Seguindo a trilha de pegadas deixadas anteriormente pelo Pokémon pré-histórico, o menino das Ilhas Sevii, seu Pokémon do tipo Fantasma e o fotógrafo traçavam seu rumo com o intuito de encontrar outras espécies naquele bioma de clima extremo.
Sendo assim, após seguirem as pegadas por um tempo, acabavam avistando um riacho congelado, onde a trilha de pegadas se encerrava. O tal riacho tinha sua superfície coberta por gelo, o que impossibilitava de saber se o Pokémon havia atravessado o mesmo, e, se fosse o caso, será que a trilha também continuaria na outra margem ? Isso, só poderiam saber se atravessassem o mesmo.
Porém, Lawrence ressaltava algo importante naquela situação: aquela camada de gelo que cobria o riacho seria resistente o bastante para suportar o peso deles quando tentassem fazer a travessia ?
Ao ouvir o que o fotógrafo dizia, se preocupando com a travessia, o garoto hiperativo, que já estava prestes a atravessar sem pensar muito nas consequências, parava bem próximo à margem, mas ainda fora da superfície do gelo, e colocando uma de suas mãos a coçar a cabeça, como se pensasse em alguma solução, o menino não tardava em se virar rapidamente para Lawrence, com a expressão de quem acabara de ter uma ideia.
HYTSU ———— BLÉHEHEHE ! Se o gelo não for forte o bastante, o que acha de fazermos mais gelo ? - Dizia o garoto, gargalhando e se empolgando com a ideia de cruzar o riacho congelado. - Hey, Umiushi ! Poderia nos ajudar aqui ? - Comentava o jovem treinador, sacando uma de suas Pokébolas e chamando para fora dela seu Shellos.
UMIUSHI ———— Sheeeeell !! - Dizia o pequeno Shellos, ao ser chamado para fora da esfera alvirrubra, esfregando sua cabeça nas pernas do menino.
HYTSU ———— Hey, Umiushi, preciso de sua ajuda aqui, amiguinho. - Dizia Hytsu, pegando o pequeno Pokémon no colo, para facilitar que pusesse seu plano em ação. Gostaria que usasse seu Ice Beam para criar uma trilha, tipo uma ponte congelada, de um lado pro outro desse riacho. Queria fortalecer o gelo que já tem ali, pra gente poder atravessar sem problemas dele rachar. Entendeu ? - Explicava o menino das Ilhas Sevii para o pequeno aquático, utilizando sua mão esquerda para apontar, traçando pelo riacho o caminho que pretendia fazer, enquanto mantinha o Shellos em seu braço direito.
A intenção do jovem parecia bem clara: Se o gelo não fosse forte o suficiente, usaria o raio congelante de seu Pokémon para criar uma "ponte" congelada sobre aquela camada de gelo que cobria o rio. Assim, fortalecendo o trecho por onde passariam, o que aumentaria a segurança reduziria o risco do gelo ceder enquanto estivessem realizando a travessia.
Além disso, para todos os efeitos, Yami estaria os acompanhando durante a travessia, e se algo começasse a dar errado, o Fantasma poderia levitá-los com seu Psychic, enquanto Umiushi fortaleceria o gelo novamente onde estivesse dando problemas.
Talvez a parte mais surpreendente não fosse o plano em si, já que era algo bem simples. Mas sim, que aquilo tivesse sido pensado por Hytsu, que há pouco instantes atrás não sabia nem o rumo que deveria trilhar. Apesar de ser um completo idiota, a capacidade de improvisar rapidamente em determinadas situações era uma capacidade do jovem insulano que vinha a pegar algumas pessoas de surpresa.
HYTSU ———— O que acha da ideia, Law ? - Perguntava o jovem treinador, enquanto se preparava para colocar seu plano em ação. - Além disso, o Yami pode ir acompanhando a gente no caminho, e se alguma coisa começar a dar errado, ele pode ajudar com o Psychic para levitar a gente um pouco enquanto o Umiushi fortalece o gelo novamente no lugar que estiver rachando, não é mesmo, Yami ?