Pokémon Mythology RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POKEMON TACTICS - BETA

Ir em baixo

POKEMON TACTICS - BETA Empty POKEMON TACTICS - BETA

Mensagem por Chris Ayusa em 14/11/19, 03:01 pm

Oi gente, vou trazer pra vocês um joguinho que eu pensei hoje quando eu andava de onibus. Eu preciso andar mais de onibus na minha vida. Vamos às regras:

POKÉMON TACTICS

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um jogo de tabuleiro, com a união de ideias dos jogos que mais joguei no GBA: Pokémon, como um todo, e Final Fantasy Tactics Advanced.

Neste jogo cada jogador controla sete personagens (a saber: um “herói” e seis Pokémon) em um tabuleiro dividido em 100 células (10x10), e se movem de acordo com as regras adiante.

regras:

1. CRIANDO SEU HERÓI:


1.1 CLASSES:

POKEMON TACTICS - BETA Classe10

1.1.1. SOLDADOS

Soldados são usuários de espadas, recebendo um acréscimo de 20% nos bônus oferecidos por essas armas.
Se um soldado equipar um machado, ele recebe uma penalidade de 30% nos stats ganhos.
Bônus de classe: +20 Atk; +10 Def

1.1.2 ARQUEIROS

Arqueiros são usuários de Arcos, recebendo um acréscimo de 20% nos bônus oferecidos por essas armas.
Se um arqueiro equipar uma clava, ele recebe uma penalidade de 30% nos stats ganhos.
Bônus de classe: +10 Atk; +10 Spd
 
1.1.3 MONGES

Monges são usuários de Clavas, recebendo um acréscimo de 20% nos bônus oferecidos por essas armas.
Se um monge equipar uma espada, ele recebe uma penalidade de 30% nos stats ganhos
Bônus de classe: +10 Atk; +20 Def

1.1.4 GUERREIROS

Guerreiros são usuários de Machados, recebendo um acréscimo de 20% nos bônus oferecidos por essas armas.
Se um guerreiro equipar um arco, ele recebe uma penalidade de 30% nos stats ganhos
Bônus de classe: +20 Def; +10 Spd

1.1.5 LADINOS

Ladinos são usuários de Adagas, recebendo um acréscimo de 20% nos bônus oferecidos por essas armas.
Se um ladino equipar uma lança, ele recebe uma penalidade de 30% nos stats ganhos
Bônus de classe: +10 Atk; +20 Spd

1.1.6 LANCEIROS

Lanceiros são usuários de Lanças, recebendo um acréscimo de 20% nos bônus oferecidos por essas armas.
Se um lanceiro equipar uma adaga, ele recebe uma penalidade de 30% nos stats ganhos
Bônus de classe: +10 Def; +20 Spd

1.2 BASE STATS:


Como nos jogos Pokémon, aqui se utilizam os base stats para calcular os atributos dos personagem. O Herói, possui a seguinte distribuição inicial de base stats:

HP: 100
Atk: 0
Def: 0
S. Atk: 10
S. Def: 10
Spd: 0

Além disso, o herói possui 50 pontos para dividir livremente entre Atk, Def e Spd, mas devendo obedecer ao mínimo de 10 pontos para cada atributo.

Após a distribuição dos pontos, adicionam-se ainda os pontos referentes aos bônus de classe: 20 pontos em um atributo principal e 10 em um secundário.

O HP é um stat fixo, não havendo nenhum tipo de bônus, ou acréscimo ao mesmo, significando 100 pontos absolutos.

1.3 EQUIPAMENTOS:


Os equipamentos são classificados em três rankings, a saber: A, B e C, cada um dando um total diferente de bônus de stats.

1.3.1 ARMAS

As armas aumentam o Ataque especial do seu usuário na seguinte proporção:

A: + 90 Atk. Preço: 2.000 gold
B: + 60 Atk. Preço: 1.000 gold
C: + 40 Atk. Preço: 500 gold

Conforme visto acima, as armas se dividem em seis classes: Espadas, Arcos, Clavas, Machados, Adagas e Lanças.

Cumpre ressaltar que todas as classes são aptas a usarem todas as armas, mas quando uma determinada classe utiliza a sua arma específica ganha um bônus de 20%, enquanto se a mesma classe usar uma arma incompatível com ela, ela sofre um decréscimo de 30% do bônus em Sp. Atk.

Assim, por exemplo, se um Soldado empunha uma espada de Rank B, ele ganha um bônus de 12 pontos, totalizando 72 de bônus em Atk. Caso o mesmo soldado empunhe um machado de Rank A, ele perde 27 pontos, totalizando 63 pontos de bônus em  Atk, sendo nesse caso, a arma de rank B, mais vantajosa. Ademais, as outras armas são neutras para esse mesmo soldado, aplicando-lhe apenas o bônus nominal.

1.3.2 VESTIMENTAS

Vestimentas, por sua vez, conferem defesa especial ao usuário. Também são divididas em ranking A, B e C, conferindo os bônus na proporção:
A: + 100 Def/Sp. Def. Preço: 2.200 gold
B: + 70 Def/Sp. Def. Preço: 1.200 gold
C: + 50 Def/Sp. Def. Preço: 700 gold

As vestimentas são divididas em apenas duas classes: Armaduras, que podem ser usadas por soldados, guerreiros e lanceiros; e Malhas que podem ser usadas por arqueiros, ladinos e monges. Não há bônus para stats em vestimentas.

1.3.3 GEMAS
As gemas determinam o “tipo” do seu herói. Mais precisamente, elas determinam a qual dos 18 tipos de Pokémon seu herói pertence. Explicamos:

A arma do seu herói tem uma abertura (slot) onde pode ser encaixado uma gema, a partir daquele momento a gema não pode mais ser retirada da arma e todos os ataques efetuados por ela terão o tipo da gema.

As vestimentas, por sua vez, possuem duas aberturas para gemas, possibilitando assim que seu herói possua até dois tipos.

Isso permite que sejam aplicados os matchups de tipo. Além disso, se sua espada e sua armadura possuírem o mesmo tipo, os ataques terão bônus de STAB.

Caso não haja nenhuma gema na sua arma, ela será considerada do tipo normal. Se sua armadura não possuir gemas, ela (e o seu personagem) será considerada do tipo normal, entretanto, colocar uma gema não a torna uma vestimenta dual-type, explicamos:

Suponhamos que o mesmo soldado do exemplo anterior tenha uma Espada rank C equipada com uma gema de fogo, e uma armadura rank C, sem gemas: Ele seria como um Pokémon do tipo normal com acesso a um golpe de fogo. Caso ele equipe uma gema de fogo na sua armadura, automaticamente o personagem se torna equivalente a um Pokémon de fogo com acesso a um golpe fogo, e, portanto com STAB, mas perdendo completamente o tipo normal. A única forma de ele readquirir o tipo normal portando aquela armadura, é encaixando no segundo slot da armadura uma gema deste tipo.

Se aplicam todas as fraquezas e resistências conforme as conhecemos, além de vantagens extras, como por exemplo, portadores de vestimentas com uma gema do tipo veneno não poder ser envenenado, ou portadores de gemas do tipo grama não serem afetados por powders.

Finalmente, cada gema custa 250 gold.

1.3.4 Assessórios

Existem ainda uma série de acessórios que auxiliam os heróis a ganhar pontos de stats, Como se fossem movimentos de suporte utilizados por Pokémon:

Luvas: Atk + 1 (1,5 ATK)
Capacetes: Def + 1 (1,5 x DEF)
Anel: Sp. Atk + 1 (1,5 x SP. ATK)
Colar: Sp. Def + 1 (1,5 x SP. DEF)
Botas: Spd + 1 (1,5 x SPD)
Óculos escuros: +1 de Accuracy (1,5 x Acuracy)
Capa: +1 de Evasion (1,5x evasion

Cada herói só pode equipar o máximo de 2 acessórios, vedadas as repetições.

Cada assessório custa 500 gold.

2. TABULEIRO:

Spoiler:
POKEMON TACTICS - BETA Tabule10
As lutas acontecem em um tabuleiro 10x10, numerado verticalmente de 01 a 10, e horizontalmente de A a J.

2.1 TIPOS DE CÉLULAS:


2.1.1 PLANÍCIE

É o tipo neutro de célula. Obrigatoriamente as linhas A e J e as colunas 1 e 10 são sempre deste tipo. Podem haver outras células dessas no tabuleiro Não há bônus ou reduções nessas células.

2.1.2 MONTANHA

São células que se encontram elevadas. Quanto mais alto, mais difícil de subir. Reduz a capacidade de movimento do personagem conforme indicado na célula.

Personagens dos tipos Rock, Ground, Fight e Steel não são afetados pelas reduções de movimento, ao contrário, eles ganham um bônus de +1 em movimentação.

Personagens do tipo Flying reduzem a capacidade de movimento em um a menos do que o indicado na célula.

2.1.3 ÁGUA

Células de água não são acessíveis para personagens dos tipos Rock, Ground e Fire, a não ser que os mesmos sejam também do tipo Water.

Qualquer outro personagem pode acessar à primeira célula de água do campo, mas apenas personagem com mais de um metro de altura/comprimento podem acessar a segunda célula, a terceira só é acessível a Pokémon com mais de dois metros, e assim sucessivamente (será considerada a altura padrão indicada nos jogos).

Personagens do tipo Water ganham +1 de movimento enquanto estiverem nas células de água.

Personagens que não sejam do tipo water não podem lutar em células aquáticas, a não ser que eles possam aprender o golpe dive de alguma forma, mesmo que o movimento não esteja presente no moveset dos mesmos.

Personagens do tipo Flying podem passar livremente por essas células.

2.1.4 LAVA

Apenas personagens do tipo Fire, Rock e Ground podem transitar nessas células. Caso um personagem que não possua nenhum desses tipos seja empurrado para uma dessas células (ver adiante: acerto crítico), terá 50% de chance de sofrer com o efeito de Burn. O personagem apenas poderá sair dessa célula na próxima rodada, quando novamente estará sujeito a esta probabilidade.

Personagens do tipo Flying podem passar livremente por essas células.

2.1.5 NEVE

Qualquer personagem pode caminhar aqui, entretanto, todos que não sejam do tipo Ice perdem -1 em movimentação e possuem a chance de 5% de sofrerem Freeza até o próximo turno. Pokémons do tipo Ice ganham +1 em movimentação nessas células.

Personagens do tipo Flying perdem -2 em movimentação nessas células.

2.1.6 ESCURO

Qualquer personagem pode entrar nessas células, entretanto, apenas personagens dos tipos Ghost e Dark podem se movimentar normalmente nessas células. Personagens dos tipos Electric, Psychic e Fairy, tem sua movimentação reduzida em -1, mas criam uma iluminação que circula uma célula em cada direção que lhes permite guiar outros personagens sem que estes sofram os efeitos da escuridão. Os demais personagens tem sua movimentação reduzida permanentemente para 1 célula enquanto eles estiverem na célula escura.

Além disso, todos os personagens que não estiverem na área iluminada por outro personagem ou que não sejam do tipo Ghost ou Dark tem a accuracy reduzida em 50%.

2.1.7 PÂNTANO

Qualquer personagem pode entrar nessas células, entretanto, todos os que não forem dos tipos Poison, Bug e Ghost possuem 5% de chance de sofrerem com Poison enquanto estiverem dentro das células.

2.1.8 FLORESTA

Qualquer personagem pode entrar nessas células, entretanto, todos os que não forem do tipo Grass, estão sujeitos a uma chance de 5% de sofrer com Paralysis ou Sleep enquanto estiverem numa dessas células.

2.2 Transportes:


Um personagem pode transportar outro, ao custo de metade dos pontos de movimentação que ele possui. Há uma outra limitação: um personagem não pode carregar outro que tenha mais de 80% do seu próprio peso.

O personagem transporte compartilha as suas imunidades com o transportado.

Além disso, o personagem que serve de transporte fica impossibilitado de atacar, embora ainda possa ser atingido. Caso o personagem-transporte seja derrotado, o personagem-transportado fica sujeito a todos os efeitos da célula em que se encontram.

2.3 Tesouros:


Escondidos no tabuleiro estão 10 tesouros, que são sorteados randomicamente, mas assim distribuídos:

01 Arma ou Vestimenta ranking A aleatória
01 Arma ranking B aleatória
01 Vestimenta ranking B aleatória
01 assessório aleatório
01 hold item aleatório para Pokémon
02 Gemas aleatórias
03 itens consumíveis aleatórios (medicines ou berries)

Não se garante que nenhum dos itens adquiridos será útil para qualquer dos jogadores.

Para adquiri o tesouro, é necessário que o personagem passe por ele, por isso é fundamental que o jogador narre todo o caminho que ele fará da sua célula original até a final. Tanto o herói quanto os pokémon podem resgatar os tesouros, que irão diretamente para o inventário.

3. JOGANDO:


3.1 PRÉ-JOGO:


3.1.1 HERÓI

Cada jogador cria seu herói conforme exposto no tópico 1.1. Além disso, cada um dispõe de 2.000 gold para comprar equipamentos da forma que desejar.

3.1.2 POKÉMON

Em seguida, seleciona seis Pokémon de sua preferência, sendo barrados do jogo lendários e megaevoluções. Outros ubers são até admitidos, mas estarão sujeitos ao crivo do mestre.

Os jogadores são livres para escolher o gênero e o nick do Pokémon.

Escolhido seu time, o jogador possui 150 leveis para dividir entre seus Pokémon, sendo que nenhum Pokémon pode estar acima do level 40, nem abaixo do level 20.

As evoluções respeitarão os níveis, conforme os jogos da franquia. Evoluções por item, happiness, trade, local entre outras estão liberadas.

Uma vez que os times estejam prontos, os jogadores devem escolher movesets compostos por 4 moves para cada um de seus Pokémon, conforme preferirem. O moveset deve respeitar o level do Pokémon. Cada Pokémon pode ter no máximo um move aprendido via tutor, TM/HM ou breed. Hiddens abilities estão liberadas.

Cada jogador pode escolher ainda dois hold itens para distribuir entre seus Pokémon, os quais deverão ser validados pelo mestre, além de três oran berries e uma berry sorteada aleatoriamente que cura status. Os jogadores dispões ainda de uma super potion e duas potions comuns.

3.2 MONTANDO O TABULEIRO:


3.2.1 SELECIONANDO AS CÉLULAS

Obrigatoriamente as células da borda são sempre do tipo planície.

O restante do campo é decidido via sorteio, dividindo-se em quatro quadrantes, seguindo o padrão:

1) Célula B2 à B5 e da E2 à E5.  
2) Célula B6 à B9 e da E 6 á E9
3) Célula F2 a F5 e da I2 à I5
4) Célula F6 à F9 e da I6 à I9

Finalmente, faremos um quinto quadrante, composto pelas células EF56, qual seja, o centro do campo.

Em seguida, o mestre sorteará a lista de tesouros, bem como as 10 células onde os mesmos ficarão escondidos.

3.2.2 POSIOCIONANDO OS PERSONAGENS:

Os jogadores decidem no cara/coroa quem começa.

O jogador 1 posicionará primeiro o seu herói que poderá ficar em qualquer célula da linha A. Em seguida, o jogador 2, fará o mesmo, que poderá ficar em qualquer célula da linha J.

Em seguida, o jogador 1 posicionará seus seis Pokémon, respeitando os seguintes critérios:

1) Cada personagem só pode ser colocado em uma célula adjacente onde já existe um outro personagem.

Exemplo: Caso o jogador 1 coloque seu herói na célula A5, seu primeiro Pokémon obrigatoriamente terá que ser posicionado entre as células A4, B4, B5, B6 ou A6. O próximo Pokémon terá que estar numa célula adjacente a este e assim sucessivamente. O limite para se posicionar qualquer personagem é a linha C.

2) Os personagens devem ser posicionados respeitando as células e seus tipos. Assim, não é possível colocar, por exemplo, um Bulbasaur numa célula de lava nem mesmo neste momento.


3.2.2 MOVIMENTAÇÃO DOS PERSONAGENS

O jogador 1 lança um dado D6, o número que cair indica o número de personagens que ele poderá mover naquela rodada.

Toda vez que o dado resultar em 1 ou 6, automaticamente começaram por 5 rodadas um efeito climático, conforme os jogos, em uma célula randômica do campo, que durará 5 rodadas. Por mais estranha que pareça, pode haver um sunny day em uma célula de neve, sem causar efeito colateral ao cenário, por exemplo.

O número de células que cada personagem pode andar será equivalente ao seguinte cálculo 1 + (Speed base/20), arredondado para o inteiro anterior, sendo que este número nunca será maior do que 5. Isso indica o número de célular que ele pode se mover em linha reta.

Tomemos por exemplo um Charizard, cuja speed base é de 100. Temos segundo o cálculo que o mesmo poderia se mover por 6 células, entretanto, para equilibrar o jogo, esse número será reduzido para 5.

Um personagem pode eventualmente ter sua movimentação superior a 5, caso satisfaça as exigências daquela célula, por exemplo, um Gyarados que se encontre numa célula de água. Sua speed base é de 81. Temos, portanto, que sua movimentação seria de 5,01, ou 5, após o arredondamento, entretanto ele ganharia +1 devido à célula, podendo se mover até 6.

3.2.3 BATALHAS:


Sempre que ao terminar sua movimentação um personagem estiver numa célula adjacente não-diagonal de um personagem adversário, ele pode emendar um ataque contra o mesmo. Este ataque seguirá o cálculo da calculadora do fórum e estará sujeito a todos os efeitos da mesma.

Importante: para efeitos de cálculo, o base power de qualquer ataque do herói será sempre 10.

Na rodada seguinte, o adversário atacado, caso resista ao ataque, poderá, se quiser, antes mesmo de lançar o dado, retribuir o ataque, ou tentar empreender uma fuga, utilizando sua capacidade de movimentação. Em seguida o jogador atacado lançará o dado e continuará sua jogada normalmente.

Importante:

No caso de o Pokémon atacado sofrer com um golpe crítico, ele será automaticamente empurrado para a célula atrás dele, podendo sofrer imediatamente os efeitos daquela célula, salvo se ele for imune ou não se aplicar. Caso a célula atrás do mesmo seja uma montanha mais alta do que a que ele se econtra, não será empurrado.

Golpes de área como surf e earthquake atingem a todas as células ao redor do usuário.

Apenas os heróis podem usar os itens que estejam no inventário, seja neles mesmos ou nos pokémon. Para usar item no pokémon, o herói deve se aproximar até uma célula adjacente à do pokémon alvo.

Finalmente, o vencedor é o primeiro a derrotar o herói do adversário, que deve ser protegido a todo custo por seus Pokémon.

Acredito que é isso, divirtam-se e bom jogo!

EDITS:
14/11/2019 15:50 - Armas passam a conferir bônus em atk, e não mais sp. atk. Vestimentas conferem bônus tanto para def quanto para sp. def.
14/11/2019 16:33 - Adicionada regra para golpes de área e uso de itens.
Chris Ayusa
Chris Ayusa
Ace Trainer I

Ace Trainer I

Alertas :
POKEMON TACTICS - BETA Left_bar_bleue0 / 100 / 10POKEMON TACTICS - BETA Right_bar_bleue


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum