Seadra não pareceu se importar muito com a explosão, ela estava determinada em conseguir concluir a técnica junto dos outros. Ela apenas se levantou e fez sinal mostrando que estava bem. O treinamento continuava, apesar de estar parecendo lento, ainda não tinha completado uma hora que eles estavam ali, sendo assim eles precisavam ter paciência para continuar.
Gray tentava dar novas dicas a Nincada. Ela ouviu com atenção, e como pedido ficou um momento parada e se concentrou em sentir a energia do solo. Parecia ser exatamente o que estava faltando, pois o corpo dela começou a brilhar em um tom amarronzado e ela pareceu ganhar mais afinidade com o solo. Depois de ter feito isso, ela deu um salto enquanto focava a energia somente em suas garras, e ao tocar o chão ela pareceu estar cavando em uma poça de lama, já que rapidamente desapareceu dentro da terra. Nincada parecia estar pronta para a próxima fase de seu treinamento.
Enquanto Nincada evoluía bastante, Duskull continuava com seu avanço bastante lento. Novamente conseguia aumentar a intensidade do raio que era lançado de seus olhos, mas a força só era suficiente para completar a meia volta que o boneco havia dado anteriormente.
Os outros três pokémons de Gray que treinavam juntos, estavam tendo um progresso melhor dessa vez. Umbreon finalmente conseguia criar uma defesa forte o suficiente para aguentar dois socos de Banette, e Lampent continuava melhorando sua forte defesa, que agora suportava mais quatro socos rápidos.
Beautifly apenas descansava, recuperando um pouco da energia perdida. E aproveitando para tomar mais afinidade com a brisa que acertava suas asas.
Simon já pensava em uma outra alternativa para depois que os balões acabassem, mas por enquanto continuaria assim. Jogou mais cinco balões contra Grimer, sendo um de cada vez em uma velocidade um pouco maior que a anterior. Grimer parecia estar pegando o jeito, ele se desviou do primeiro com facilidade, o segundo passou de raspão na borda do buraco que quase não deu tempo de abrir, o terceiro foi mais tranquilo, sendo aberto antes de terminar de fechar o segundo. Por fim ele foi acertado apenas pelo quarto, já que não teve folego o suficiente para acompanhar todos, mas o último conseguiu desviar. (5/20)
Haunter continuava ajudando Treecko, e dessa vez os dois apenas concentravam suas energias e se focavam em aumentar o tempo de duração e manter a forma. Haunter não tinha problemas com essa a parte de manter a forma, mas pra ele também estava sendo um desafio prolongar o tempo de duração. Mas os dois conseguiam aumentar um pouco o tempo, e quando as esferas de energia estavam quase se desestabilizando, os dois as arremessaram contra a árvore.
Dessa vez Kirlia se juntava ao treinamento do trio X, ele se posicionava bem ao lado da árvore que já estava com um “X” bem profundo em sua casca, e depois de se concentrar, ele criou sua barreira de uma forma que ficou bem à frente da árvore. Sendo assim estava na hora de testar o seu poder defensivo. Leafeon foi o primeiro, saltou juntando suas patas na forma de um “X” e com a energia encobrindo essas partes formando a mesma forma, dessa vez mais nítida, acertou a barreira que não se desfazia e reduzia o dano que o ataque causava na árvore. O segundo foi Absol, fazendo o mesmo movimento que Leafeon, acertou a barreira diminuindo um pouco a potência de seu ataque, mas mesmo assim se saindo melhor que o primeiro. Por último Pinsir seguindo o mesmo movimento dos dois anteriores, mas com um “X” de energia bem mais nítido e brilhante, esse acertava a barreira e a sobrecarregava acertando a árvore com um poderoso golpe. Tanto o ataque quanto a defesa havia funcionado direitinho, mas ainda precisavam se fortalecer. Agora a árvore estava bem danificada.
Seadra havia aprendido muito com sua tentativa anterior, e agora já conseguia juntar a energia sem muito problema, apesar de ainda demorar um pouco. Ela se concentrou apenas em manter a energia estável dessa vez, e depois de se sentir segura, ela focou a energia em um jato que acertou a árvore com um poder menor do que o esperado. Seadra estava no caminho certo, e agora ela já sabia o que fazer para melhorar.