[SUGESTÃO] Quests

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[SUGESTÃO] Quests

Mensagem por Kiaro em Qui 12 Out - 12:22

ATENÇÃO ARTIE!!! * Voz da Tulla Luana
Brincadeirinha.... Vamo lá....

Sugestão da Kiara:

Quests

By Kiaro Millefiore

Olá meu caro povo e minha pova de Deus. Eu atualmente caminhando pelas terras de Hoenn, me vi uma pessoa entediada e muito sem o que fazer ultimamente. Claramente procurei algo interessante e tive a ideia de montar uma Eggstore perfeita e estou trabalhando muito nisso, contudo, entretanto, porém, mas, estive me perguntando "Pq eu tô tãum atoa nessa cohab?" Antes que vocês me respondam "Pq vc é um mimado desocupado sua biscate!!" continuem a leitura desse post, recomendo cafézinho e tapioca para acompanhar.

Eu não sei vocês, mas a parte mais legal de muitos dos RPGs é a prática de Quests. Ai vc me pergunta "Mas oh sua poc fudida que são quests?". E eu responderei vcs de maneira didática, bela, e bem estruturada por mim mesmo formadíssimo em rpgs e mmos:

Removido da Wikipédia e traduzido pelo Bing escreveu:Uma QUEST serve como um dispositivo de enredo na mitologia e ficção: uma jornada difícil para um objetivo, muitas vezes simbólico ou alegórico. Contos de QUESTs figuram de forma proeminente no folclore de cada nação [1] e cultura étnica. Na literatura, o objetivo de uma missão requer um grande esforço por parte do herói, que deve superar muitos obstáculos, geralmente incluindo muitas viagens. O aspecto da viagem permite que o contador de histórias mostre locais e culturas exóticas (um objetivo da narrativa, não do personagem). [2] O objetivo de uma QUEST também pode ter propriedades sobrenaturais, muitas vezes levando o protagonista a outros mundos e dimensões. A moral de um conto de missão geralmente se concentra no caráter mudado do herói.

Não entendeu? Mas vai entender... Continue lendo, vem crente!

"Como podemos adaptar isso ao nosso querido e bem articulado POKEMYRPG?" Vc pergunta, porém com um "Você é burro?" eu respondo, mas então "Desculpe..." eu completo, e no fim "Vou te explicar" eu termino.

Digamos que a staff espalhe NPCs pelo fórum todo. Npcs estes que não foram avisados e não tenham nenhuma ligação com nada do jogo físico em si.  Vamos supor que um dos staffers adicionem 2 npcs desta forma, obviamente os players não saberão do que se tratam, e nos tópicos onde estes Npcs existem haja apenas uma postagem detalhando sua existência, a missão ou quest será dada ao player de acordo com o seu desenvolvimento perante aquele npc.

Leia abaixo um exemplo da minha sugestão:

Saudades

Quest Exemplo I

"Esta senhora fica todo dia sentada em uma cadeirinha de plástico em frente a um Centro Pokémon na cidade de Rustboro. A mulher já de idade não faz nada além disso o dia todo. Em seu colo costuma ficar um Glameow, que a faz companhia.
As pessoas da cidade comentam e fazem inúmeras fococas sobre a louca da rua, que nada faz a não ser ficar atoa em frente ao Centro Pokémon das 9 da manhã às 9 da noite."
Agora suponhamos um player qualquer chamado Petter Onório Comunista, mais conhecido entre seus amigos do fórum como "Poc":

"Poc caminhava pelas ruas de Rustboro sozinho. O jovem tinha acabado de enfrentar Roxxane cuja qual fora humilhada por seus pokémons. Depois de se gabar por toda praça com sua nova insígnia, o jovem que estava à caminho de recuperar seus treinados no CP, se depara com a figura de uma mulher idosa, mal vestida, sentada observando o vazio. Imaginou que fosse apenas uma desabrigada, e por isso Poc deixou-lhe algumas moedas.
Ao entregar o dinheiro a moça respondeu o com 'Desculpe não estou aqui para isso, estou apenas esperando alguém'. O jovem intrigado desculpou-se e procurou se informar sobre a mesma dentro do estabelecimento. Quando finalmente compreendeu o que a véia fazia, resolveu oferecer sua ajuda.
O menino demorou para convencer a mulher de que realmente queria ajudar, quando realmente conseguiu, a idosa respondeu com lágrimas nos olhos.
"Meu marido... Ele é um pesquisador especializado em pokémons tipo solo e pedra, ele foi ao deserto... nunca mais voltou...(respira) já faz três meses. A expedição ia durar apenas uma semana..."
Comovido com a história da mulher, o menino decidiu ajudar, disse que reuniria seus melhores pokémons e amigos e iria à procura do tal homem, ao menos prometeu descobrir o que aconteceu.
A mulher despediu-se com apenas um "Vá preparado, lembre-se do mal que o deserto pode lhe fazer."
E assim foi Poc, usando o transporte, assim como suas próprias pernas caminhou até Shimmer Desert, levou alguns dias até descobrir rastros da mesma expedição que o homem havia feito. Quando finalmente encontrou o local para qual estavam indo.
"Poc passou por maus bocados, fugiu de pokémons, capturou alguns, lidou com a areia do deserto... Até que finalmente encontrou o homem. O senhor estava abrigado sozinho em uma tenda mal feita sustentada por 3 pedras no meio da areia do deserto. Quando finalmente viu alguém o idoso ficou muito feliz, suplicou por ajuda, disse que não bebia água à dias, que sua equipe toda morreu engolidos por um desastre envolvendo uma escavação. Ele saiu vivo por sorte, mas não tinha mais comida ou bebida.
Poc estava preparada e havia levado água consigo, ofereceu-o uma garrafa de Fresh Water que foi bebida às pressas pelo idoso.

Poc pediu para seu Kadabra usar o Teleport para levá-los de volta à cidade, ao ver sua esposa de volta, o idoso ficou muito feliz que o presenteou comum fóssil aleatório que conseguiu recuperar. Não foi preciso dizer a felicidade de ambos naquele momento.

Poc guarda aquela imagem na memória pro resto da vida agora."
Gostaram da historinha? Pois bem, vamos falar mais sobre...

O que é interessante sobre isso tudo? Lembram que eu falei que a staff ao colocar estes npcs nos tópicos não se pronunciariam sobre nada? Então observem:

♦️ Nenhum player saberia do que se trataria, afinal nos posts só haveria a descrição física dos NPCs.

♦️ Poc claramente tinha por sorte uma Fresh Water no inventário, se não tivesse nenhum líquido para oferecer ao senhor, ele morreria na viagem de volta. Sim, ele morreria como consequência da quest. Poc completaria a quest mas ao invés de um fóssil aleatório, receberia pedras evolutivas ou outra coisa qualquer menos valiosa.

♦️ O legal é que, Poc não saberia do que se tratava a quest, ou qual seria o prêmio, muito menos como completar sem falhas. E assim seria no RPG, ninguém saberia de nada até o PRIMEIRO PLAYER COMPLETAR. Certamente o roteiro da quest deveria ficar em total sigilo na staff (isso é um problema do Artie). Provavelmente depois da quest saturar (ficar manjada demais) seria removida pela staff.

♦️ Particularmente acho muito interessante, ajudaria a diferenciar o RPG dos jogos de NDS, afinal para se conseguir itens e algumas coisas aqui basta coletar Shards/vencer batalhas / usar money / esperar eventos o que se torna monótono com o tempo (Não que esteja chato, mas fica cansativo um pouco). Sem contar que seria mais uma coisa para aproximar os players. "Oh você completou a quest? Me ensina" "Faz um tutorial detonado da quest tal que vc fez" "Fulano, descobri que o npc tal é uma quest, vamo fazer comigo?"

Fim ❤️

Acabou o post oh sua vagabunda!

Gostou? comente!
Não gostou? Me beja
Kiaro
Treinador
Treinador

Alertas :
1 / 101 / 10

Ver perfil do usuário

Re: [SUGESTÃO] Quests

Mensagem por Quinn em Qui 12 Out - 12:44

Ain gostei
Quinn
Treinador
Treinador

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tielo em Qui 12 Out - 12:45

Eu discordo completamente!!!!!!!!! Café não combina com tapioca.

Quanto as Quests, pelo menos era o que motivava os RPGs eletrônicos que eu jogo barra jogava. Exemplo de Ragnarok, Runescape, etc.

Sei que cada aventura o narrador pode fazer um plot com quest diferente, mas seria interessante algo assim sim.

Estagiário de Narração

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Matt em Qui 12 Out - 12:56

Como já comentei no chat...

A ideia é linda. Brilhante. Perfeita. Magnífica.

Mas...

Duvido que aconteça. Já tentaram pontos bem semelhantes e no entanto. Não deu certo...

MAS...

Espero que de alguma forma a Staff veja isto e consiga bolar algo interessante. ^^
Matt
Monotrainer - Dark
Monotrainer - Dark

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lollipop em Qui 12 Out - 13:30

Ai eu gostei, o problema vai ser se alguém resolver postar de má vontade nas quests RISOS

Mas eu gostei. COLOCA ESSA #PORRA NO RPG JOÃO CARLOS
Lollipop
Treinadora
Treinadora

Alertas :
1 / 101 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chris Ayusa em Qui 12 Out - 13:33

A ideia é boa mas uma coisa nontopico me causou profunda indignação.

@Tielo COMO ASSIM TAPIOCA NÃO COMBINA COM CAFÉ????????
Chris Ayusa
Treinador
Treinador

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sckar em Qui 12 Out - 13:37

Tipo, desculpa jogar água fria aqui, mas...

ISSO JÁ EXISTE!

Bem, me entristece q um ex-narrador tenha postado isso e q outros acostumados ao fórum e staff, tenham apoiado tão veementemente. Como o Tielo falou por cima, cada narrador tem o direito de criar um plot e nesse plot ele estipula recompensas q serão aprovadas ou não pela gestão/adm. E estes tbm podem vir à sugerir prêmios melhores ou inferiores, dependendo do caso.

Se o player ñ explora o plot, não interage com os NPCs propostos e etc... É uma FALHA e a Quest fracassa.

Recentemente um player meu perdeu a oportunidade de concluir a quest e ganhar um Egg raro pq estava com pressa d+ para desenvolvermos o plot. Outro resetou e perdeu oportunidade de encontrar um NPC famoso do sistema q lhe daria dicas e prêmios. Outro ainda ficou andando em círculos pela rota, sem conseguir nada útil, pois evitava td e qq plot...

Porém, ainda temos exemplos positivos, como uma dupla q encontrou um pokémon de Swarm para cada um, sendo q um era Shiny e o outro tinha Egg Move. Graças à seguirem o plot da quest. Entre mtos outros exemplos.

Como vc disse, as quests ñ são informadas, é td segredo! Vc tem q tentar interagir com o q o narrador propõem. Claro, sem descaracterizar a personalidade do seu personagem. Mas se evitar TD, nada irá te acontecer!

Sou TOTALMENTE contra esse projeto de quests "padrão", onde tds q passarem em tal lugar poderão fzr algo específico e igual para ganhar algum prêmio X. Porém, msm assim, nós temos um esboço disso. Apesar de q a maioria dos players ignoram!

Vejam tds os tópicos de cada cidade/rota, tem vários personagens q aceitam batalhas, ou q te dão algum prêmio caso vc faça algo por eles (sim, isso é uma quest padrão). Os criadores são os q mais tem quests e qd os Rockets e os Rangers forem reformulados, tbm deverão ter suas próprias quests. As sociedades tbm podem inventar suas próprias quests (A Sociedade The Wolves é a mais ativa nesse quesito - até onde eu saiba). Sem falar em Eventos, Swarms e Global Missions, de um jeito ou de outro, são tudo quests.

Agora, criar tópicos de quests como as q citou, dando itens raríssimos para rotas de plots repetitivos... isso ñ me agrada nem um pouco. Sorry! Mas seria MATAR a versatilidade dos plots e torná-los mto mais virtuais do q são. Seria o exato OPOSTO do q vc disse desejar.

Atualmente vc pode ir para uma cidade e eu (ou qq outro narrador) podemos criar um plot em q vc terá a chance de salvar um ricaço de um sequestro. E ele poderá te dar um item raro (talvez um fóssil) como agradecimento. Ou ainda o plot pode ser q vc descubra as ruínas de uma cidade antiga no deserto e encontre o fóssil ali. Ou pode ser que vc tenha q recuperar os fósseis q uma gangue roubou do museu e como agradecimento, o curador do museu te dá a oportunidade de escolher um deles para ficar com você. Enfim, as possibilidades são infinitas. Mas para isso os players precisam colaborar, tanto aceitando os plots quanto indo para lugares diferentes para conseguirem enredos diferentes. Se vc anda sempre nos mesmos lugares (cidades por exemplo) fica difícil para o narrador criar plots inovadores e ganhar aprovação da chefia para com as quests e seus prêmios.

Novamente, sinto mto. Mas ñ deixem de trazer sugestões sempre q tiverem. Serão sempre analisadas e respondidas de acordo e podem sim serem aprovadas. É q nesse caso, isso JÁ EXISTE. ^^

Spoiler:

NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.
Sckar
Narrador
Narrador

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário http://myanimelist.net/profile/Sckar

Mensagem por Tielo em Qui 12 Out - 13:44

@Sckar escreveu:Recentemente um player meu perdeu a oportunidade de concluir a quest e ganhar um Egg raro pq estava com pressa d+ para desenvolvermos o plot. Outro resetou e perdeu oportunidade de encontrar um NPC famoso do sistema q lhe daria dicas e prêmios. Outro ainda ficou andando em círculos pela rota, sem conseguir nada útil, pois evitava td e qq plot...

Isso acontece muito! E desmotiva o narrador porque vê o que planejou indo água abaixo.

@Sckar escreveu:Sou TOTALMENTE contra esse projeto de quests "padrão", onde tds q passarem em tal lugar poderão fzr algo específico e igual para ganhar algum prêmio X. Porém, msm assim, nós temos um esboço disso. Apesar de q a maioria dos players ignoram!

Não acredito que seja algo obrigatório. Por exemplo. Fazer x quest em tal rota lhe renderia umas Pokébolas. Fez uma vez e pronto.

Aliás, seria uma forma de estimular os narrados a interagir com NPCs, querer saber informação, investigar. Porque você deve saber muito bem que a maioria anda, batalha, anda, batalha. Não investiga cenário, NPCs, e etc.

Além do que acho  bom para o narrador que não tem nenhuma ideia de plot e ao mesmo tempo que o narrado só quer itens básicos.

Estagiário de Narração

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Sckar em Qui 12 Out - 13:54

@Tielo como eu disse, o problema são os itens raros sendo prêmios nesse tipo de Quest padrão.

E tbm, já temos coisas assim, basta olhar nos tópicos. Em Lavaridge, se vc conseguir a insígnia local e levá-la para uma velha, ganha um ovo raro de um Baby aleatório. Em Oldale Town, se vc mostrar um Inseto no seu Box para a Lyla Smith, ela te dará o TM 115 - Infestation. Entre mtos outros.

Ok, alguns dirão: "mas isso não dá um plot". Bem, tbm tem os criadores q são missões de "faça tal coisa em uma rota", os The Wolves estão propondo uma quest de investigação arqueológica (se bem me lembro). O player q quiser parar de "anda e batalha", pode ir procurar outras coisas para fzr. Por exemplo o Sckar é um "detetive particular amador" (por assim dizer), já salvou algumas vidas, prendeu criminosos, outros escaparam e algumas pessoas e pokémons morreram na sua frente. Isso pq ñ evito plots q me apresentam, mas tbm pq já procurei coisas do gênero in game. Sim, fiz meu personagem caçar crimes para serem resolvidos. Qq player pode fzr isso, afinal o narrador propõem o plot, mas o player tem o direito e o dever de aceitá-lo ou não e procurar um q melhor se adéque ao q deseja enfrentar.

Jogar RPG é como jogar um ping-pong de palavras, onde duas ou mais pessoas criam uma história e tds vencem, qd tds se divertem! A história não deve ser pensada apenas por uma pessoa, mas por tds os envolvidos.

De nada adianta o player ficar evitando os plots nas rotas e depois qrer um plot padrão para uma quest super lucrativa. Isso seria matar o RPG q temos atualmente.

Spoiler:

NÃO NARRO INFOS DE POKÉDEX, APENAS CORRIJO SE VC NARRAR ALGO ERRADO. E nem espero que meus narradores narrem as infos da pokédex.
Sckar
Narrador
Narrador

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário http://myanimelist.net/profile/Sckar

Mensagem por Kiaro em Qui 12 Out - 13:56

Nossa @Sckar vc pode até ser contra e tals. mas acho que você não entendeu a proposta real, ou muito menos viu o quão diferente é disso o que você falou.

Eu acho muito mais divertido uma quest padrão que ficará algum tempo disponível do que ficar seguindo plots que na maioria das vezes não recompensam mt bem.

MESMO ASSIM NADA IMPEDE DE AMBOS COEXISTIREM.

Ue bb eu sou ex narrador e tem mts aqui tb, eu conheço esse sistema, eu usei esse sistema... E mesmo assim fiz essa sugestão, n vejo qual o problema...

E vc mesmo acabou de falar que "Fulano e ciclano pederam a oportunidade pq queriam terminar rapido..." Você já parou pra pensar o motivo disso? ABRIU SAFARI: Todo mundo vai acabar com as rotas pra ir logo
ABRIU CONTEST: Todo mundo vai acabar com as rotas pra ir logo
EVENTO NOVO: Ora vejam só que novidade...
Você como narrador pode achar até divertido, mas é frustrante na verdade. O player que iniciar um plot sabendo que terá chances de ganhar algo, ou que ouviu boatos de que tem uma boa recompensa, ou algo do tipo... esse player vai fazer um PLOTÃO DA POHA para atingir seus objetivos.
Isso é o que sustenta 99% dos Rpgs e MMORPGS que eu já vi/joguei.

Enfim, de qualquer forma, é muito mais divertido ver vários players tentando descobrir o plot da quest, sei lá... 3 players fazendo rotas uns prestando atenção na rota dos outros procurando entender do que se trata quando de repente só um consegue. Ou um grupo se juntar para fazer uma quest dificílima.

OBS:
Vejam tds os tópicos de cada cidade/rota, tem vários personagens q aceitam batalhas, ou q te dão algum prêmio caso vc faça algo por eles (sim, isso é uma quest padrão). Os criadores são os q mais tem quests e qd os Rockets e os Rangers forem reformulados, tbm deverão ter suas próprias quests. As sociedades tbm podem inventar suas próprias quests (A Sociedade The Wolves é a mais ativa nesse quesito - até onde eu saiba).

Primeiro que vc n leu o post principalmente quando eu falo que coletar shard / vencer uma batalha e ganhar recompensa... não é quest que se preze.
Segundo que... "Realmente as sociedades estão bem badaladas, baita sucesso"

Se vc chama  "desafiar Coralina pra pegar Eevee" de quest padrão divertida, ou vc ta no forum pra fazer as mesmas coisas que faz no NDS/GBA ou vc precisa realmente jogar WoW, Ragnarok, Diablo, Skyrim...

Eu n sei pq vc ta tão nervoso, mas da uma lida com calma, faz a tapioca, passa o café... vc vai ver a diferença, amo vc <3
Kiaro
Treinador
Treinador

Alertas :
1 / 101 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kiaro em Qui 12 Out - 14:02

@Sckar escreveu:

De nada adianta o player ficar evitando os plots nas rotas e depois qrer um plot padrão para uma quest super lucrativa. Isso seria matar o RPG q temos atualmente.

Desculpa o DBPost mas vamo lá...

Não nao mataria o RPG. Tem gente que não tem ideia, tem gente que adoraria fazer essas quests principalmente em grupo. O plot não é 100% roteirado, vc precisa ir a lugares fazer coisas, o narrador teria total liberdade pra por coisas e dificuldades no seu caminho pra atrapalhar sua quest.

Sim, levar um Bug pra ganhar TM não é interativo bb

E sim, a recompensa não precisa ser raríssima.... MAS PODE SER BASEADO NA DIFICULDADE DA QUEST.
E as quests claramente seriam como "eventos" que seriam removidas de tempos em tempos como sugerido... então novidade sempre existirá.

Eu acho super interessante afinal seria um grande mérito terminar uma puta quest, assim como ganhar fitas ou insígnias

E acredito que não vá prejudicar em nada nenhum player, quer fazer as quests, faça... não quer, siga o baile...
Kiaro
Treinador
Treinador

Alertas :
1 / 101 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tielo em Qui 12 Out - 14:04

Sobre itens raros eu não concordo, mas uma maneira alternativa ou uma série de objetivos, é bom.

Acredite, eu fiz faculdade de design de jogos, e uma das maiores dificuldades (fora aquelas que desenvolvam o jogo), é a de manter o jogador no jogo.

Como você pode ver, há uma grande demanda de resets por não ter as vezes um objetivo, ai reinicia porque inicialmente tem algum objetivo. Ou então simplesmente abandona.

Eu vi o Mahiro me falando sobre o quão exaustivo poderia ser o meu objetivo de completar a Pokédex, mas foi um objetivo que eu fiz para mim mesmo para não me desestimular de jogar.

A quest também depende de ambos, e não todo player fazendo o mesmo caminho. Por exemplo, leve uma maçã ao npc, como vc vai conseguir essa maçã? Pegando do pé? Comprando? Roubando? É claro que dei um exemplo minimo e até besta, mas é só um exemplo.

Eu acredito que tem muita coisa desestimulada no RPG, uma coisa que anda resolvendo são os eventos e os swarms, mas nem todos conseguem ou querem tirar proveito disso.

Estagiário de Narração

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tielo em Qui 12 Out - 14:04

Sobre itens raros eu não concordo, mas uma maneira alternativa ou uma série de objetivos, é bom.

Acredite, eu fiz faculdade de design de jogos, e uma das maiores dificuldades (fora aquelas que desenvolvam o jogo), é a de manter o jogador no jogo.

Como você pode ver, há uma grande demanda de resets por não ter as vezes um objetivo, ai reinicia porque inicialmente tem algum objetivo. Ou então simplesmente abandona.

Eu vi o Mahiro me falando sobre o quão exaustivo poderia ser o meu objetivo de completar a Pokédex, mas foi um objetivo que eu fiz para mim mesmo para não me desestimular de jogar.

A quest também depende de ambos, e não todo player fazendo o mesmo caminho. Por exemplo, leve uma maçã ao npc, como vc vai conseguir essa maçã? Pegando do pé? Comprando? Roubando? É claro que dei um exemplo minimo e até besta, mas é só um exemplo.

Eu acredito que tem muita coisa desestimulada no RPG, uma coisa que anda resolvendo são os eventos e os swarms, mas nem todos conseguem ou querem tirar proveito disso.

Estagiário de Narração

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kiaro em Qui 12 Out - 14:10

Assim, eu vejo como uma possibilidade a mais sabe?

Tipo como vc falou. O npc fala: Leve isso aqui lá na rota 124, e você tá em Rishin.... é muito chão, merece uma recompensa? Merece...

Nem todo mundo aqui tem objetivos assim, ficar pulando de cidade pra cidade pegando eventinho, gym, contest e tals enjoa... pq teoricamente eu vejo todo mundo fazendo as mesmas coisas no forum.

Essa minha ideia apenas iria variar um pouco sabe...

Tielo eu faço design tb, e sei do que está falando.
Kiaro
Treinador
Treinador

Alertas :
1 / 101 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tielo em Qui 12 Out - 14:13

@Kiaro escreveu:Tielo eu faço design tb, e sei do que está falando.

Boa sorte, graças a God, eu já acabei com essa pendencia. Os traumas ficaram...

Estagiário de Narração

Alertas :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: