Por um momento todo o grupo de índios apenas observou tudo o que Nicholas dizia a eles, situação que poderia indicar certo nível de incompreensão por parte dos aborígenes. Entretanto, antes mesmo que Nicholas gritasse a sequência de ordens a seus pokémons, o aparente líder, que olhava com um olhar raivoso para seus seguidores, afinal alguns não conseguiam conter a vontade de começar a atacar, resolveu enfim tomar a palavra:
- Cara Pálida! Você e estes seres que te acompanham não serão capazes de parar a espirito do trovão. – Falou o índios que já desmontava da pokémon que se mantinha próximo a ele. – Só que, se é uma luta que seu povo gosta, é uma luta que mim dará! – E virando-se para sua parceira, quase simultaneamente as palavras que eram ditas por Nicholas, o índio concluiu: - Espírito do trovão use seu corpo de fogo (Flame Charge) para ferir esse coiote de duas patas. Depois, repita o movimento nesse totem voador.
Ao final das palavras de ambos os lados, o quarteto de criaturas partiu para a execução de cada um dos movimentos. Assim, enquanto Honedge projetava sobre si uma sequência dupla de Sword Dance, Zebstrika, que superava qualquer um no quesito velocidade, golpeou fortemente a destemida Riolu com um certeiro e poderoso Flame Charge. No entanto, como o movimento ainda não foi o bastante para parar um dos oponentes, a lutadora, procurando revidar, no instante em que Bronzor conjurava a sua frente a barreira protetora proporcionada pelo Protect, fez o solo da Driftveil do velho oeste tremer através de um bem executado Earthquake.
Então, tratando logo de se recompor, uma vez que aqueles ferimentos não foram tão grandes, Zebstrika repetiu o movimento realizado anteriormente. Só que, agora, o alvo era o Bronzor, que, devido a intensidade daquele ataque efetivo, acabou levando consideráveis danos.
Por fim, com um surpreendente movimentação, tanto Bronzor quanto Riolu usaram seus Earthquakes para devolver tudo o que adversária havia lhes feito. Com isso, aquela primeira etapa do combate chegava a seu final, porém, o líder dos índios, procurando agir o quanto antes, já gritava ordens a sua Pokémon:
- Espirito do trovão, Corra por este lugar! E quando considerar o melhor momento, repita no totem seu corpo de fogo. E faça o mesmo a essa coiote!
Zebstrika: Normal | Trait: Motor Drive | lv28 Zebstrika ♀
32/80 | |
| lv12 Riolu ♀
07/32 lv15 Bronzor ☼
21/43 lv01 Honedge ♀
12/12 | Trait : Inner Focus Trait : Levitate Trait : No Guard | Riolu: Normal Bronzor: Normal Honedge: + 4 Attack |
Campo: A rua principal de terra batida de uma Driftveil completamente diferente do já visto anteriormente. Residências fechadas e sem sinal de nenhum membro da cidade. Contudo, índios acompanham tudo o que acontece na disputa.