[GUIA] Treinos Livres

Ir em baixo

[GUIA] Treinos Livres Empty [GUIA] Treinos Livres

Mensagem por Luch em Qui Maio 23 2019, 18:19


Treinos: Livres, de Stats e de TMs

I. Treino Livre



Além de Batalhas, Apresentações de Contest, uso de itens e do Day Care, há uma outra forma de aumentar a experiência de um Pokémon, os chamados Treinos Livres. Nos Treinos Livres, o jogador buscará livremente, comandar seus companheiros em uma série de atividades que visarão a melhoria do desempenho do Pokémon. Caberá inteiramente ao treinador planejar estas atividades, que apesar de serem uma forma de ganhar experiência fora de batalha, também podem envolver uma simulação de combate, seja contra uma rocha, uma árvore, um objeto artificial ou até mesmo entre duas criaturas de um mesmo treinador. Como foi dito, caberá inteiramente ao jogador planejar esse Treinamento, mas no momento em que ele se iniciar, é de responsabilidade do narrador avaliar o processo e direcionar o treinador e seus Pokémon, indicando se o desempenho das atividades está sendo satisfatório ou não.

Um Treino Livre comum só recompensa o Pokémon envolvido, assim que é concluído, com Experiência; a mesma quantidade de experiência que este Pokémon receberia ao derrotar um Pokémon Selvagem de mesmo nível que ele, podendo esta quantidade chegar a até 165% do valor comum, dependendo da avaliação do narrador acerca do desempenho deste Treinamento. Entretanto, deve-se ficar claro que um Treinamento de uma única página, mesmo sendo excelente, não alcançará o Valor Máximo. Da mesma forma, um treinamento medíocre e longo, não trará um alto Valor. Um treinamento mediano, de uma página, renderá 100% de Experiência e a partir daí, de acordo com a extensão e qualidade deste treinamento, o valor poderá ser aumentado, até um total de 165%. Além disso, será possível adquirir também uma certa quantidade de Happiness, decidida pelo narrador, no momento do Treinamento, mas com base na Tabela de Happiness fornecida no guia específico de Happiness. Entretanto, uma interação ruim entre os envolvidos poderá resultar em um decréscimo de Happiness, principalmente se o treinador levar seu Pokémon a um estado extremo, mesmo depois de sinais claros de exaustão. (Ver mais sobre a [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])

Como foi dito, cabe ao narrador avaliar o desempenho do treinador e de seus Pokémon durante o Treinamento, podendo até mesmo deduzir HP do Pokémon durante as atividades se estiver exaurindo-se em demasia ou se em algum momento, uma falha no decorrer das ações o leve a se ferir. Em geral, o Treinamento dura uma página de postagens para gerar algum resultado, podendo ser mais curto que isso ou mais longo. Entretanto, deve-se ter em mente que a recompensa será proporcional ao empenho do jogador nas atividades. Um Treinamento mais curto precisará ser muito bom para recompensar bem, assim como um treinamento mais longo não resulta necessariamente em recompensa maior se não houver qualidade em sua execução.

Seguindo o mesmo raciocínio dos Treinos Livres Comuns, há também o Treino Livre de Stats e o Treino Livre de TM. Para realizar estes tipos de treinamento será necessário o cumprimento de exigências específicas e as recompensas também serão diferenciadas. Entretanto a ideia central continua a mesma: o jogador planeja atividades para seus Pokémon com objetivos específicos, tenta executá-las e o narrador avaliará este desempenho, indicando se o caminho seguido está sendo satisfatório ou não e recompensando proporcionalmente o treinador e seus Pokémon ao final do treinamento, baseado no empenho empregado. Mais informações sobre cada um destes Treinos Diferenciados você encontra nos próximos dois itens deste GUIA.


II. Treino Livre de Stats



Enquanto o Treino Livre Comum é focado em ganhar Experiência e talvez Happiness, o Treino Livre de Stats é focado em Aumentar os Stats de um Pokémon. Entretanto, a quantidade de experiência recebida também pode chegar até o máximo possível de um Treino Livre Comum, dependendo do desempenho de seu Treinamento. A ideia por trás do aumento de Stats não é algo exclusivo do RPG. Nos próprios jogos originais era possível "treinar" seu companheiro Pokémon em determinado Stats dependendo da criatura que fosse derrotada pelo seu Pokémon. Estas criaturas, selvagens ou não, quando derrotadas, davam uma quantidade fixa do chamado Effort Value ou EV para os Pokémon envolvidos no combate. Uma certa quantidade acumulada desses EVs em um certo Stats, respeitados os limites totais, aumentava o valor final dos Stats e deixava o Pokémon treinado mais forte em batalha. Além disso, itens como Wings e Vitamins adicionavam valores fixos de EVs para o Pokémon em questão, sem a necessidade de batalhas.

Aqui, no RPG, o sistema de EVs foi abolido e substituído pelo sistema de Bônus de Stats, um valor positivo localizado ao lado dos Stats na ficha dos  Pokémon e que contribuem para potencializar o Stat em questão. Assim como nos jogos, o uso de Wings, Vitamins e outros itens específicos, aumentam este bônus em um valor fixo, mas a forma mais simples e menos custosa de aumentá-los é através do sistema exclusivo de Treino Livre de Stats. Neste tipo de Treinamento, o jogador deverá planejar atividades para seu Pokémon, assim como no Treino Livre Comum, mas neste caso precisará ser criativo o bastante para que as atividades propostas estejam focadas em um Stat em específico. Por exemplo, se o jogador resolver aumentar o ATAQUE de seu Pokémon, precisará focar seu treinamento em fazer com que seu companheiro melhore sua força física, ou seja, melhore sua capacidade de causar dano com sua força física. Já em um treinamento de VELOCIDADE, por exemplo, seria necessário alguma atividade focada em melhorar os reflexos de um Pokémon ou torná-lo treinado em manter um ritmo constante e potente de corrida, entre outras opções. O único Stat que não pode ser alterado no RPG é o HP, que é fixo por espécie.

Apesar de ser uma forma gratuita e simples do Pokémon melhorar em combate, não é um processo rápido, necessitando de muitos Treinamentos ao longo da Jornada para que esses Bônus se acumulem e tenham alguma relevância no resultado final da batalha. Em média, por página de treinamento, um jogador de desempenho mediano recebe 2 pontos de Bônus no Stat especificado no planejamento do Treino, podendo este valor ser maior ou menor dependendo da qualidade e empenho do jogador em manter uma atividade criativa e não repetitiva junto ao seu Pokémon. É possível também tentar focar em dois Stats num mesmo treinamento, de uma só vez. Contudo, como esperado, a quantidade de Bônus recebida por página, num treinamento mediano, passa a ser de 1 ponto de Bônus para cada Stat, podendo aumentar ou diminuir de acordo com o desempenho e empenho do jogador no treinamento em questão.

Exclamation IMPORTANTE: Reforçando que, página de treinamento é apenas um termo referente a uma página de treinamento em rota solo. Nestas ocasiões de ROTA SOLO, uma página corresponde a 8 posts do narrador. Contudo, conforme mais jogadores vão entrando em uma mesma rota, são necessários cada vez menos posts por pessoa para completar uma página, facilitando cada vez mais o treinamento. Visando evitar óbvios exploits, fica padronizado que em ROTAS MÚLTIPLAS,  uma página de treinamento será considerada como 5 posts do narrador, seja em Rota Dupla, Trio, Quarteto e etc.

Assim como nos jogos, o aprimoramento de Stats, apesar de ser um sistema bastante útil, possui suas limitações. Sendo assim, o jogador deve estar ciente destes limites para focar o melhoramento nos Stats que realmente lhe serão úteis ou poderá acabar esbarrando na impossibilidade de continuar o treinamento. No RPG estas limitações existem tanto para um Stat individual, como para o Base Stats Total, que é a soma de todos os atributos, incluindo o HP, e todos os seus bônus. Diferentes tipos de Pokémon possuem limitações diferentes, como os Babies, Comuns e Pseudo-Lendários e Lendários. Os valores específicos para cada tipo estão descritos abaixo:

♦ Babies: Baby Pokémon como Pichu, Cleffa, Igglybuff, Togepi, Tyrogue, Smoochum, Elekid, Magby, Azurill, Wynaut, Budew, Chingling, Bonsly, Mime Jr., Happiny, Munchlax, Riolu, Mantyke e Toxel não podem ultrapassar o valor de 400 para o Base Stats Total e não podem ter um Bônus de determinado Stat maior que 50% do valor base daquele Stat em específico.

♦ Pseudo-Lendários/Lendários: Pokémon como Dratini, Beldun, Bagon, Gible, Goomy, Jangmo-o e suas evoluções, assim como Lendários e Míticos, não podem ultrapassar o valor de 800 para o Base Stats Total e não podem ter um Bônus de determinado Stat maior que 100% do valor base daquele Stat em específico.

♦ Comuns: Qualquer Pokémon que não se inclua em nenhum dos outros dois tipos descritos acima enquadra-se em Comum. Estes Pokémon não podem ultrapassar o valor de 700 para o Base Stats Total e não podem ter um Bônus de determinado Stat maior que 100% do valor base daquele Stat em específico.


Exclamation IMPORTANTE: Quando um Pokémon evolui, seus valores base de Stats naturalmente aumentam, mas o Bônus já adquirido em sua forma evolutiva anterior se mantém o mesmo. Em alguns casos é possível que a evolução acabe permitindo a continuidade do treinamento de um Stats que já tivesse alcançado o seu limite no estágio anterior, uma vez que o seu valor base foi aumentado. Entretanto, é sempre necessário prestar atenção no Base Status Total. Se durante a evolução o aumento base de Stats ultrapassar o máximo permitido, o narrador calculará o quanto deve ser necessário reduzir dos Bônus e informará o valor ao jogador, que deve distribuir essa diminuição entre os Stats treinados da forma que achar melhor. Narrativamente, é como se o Pokémon estivesse estressado e sobrecarregado, necessitando de uma passagem pelo Centro Pokémon para cuidados médicos, até que tudo seja normalizado.

♦ EXEMPLOS:

1) Considere um Pikachu qualquer, com alguns Stats treinados:
HP: 35
Att.: 55 + 55
Def.: 40 + 20
Spc. Att.: 50 + 0
Spc. Def.: 50 + 0
Speed: 90 + 0

Este Pikachu possui Bônus de Stats treinados para ATAQUE e DEFESA. Sendo um Pokémon classificado como COMUM, de acordo com as regras, seu Base Stats Total não pode ultrapassar o valor de 700, assim como seus Stats, individualmente, não podem ter um Bônus que ultrapasse 100% do valor base deste mesmo Stat. Somando todos os valores, base e bônus e incluindo HP, temos um valor total de 395, bem abaixo do máximo permitido. Entretanto, é notável que o ATAQUE já alcançou o valor máximo individual permitido, já que o Bônus corresponde a 100% do valor base do próprio Stat. Já no caso da DEFESA, cujo valor base é de 40 e que apenas 20 pontos de Bônus foram treinados, ainda é possível que seja feito um treinamento de mais 20 pontos até alcançar o seu máximo.

2) Considere o mesmo Pikachu de antes, mas imediatamente evoluído para Raichu:
HP: 60
Att.: 90 + 55
Def.: 55 + 20
Spc. Att.: 90 + 0
Spc. Def.: 80 + 0
Speed: 110 + 0

Este Raichu também é classificado como COMUM e de acordo com as regras, seu Base Stats Total não pode ultrapassar o valor de 700, assim como seus Stats, individualmente, não podem ter um Bônus que ultrapasse 100% do valor base deste mesmo Stat. Somando todos os valores, base e bônus e incluindo HP, temos um valor total de 560, ainda abaixo do permitido, mas bem mais próximo do que anteriormente, restando apenas 140 pontos a serem treinados no total. Entretanto, é notável que o ATAQUE cujo Bônus anteriormente havia alcançado 100% do valor base do próprio Stat, agora pode continuar a ser treinado, até um máximo de 90. Já a DEFESA, cujo valor base agora é de 55, pode ser treinado em mais 35 pontos até alcançar o máximo individual permitido.

3) Considere um novo Pikachu com todos os Stats treinados ao máximo!
HP: 35
Att.: 55 + 55
Def.: 40 + 40
Spc. Att.: 50 + 50
Spc. Def.: 50 + 50
Speed: 90 + 90

Este Pikachu possui Bônus de Stats em todos os seus atributos. Sendo um Pokémon classificado como COMUM, de acordo com as regras, seu Base Stats Total não pode ultrapassar o valor de 700, assim como seus Stats, individualmente, não podem ter um Bônus que ultrapasse 100% do valor base deste mesmo Stat. Somando todos os valores, base e bônus e incluindo HP, temos um valor total de 605, ainda abaixo do máximo permitido. Ou seja, para o caso específico do Pikachu, mesmo levando todos os seus Stats até o limite individual máximo, ele não tem o seu limite de Base Stats Total ultrapassado. Entretanto, isso não necessariamente ocorre em todas as espécies.

4) Considere o mesmo Pikachu do item 3, mas imediatamente evoluído para Raichu:
HP: 60
Att.: 90 + 55
Def.: 55 + 40
Spc. Att.: 90 + 50
Spc. Def.: 80 + 50
Speed: 110 + 90

Este Raichu é classificado como COMUM e de acordo com as regras, seu Base Stats Total não pode ultrapassar o valor de 700, assim como seus Stats, individualmente, não podem ter um Bônus que ultrapasse 100% do valor base deste mesmo Stat. Observando individualmente seus Stats, é notável que nenhum deles ultrapassou o valor máximo individual permitido por Stats. Entretanto, se somarmos todos os Stats, Bônus e também o HP, encontramos um valor de Base Stats Total de 770. 70 pontos acima do máximo total permitido. Em ocasiões como essa, o narrador deverá calcular a quantidade de bônus excedente, no caso 70 e informar ao jogador, que deverá deduzir estes 70 pontos dos Bônus, da forma que preferir distribuir.

Exclamation IMPORTANTE: Como dito anteriormente, não são apenas os Treinos Livres de Stats que são capazes de dar Bônus de Stats, mas também itens como Wings, Vitamins e Juices. Além disso, existem itens específicos que alteram a quantidade de Bônus recebidos por treinamento ou atrelam o ganho de Bônus de Stats ao ganho de Experiência. E por fim, existem algumas Berries que são responsáveis por retirar uma quantidade fixa de Bônus dos diferentes Stats, dependendo do tipo de Berry que for utilizada. Todos esses itens que sejam de uso único também dão diferentes quantidades de Happiness ao Pokémon quando usados. (Ver mais sobre a [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]).

Uma descrição melhor desses itens pode ser encontrada abaixo:

♦ [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Macho Brace: Concede 1 ponto de Bônus Extra no Stats treinado por página de Treinamento Livre de Stats.

♦ [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Power Items: Concede 1 ponto de Bônus Extra para o Stat específico do item a cada página de Treinamento Livre de Stats completada, independente de qual Stat foi o foco desse treinamento.

Também concede +1 ponto de Stat para uma sessão de Treinamento Livre de TM desde que, em uma mesma rota, o somatório de todos os posts relativos ao treinamento de um Pokémon em específico complete uma página (15 posts do narrador).

Em batalhas, corta a velocidade do usuário pela metade, mas ele ganha um ponto do Stat específico a cada 2500 pontos de experiência conquistados (Esse somatório de experiência leva em consideração o acumulado ao longo de uma mesma rota, ou seja, mesmo que ele ganhe, por exemplo, 625 de experiência em cada uma de quatro batalhas, desde que sejam em uma mesma rota, o bônus de +1 no Stat será concedido ao final desta quarta batalha, quando o somatório houver alcançado os 2500 pontos. O acumulado é então zerado e a contagem é reiniciada em um novo ciclo, até que a rota se encerre)

♦ [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Wings: Item de uso único. Concede +1 de Bônus de Stat para um dos Stats específicos correspondentes.

♦ [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Juices: Item de uso único. Concede +3 de Bônus de Stat para um dos Stats específicos correspondentes.

♦ [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Vitamins: Item de uso único. Concede +7 de Bônus de Stat para um dos Stats específicos correspondentes.

♦ [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Berries: Item de uso único. Concede -2 de Bônus de Stat para um dos Stats específicos correspondentes, além de aumentar razoavelmente a Happiness do Pokémon.


III. Treinos Livres de TMs



Por fim, mas não menos importante, estão os Treinos Livres de TMs. Ensinar um TM a algum Pokémon é uma tarefa bem simples. Basta inserir o disco da técnica em sua Pokédex e seguir o passo-a-passo descrito na tela. Desta forma o Pokémon já saberá do que se trata aquele movimento e como realizá-lo, ao menos na teoria. Para dominar na prática, entretanto, é necessário o Treino Livre de TM em si para que o Pokémon consiga executar o golpe com perfeição e evite falhas e acidentes no decorrer da batalha. Assim como os Treinos Livres Comuns, este tipo de treinamento deve ser planejado pelo jogador de forma criativa e deve consistir em dicas e técnicas de domínio do movimento em questão. Caberá então ao narrador avaliar e guiar o desempenho do Pokémon e do treinador, até que a técnica seja completamente dominada.

Diferente dos outros dois tipos de Treinos Livres, este é mais curto e não tão focado em ganho de Experiência. Nesse treinamento, o Pokémon conseguirá 25% da Experiência que receberia ao derrotar um Pokémon Selvagem do mesmo nível que o seu, além de poder faturar alguns pontos de Happiness, seguindo as mesmas regras dos Treinos anteriores. Como dito anteriormente, é um Treino  mais curto, levando menos do que uma página para dominar a técnica em um desempenho mediano do jogador. Entretanto, pode haver diferenças no tempo de aprendizagem dependendo do envolvimento do Pokémon com aquela técnica. Por exemplo, um Pokémon que aprende aquele golpe naturalmente por nível, terá um pouco mais de facilidade no aprendizado do que outros que só conseguem aprender este movimento através de algum TM.

O Treino Livre de TMs não é a única forma de dominar um movimento ensinado por TM, porém é o mais seguro e fácil. Outra opção é utilizar o movimento em batalhas reais até dominá-lo. Contudo, estará correndo o risco de falhar terrivelmente na execução do movimento e causar um acidente além de uma derrota. Assim que um Pokémon aprende a técnica, mas ainda não a dominou, em sua ficha constará a frase Em Treinamento, ao lado do nome do movimento, que só será retirada quando o narrador julgar que a aprendizagem foi satisfatória.

Exclamation IMPORTANTE 1: Toda vez que um Pokémon aprender um TM novo, essa informação deve ser adicionada na área de Particularidades do Pokémon, da seguinte forma: "TMs conhecidos: X, Y, Z, etc.". Isso permite que, mesmo depois de esquecer esses movimentos em prol de oum novo, os jogadores possam sempre visitar um Move Reminder para reaprendê-los (Como é feito com Egg Moves) sem a necessidade de um novo treinamento e mesmo que não possua mais o TM em questão em mãos. Contudo, se não quiser ter a necessidade de pagar por isso, é necessário ter o TM em mãos e re-ensiná-lo para seu Pokémon, descrevendo isso em um post e sem a necessidade de um treinamento, mas também sem o recebimento de Experiência e/ou Happiness.

Exclamation IMPORTANTE 2: A Lista de TMs aprendidos por um Pokémon compreende todos os TMs que ele já pôde aprender da Geração III até a Geração atual, mesmo que nos jogos originais ele venha a perder a capacidade de aprender este movimento em versões mais recentes. Já para aprender TMs que só poderiam aprender na Geração I ou II, o treinador deve conquistar o item "TM Retrô", oferecido em Eventos específicos no RPG.


Luch
Luch
Administrador Bronzeado
Administrador Bronzeado

Alertas :
[GUIA] Treinos Livres Left_bar_bleue0 / 100 / 10[GUIA] Treinos Livres Right_bar_bleue


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum