inegavelmente superior o Alakazam teria 10% de chance a mais de acertar um golpe, valorizando tanto sua Speed quanto o golpe que usa.
Agora vamos ver o exemplo contrário.

Slowking usando Psychic contra Alakazam:
Valor = 120/ 30 = 4 * 2,5 = 10
Accuracy = 100 - 10 = 90

Agora o golpe Psychic que normalmente tem 100 de Accuracy diminui para 90, tendo uma chance de 10% de errar. É importante lembrar que a calculadora fará o calculo automaticamente e informará se o Pokémon falhar. Por isso, é importante não se esquecer de inserir a Speed de ambos os Pokémon.



Apesar de a calculadora sortear Accuracy, o fator narrativo ainda existe. Um Pokémon pode errar um golpe antes mesmo de o narrador calcular o dano, levando em consideração a narração dos envolvidos, ambiente, estratégias e etc.
10
Atk, Sp.Atk, Def, Sp.Def e seus bônus. Para quem não sabe, os bônus são os valores de Stats que foram treinados pelos Pokémon, pois na fórmula de dano eles não são calculados juntos. Na antiga calculadora os Stats faziam uma grande diferença, por isso nesta calculadora seu papel foi diminuído, contudo ainda contam como um importante bônus do dano final. É necessário notar que as caixas sempre terão o valor 0 e se forem deletados a calculadora retornará um erro  invés do dano, então se o Pokémon não tiver determinado bônus simplesmente ignore sua caixa.
11
Essa área foi pedida por muitos narradores para padronizar o bônus de estratégias narrativas. Como esse se trata de um RPG narrativo, é importante não nos prender as mecânicas dos jogos e usar estratégias diversificadas para aumentar e diminuir o dano quanto para ter maiores chances de acertar ou desviar de um movimento.
É importante saber que o bônus de Accuracy e Evasion vai mudar diretamente o valor que estiver em Accuracy.
12
Essa área foi pedida por muitos narradores para padronizar o bônus de estratégias narrativas. Como esse se trata de um RPG narrativo, é importante não nos prender as mecânicas dos jogos e usar estratégias diversificadas para aumentar e diminuir o dano quanto para ter maiores chances de acertar ou desviar de um movimento.
13
Por último temos o retorno da calculadora. Na primeira caixa teremos o dano, onde também é informado se o Pokémon errou o golpe ou se ele conseguiu um critico. As outras duas caixas informam o valor de Speed do Atacante e do Defensor. Esse retorno é importante para saber quem irá atacar primeiro, já que a velocidade pode ser modificada com Stages e com o bônus de níveis.
Dicas: Como a calculadora é feita apenas de números e seletores, seu uso pode ser  muito fácil e rápido. Basta o usuário ir apertando a tecla TAB e passando de caixa em caixa. Quando necessário, digitar algum valor, se não apenas pular para a próxima. Quando estiver em algum seletor, como STAGES, basta apertar as teclas direcionais Cima e Baixo. Apenas a caixa Habilidade que será necessário o usuário da calculadora pressionar a primeira letra do nome Habilidade e logo em seguida aparecerão às habilidades correspondentes que poderão ser selecionadas tanto com o mouse quanto com o teclado.


avatar
Ran
Administrador
Administrador

Alertas :
0 / 100 / 10


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum