Pokémon Mythology RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

「01 Feel It!」

Página 8 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Kiaro Seg 15 Out 2018 - 15:32

Todos os pokémons estavam avançando em seus treinamentos, Noctowl por estar habituado ao tipo do movimento conseguia se estabilizar primeiro, contudo os outros ainda tinham mais algumas tentativas para obter sucesso.

Kiaro poderia ser mais atencioso com seus pequeninos, entretanto o tipo não fazia parte da personalidade do treinador. Com os ouvidos bem atentos, escutava o que as meninas falavam para os seus, assim como observava de canto de olhos como elas treinavam. O jovem via claramente uma diferença, ele estava ali para treinar seus pequenos soldados, enquanto as outras buscavam uma leve diversão nos treinos, o que não significa que um dos lados tinha mais ou menos foco em competições ou objetivos, mas que talvez existissem diversos caminhos para se obter um mesmo resultado. Kiaro anotou tudo isso.

Sem mais delongas era hora de continuar suas diretrizes.

- Hitmontop, foco, visualize a sua energia fluindo... Wingull o mesmo serve para você. Noctowl... não ficará livre agora... vamos treinar seu Double Team. - O jovem virava a página de sua folha de anotações, e lia algo que havia preparado - Comece fechando os olhos, imagine-se frente a um espelho, depois materialize sua energia frente a essa imagem que você vê... crie um clone.

Kiaro preparava-se para um desafio que viria em breve, deixava isso bem claro na forma como falava com os seus, e os mesmos sabiam muito bem pois todo o time do treinador estava em pura ansiedade.

- Hitmontop, Wingull, executem os ataques no 3... Let's go? 1... 2... TRÊS! (...) Mais uma vez... 1, 2, TRÊS! Acostumem-se com esse novo movimento...

O treinador continuava observando os resultados.
Kiaro
Kiaro
Treinador

Treinador

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue9 / 109 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Haruki Seg 15 Out 2018 - 17:58

Feel It

Movida pelos consecutivos elogios de sua treinadora, a Joltik rapidamente voltou a treinar o seu movimento com o máximo de dedicação. Ela só precisou de mais duas tentativas, até finalmente fazer a aura esverdeada se tornar um belo e potente Energy Ball, agora devidamente coordenado pela aracnídea. Lucinne havia feito um belo trabalho incentivando sua mais nova parceira e era por isso que o aprendizado fora eficiente. A pequenina esperava novas ordens pacientemente, pois já sabia que tinha vários outros golpes para treinar.

Por outro lado, as coisas ainda começavam a encaminhar para o final, já que todo aquele tempo pulando corda já trazia um pouco de cansaço aos participantes, com exceção de Azurill, que parecia não conhecer a ausência de energia.

- Você está indo muito bem... O que acha de brincar igual as outras? Parece ser mais trabalhoso, não? – Mirian elogiava a filhote de coelho, a inserindo no método de Lucinne com uma simples sugestão, que foi bem aceita pela Fairy Type.

Ehther, Shellder e Azurill rapidamente escutavam o que a idol falava, absorvendo aos poucos as informações. Apesar de ter inicialmente recusado, a ostrinha já tentava executar os pulos, encontrando certa dificuldade na hora de mudar de posição. Por outro lado, Ehther e Azurill faziam tudo com simplicidade e ainda conversavam enquanto isso.

Do lado de Kiaro o treinamento já fluía para uns, enquanto outro monstrinho já começava a praticar outro movimento. Antes de passar novas instruções, o rapaz fazia uma observação à respeito da diferença de métodos existentes em um treino, exatamente o que ocorria nos dois grupos.

O Hitmontop fechava os olhos, entrando em contato profundo com o calor da areia e suas vibrações. Em seguida girava, o deixando ainda mais confortável para executar o movimento. Por fim, o Fighting Type transferia essa energia para o solo, sempre controlando a força do golpe, conjurando o Earthquake. Não precisando da segunda contagem do rapaz e finalmente dominando a poderosa técnica terrestre, o que sempre exigia esforço daqueles que almejavam aprende-la.

Com os voadores, porém, não havia muito mistério. Wingull foi anteriormente instruído pela coruja, portanto não teve tanta dificuldade de invocar o Protect na segunda contagem do seu treinador, também dominando o movimento. Enquanto que Noctowl apenas fechava os olhos, porém não conseguia fazer nada surgir a partir do que lhe fora explicado.
Saushsauhsauhsa, entendo como é!!
Pessoinhas, vou deixar para dar a EXP quando vocês resolverem acabar o treino ok? Essa semana ta meio corrida pra mim e o notebook fez questão de desligar quando eu tava terminando o post.

ross.

Haruki
Haruki
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue0 / 100 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por LucyAinsworth Qui 18 Out 2018 - 15:29

Feel It!
Os resultados já estavam vindo a tona, o primeiro treinamento de Lucinne estava dando bons frutos mesmo com a garota sendo inexperiente. Ela havia descoberto a essência por detrás dos treinos de movimentos e agora iria com tudo, ainda faltava vários ataques a serem dominados pela sua Joltik, mas não era só a pequena aranha que precisava de atenção, não podia perder o foco dos seus treinados na corda.

- Bom trabalho Joltik! Você conseguiu dominar o controle de energia com o seu corpo, agora treinar os outros movimentos será muito mais fácil. Vamos começar! Repita o procedimento, só que dessa vez com o Thunderbolt, canalize a energia através de seus pelos e quando você sentir que acumulou o suficiente libere o movimento na folha de palmeira que você derrubou. Deve ser mais fácil dessa vez, já que é um movimento elétrico, mas sem corpo mole! Se esforce mais que antes.

A aranha estava sendo compensada com comandos precisos da sua treinadora, logo ela se sentiria a frente de seu grupo e isso evitaria o sentimento de exclusão, mas a idol tinha que tomar cuidado para não deixar seus pequenos na corda abraçarem esse sentimento.

- Okay Shellder, você está indo bem mesmo com as suas limitações, tente usar sua língua para impulsionar o movimento de meia lua. Acho que assim o processo fica mais eficiente... Ehther você já dominou o exercício, então tente acelerar a meia lua! Dê a meia volta um pulo mais cedo a partir de agora.
Journey Start!
Thank's Lyra' @CUPCAKEGRAPHICS

LucyAinsworth
LucyAinsworth
Treinadora

Treinadora

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue0 / 100 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Kiaro Sab 20 Out 2018 - 4:06

Com isso o treinamento de Hitmontop finalmente chegava ao fim, o lutador dominou o movimento terrestre e segundo as anotações de Kiaro estava pronto para seguir em frente. Wingull e Noctowl também seguiam com seus aprendizados, e sendo assim o jovem precisava manter a consistência do treinamento.

- Vamos lá Noc, você já deveria estar habituado à esse tipo de movimento. Imagine sua imagem, concentre-se nela, e reproduza-a com energia. Concentração... Não fique parado, trata-se de um movimento evasivo... Wingull, nós estamos aqui para treinar e você ainda possui um movimento para aprender, o Ice Beam...

Me pergunto se vale a pena tanto esforço com esse pokemon novo... de qualquer forma eu preciso dele pra completar um plano para o time.

Kiaro refletia observando suas anotações, o jovem de costas para as meninas agora mal prestava atenção no que as mesmas faziam, contudo conseguia ouvir a voz de Lucinne treinando sua pequena aranha.

Os treinamentos continuavam, e o Millefiore observava seus monstrinhos, retornou Hitmontop e Koffing para manter o foco apenas nos que restavam.

- Wingull, Ice Beam é um movimento tipo gelo, mantenha em mente o desejo de congelar seu inimigo e use isso, mire numa pedra qualquer e lance esta energia. Noctowl foque-se na sua imagem, eu quero ver voos rápidos, circule concentre-se e faça seus clones... imagine-se em batalha.

O jovem estava com um pouco de pressa para que tudo desse certo, mas sabia que para atingir a perfeição ele precisava de tempo e muita paciência.
Kiaro
Kiaro
Treinador

Treinador

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue9 / 109 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Haruki Sab 20 Out 2018 - 14:17

Feel It

O Thunderbolt era um movimento bastante poderoso, mas fazia parte da natureza da Joltik, ou seja, poderia ser dominado com mais facilidade do que o Energy Ball e era exatamente isso o que a primeira tentativa da aracnídea indicava.

A eletricidade fluía dos pelos amarelados da Bug Type, alcançando uma proporção maior do que os seus movimentos elétricos anteriores, porém ainda não era o suficiente para ser chamado de Thunderbolt. Faltava impacto, controle e força, não fazia o barulho típico de um trovão, mas estava bem encaminhado.

- Lucy, acho que elas estão ficando cansadas, não devem aguentar outra leva dessas... – Comentou Mirian, apontando para Ehther e Shellder, que respiravam com mais dificuldade. – O lado bom é que você está fazendo um trabalho ótimo! Elas já parecem mais ágeis para mim! Não acha Azurill?

Era possível perceber que a dupla estava mais ligada, pois havia uma sintonia diferente entre a coelhinha e a dançarina. Tanto que a Normal Type pulava com tanta agilidade e conseguia responde-la ao mesmo tempo.

Por outro lado, a ostrinha pulava no mesmo ritmo de antes, se esforçando para ficar mais rápida, porém sem muito sucesso. Enquanto a Spinda acelerava os seus pulos em meia lua, porém sua respiração pesava ainda mais, Mirian estava certa, ela só aguentaria terminar aquele treino sem perder rendimento.

- Hey... Eu só fui perceber agora... Você não é o coordenador que usou a Mareep de cor diferente em Verdanturf? – Perguntou brevemente a garota de vestes delicadas, intrigada com a aparência familiar do rapaz, porém sem querer interrompê-lo. – Sua apresentação foi bem legal, não sabia que elétricos podiam fazer aquele tipo de trabalho em um tema destinado aos Grass Types...

Os voadores de Kiaro eram seus últimos Pokémon a ficarem fora da Poké Ball, uma vez que ainda tinham movimentos para dominar. O primeiro a retomar à prática era Noctowl que recebia uma certa repreensão do seu treinador.

Agora que sabia melhor como deveria fazer, a coruja voava em círculos da forma mais “perfeita” que conseguia, fechando os seus olhos e provocando um efeito sobrenatural. Ao seu lado uma espécie de vulto era formado, porém ainda não adquiria a forma do Pokémon.

Por outro lado, Wingull ouvia as palavras de Kiaro com atenção, entendendo o que deveria fazer. Com um movimento lento, a gaivota lançava um disparo de água em uma pedra, que ainda estava quente graças ao sol. Apesar de ter se parecido com uma grande falha, a água havia saído muito mais gelada do que o usual, percebido pela mudança drástica da temperatura da rocha, que já não tinha mais o aspecto de que poderia queimar algum desavisado que encostasse nela por acidente.


ross.
Haruki
Haruki
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue0 / 100 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por LucyAinsworth Sab 20 Out 2018 - 17:49

Feel It!
- Isso Joltik! Se você dominar a técnica de concentrar energia nos seus pelos os próximos movimentos que vamos treinar serão facinhos de dominar. Continue nesse mesmo treino, se foque, canalize energia pelos seus pelos, concentre ela em suas patas dianteiras e então libere o movimento!

O que impedia Lucinne de encerrar o treino por enquanto era o treino separado de Joltik, mas a pequena aranha estava prestes a concluir, então a idol estava disposta a concluir essa parte do plano e procurar o que fazer em seguida para ajudar a sua nova amiga.

- Okay gente, vocês já fizeram muito por hoje, terminem só esse ciclo e podemos parar para descansar. Todas foram muito bem! E tenho certeza que progredimos bastante no quesito agilidade aqui, nos próximos vamos poder pegar um pouco mais pesado, mas isso é coisa pra outro dia - A garota conclui o pensamento em voz alta e então se vira para sua amiga dançarina e sua pokémon - Sua pequena realmente se destacou nesse treino, quis ser criativa ao ver ela pulando por ai e sugeri a corda, mas ela domina mais do que eu imaginava... Parabéns Azurill! Você definitivamente ficou com os holofotes desse treino, assim que acabarmos pode descansar no colo da sua treinadora que eu lhe trarei algo especial!
Journey Start!
Thank's Lyra' @CUPCAKEGRAPHICS



Eu posso oferecer um "suco" pra NPC e pros pokémons? Tipo não estou esperando nada de volta, é só pra fazer uma cena de recompensa com todo mundo relaxando
LucyAinsworth
LucyAinsworth
Treinadora

Treinadora

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue0 / 100 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Kiaro Dom 21 Out 2018 - 21:25

Noctowl finalmente sentia o peso do treinamento, falta de concentração e baixo nível de foco e competência eram fatores que Kiaro apontava de longe. A coruja finalmente conseguia apresentar algum resultado, enquanto isso Wingull continuava os preparativos do seu Ice Beam.

- Finalmente um resultado meus senhores, contudo deveras insatisfatório...
- Repreendia o treinador mais uma vez, já era a segunda vez que chamava a atenção de Noctowl ainda que tivesse algum resultado, Wingull agora sentia as palavras do treinador atingindo-o diretamente pela primeira vez. Kiaro novamente tomava nota de tudo o que via, só que agora revisava algumas folhas antigas, como se procurasse algo, alguma informação que deixava passar. Até que ao encontrar as anotações de um treino antigo de seu Persian com Hitmontop, voltou a falar com seus pequenos.

- Vocês estão demorando à visualizar a situação. Double Team é um movimento feito para esquivas rápidas e desvio de dano, Ice Beam é feito para aplicar o dano e congelar o oponente de vez. São dois movimentos opostos, portanto, vamos tornar as coisas muito mais interessantes... - O jovem dizia com um sorriso no rosto e uma expressão de ansiedade no olhar - Noctowl você voará ao redor de Wingull enquanto tenta aplicar o Double Team, Wingull terá que mirar o Ice Beam em Noctowl. O primeiro à acertar sobe um ponto pra participação na próxima competição, o perdedor vai ter que ficar e treinar dobrado. Estamos aqui para treinar campeões, vejamos do que são feitos...

Ainda enquanto observava seus pokémons, Kiaro foi interrompido pela menina que treinava com Lucinne. A mesma comentou de sua ultima participação no Contest  de Verdanturf, o jovem coordenador não poderia deixar de lembrar de sua participação no evento. Ele e Mareep, que já evoluiu para Flaaffy, trabalharam bastante naquela apresentação.

- Sim jovem Senhorita... Eu e Flaaffy participamos deste evento. Arrisco dizer que aquela foi a apresentação mais difícil que já trabalhei, Mareep fez um ótimo trabalho, logo em seguida ela evoluiu. Sobre os temas... Bem, acho que o maior segredo para impressionar jurados na apresentação é pensar fora da caixa convencional. Eu particularmente gosto muito das primeiras fases dos Contests, então sempre procuro inovar... Mas e você, possui interesse nos Contests?

O jovem iniciava uma conversa com Miriam, talvez tivesse alguma dica ou informação útil para a menina, quem sabe pudesse despertar o interesse da jovem em seguir uma carreira de coordenadora. Kiaro conversava, sem desviar seu olhar dos seus voadores, e deveras parava o assunto para gritar com seus pokémons "Double Team é usado para enganar seus inimigos, não perca o controle da sua própria ilusão! Wingull, mire nas asas, você precisa aplicar dano e deixar que a chance de congelamento faça algo de útil caso aplicada. Congelar as patas de um voador é atestar a inutilidade do seu movimento!"
Kiaro
Kiaro
Treinador

Treinador

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue9 / 109 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Haruki Seg 22 Out 2018 - 17:20

Feel It

As instruções completas da idol faziam a Joltik entrar em uma espécie de estado de transe, agindo como se estivesse hipnotizada diante de tanta informação que lhe foi concedida. Porém ela logo acordava, finalmente absorvendo tudo e preparada para fazer mais algumas tentativas.

O barulho da eletricidade chiando quase desaparecia perto do som das ondas se chocando com a areia, mas ainda ocultavam um grande potencial de se tornar um choque poderoso. Graças à dedicação de Lucinne, sua Joltik estava prestes à dominar o Thunderbolt, mas ainda faltava algumas tentativas, já que precisava de um pouco mais de força na corrente elétrica.

- Lucy, você já pode encerrar o treino com elas depois que completarem mais uma “volta” nesse circuito... – A voz da adolescente era firme, provavelmente ela não tinha mais dúvidas sobre a situação de treino. – Obrigada, a Azurill tem um talento incrível para saltar, além de outras habilidades fenomenais...

A expressão da Fairy Type era adorável e ficava ainda mais fofa ao escutar os elogios das treinadoras, adquirindo duas manchinhas rosas que indicavam que ela havia corado. A vista predominante era de Shellder seguindo o seu ritmo com dedicação, apesar de ser a mais lerda, Ehther se acostumando à nova sequência e Azurill pulando descontroladamente, virando para os lados com maestria.

Do outro lado do campo, a dupla Flying Type de Kiaro se entreolhava com várias interrogações. A proposta do coordenador parecia ter assustado os dois, uma vez que o espírito competitivo presente neles era bem menor do que nos demais monstrinhos do rapaz, principalmente de seu Persian.

Porém eles não iriam questionar o seu treinador, então logo começaram a praticar seguindo a instrução do Millefiore. Era óbvio que Noctowl tinha a vantagem ao seu lado, já que possuía a mesma tipagem do movimento e conseguia praticamente dominar a formação de um clone, se não fosse pelo fato dele não se manter por muito tempo. Por outro lado, o pequeno Wingull mal conseguia se orientar, apesar de já ter transformado a água gelada em um raio, ainda fraco, de gelo. Graças à isso, o Normal Type evadia dos disparos, tornando o Water Type o perdedor.

- Fico feliz em saber que sua Mareep evoluiu... O mesmo acontece com a dança, quanto mais óbvia, mais chata... – Mirian parecia concordar com o pensamento do rapaz, embora não deixasse isso claro. – Apenas gosto de assistir, a fase de batalhas não me agrada em nada, ela parece beneficiar os coordenadores que repetem os mesmos movimentos e isso acaba limitando todos os outros... Mas eu adoro a primeira etapa...
Pode sim Lucy! Mas ainda falta o seu próximo post para encerrar o treino definitivamente.

ross.
Haruki
Haruki
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue0 / 100 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por LucyAinsworth Ter 23 Out 2018 - 16:24

Feel It!
Mais alguns minutos de treino se passaram, e para a treinadora que orquestrava o ato eram os últimos minutos, os pokémons ali presentes já estavam muito cansados e abatidos pelo treino, o progresso estava bom para aquele momento. e o fator mais importante: o treino de status não era a real prioridade de Lucinne, e sim a nativa e seu pokémon!

- Certo pessoal vamos terminar por aqui, já deram um grande progresso por hoje... peguem um lugar na areia e descansem! Vou guardar a corda e pegar minha bolsa enquanto isso. Quanto a você Joltik faça como antes, concentre a energia em seu corpo, mas dessa vez muito mais energia, e então libere ela! Dê sua última tentativa e venha se juntar aos outros.

A idol então encerra seus comandos e caminha em direção a sua bolsa, afim de organizar as suas coisas e também pegar uma pequena recompensa para seus treinados, acreditava na recompensa como um incentivo para o futuro, e de certo seus pokémons precisam de muito incentivo para esse futuro.
Journey Start!
Thank's Lyra' @CUPCAKEGRAPHICS

LucyAinsworth
LucyAinsworth
Treinadora

Treinadora

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue0 / 100 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Kiaro Qua 24 Out 2018 - 2:53

O treinador tentava aplicar alguma competitividade nos pokémon, contudo ele sabia que resultado aquilo tudo daria. Noctowl era o único que havia estado por mais tempo ao lado do Millefiore, Wingull era apenas uma captura recente, obviamente não se mataria em um treinamento para obter seu "lugar de merecimento" entre os pokémons do treinador, não ainda. A competição ali tinha como propósito instigar Noctowl a vencer dando Wingull um pouco do gosto da derrota.

Pokémons derrotados sempre possuem o desejo de vencer algum dia...

O observar os resultado da pequena competição o treinador fez suas anotações, e continuou os comandos

- Parece que Noctowl está mais perto... contudo nenhum de vocês dominou o movimento ainda. Vamos lá... mais uma vez... Voe rápido, faça seu clone, enquanto isso, Wingull mostre a este cavalheiro se consegue um tiro de sorte?

Kiaro adorava provocar seus pokémons, mesmo que de modo sutil, era interessante como conseguia plantar objetivos em suas mentes apenas por dizer algo de maneira negativa. Muitas das vezes esses objetivos plantados tratam-se apenas das sementes daquilo que o treinador irá colher em um futuro desafio.

Enquanto observava ainda o desenrolar dos voadores, o jovem tratou de dar uma resposta à Miriam. Não gostaria de parecer mal educado deixando-a sozinha na conversa, apenas precisava pausar para dar continuidade ao treino.

- Oh sim... E-er.. Desculpe minha falta de atenção, eu preciso afiar os bicos desses dois se quiser manter o padrão do meu time... Mas como você mesma disse, eu concordo que a monotonia é de fato desencorajador de se ver em um Contest. Também acho que as regras da fase de batalha precisam de uma reforma, o meta tornou-se viral e alguns movimentos tornaram-se repetitivos uma vez que garantem pontos de forma fácil.

O treinador mudava o seu tom ao falar com a jovem, era como se em sua cabeça prestasse atenção em dois ambientes diferentes: um campo de batalha e uma conversa calma numa cafeteria qualquer da cidade.[/color]
Kiaro
Kiaro
Treinador

Treinador

Alertas :
「01 Feel It!」 - Página 9 Left_bar_bleue9 / 109 / 10「01 Feel It!」 - Página 9 Right_bar_bleue


Ir para o topo Ir para baixo

「01 Feel It!」 - Página 9 Empty Re: 「01 Feel It!」

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos