Raid Battles
I. Introdução
IMPORTANTE: Guia feito pelo usuário [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e ligeiramente adaptado e modificado por mim.
Raid Battle são quaisquer batalhas que contam com a presença de um único adversário de poder avassalador contra quatro treinadores. Estas batalhas possuem regras diferenciadas de uma batalha comum e portanto, oferecem recompensas bastante diferentes. São um incentivo ao trabalho em equipe e geralmente necessitarão de uma estratégia bem desenvolvida para um bom resultado final. Esse tipo de combate foi introduzido no jogo mobile Pokémon GO e melhor desenvolvido no jogo Pokémon Sword and Shield, para Nintendo Switch. Entretanto, como muitas outras features dos jogos originais, possuem regras modificadas ou levemente adaptadas para a nossa realidade do RPG.
E o que são Max Raid Battles?
Assim como os Treinadores conseguem direcionar o poder do Fenômeno Dynamax para seus respectivos Pokémon em batalha, existem frestas em algumas regiões da Wild Area em Galar que emanam uma energia avermelhada muito semelhante à essa. Entretanto, esta energia é mais primal e incontrolável, sendo capaz de espalhar-se pelo subsolo e também ser arrastada pelo vento ou pelas águas, até encontrar uma forma de vida orgânica, na qual impregna-se intimamente com seu DNA. Esse fenômeno, quando ocorre a um Pokémon Selvagem, o leva quase que instantaneamente ao Estado Dynamax ou Gigantamax. Contudo, diferente de um Pokémon treinado, os Pokémon Selvagens não conseguem compreender as transformações que ocorrem descontroladamente com seu corpo e acabam agindo violentamente contra quem encontram pela frente. Por estar em contato direto com uma forma pura desta energia, o Pokémon também consegue permanecer neste "modo" alterado por muito mais tempo do que o que ocorre geralmente pelo efeito da Dynamax Band. Resumidamente, Max Raid Battles, são Raid Battle com Pokémon em sua forma Dynamax ou Gigantamax.
Batalhas de Raid são essencialmente batalhas onde o adversário é um Pokémon Lendário de poder potencializado ou um Pokémon em sua forma Dynamax/Gigantamax. E por falar nessas mecânicas MAX, essas batalhas possuem um funcionamento muito semelhante ao das batalhas que envolvem esse fenômeno, mas com algumas particularidades que as tornam especiais e mais desafiadoras. Para começar, são sempre executadas em um quarteto, seja de jogadores ou uma mistura de jogadores e NPCs. Além disso, possuem regras próprias muito diferentes de uma batalha comum e que são enumeradas abaixo:
Existem três tiers de Raid Battle ou Max Raid Battles. São elas: 1-Star, 2-Stars e 3-Stars. Essas tiers possuem variações quanto ao tipo de adversário a ser enfrentado, o nível de poder, o HP do Pokémon e sobre o seu comportamento durante a Raid Battle.
Raids 1-Star contém um adversário que está apenas no seu primeiro ou segundo estágio evolutivo, excetuando-se aqueles que não possuem evolução. Raids 2-Stars contém um adversário em seu último estágio evolutivo ou que não possua evolução. Já as Raids 3-Stars contém essencialmente adversários que sejam Pokémon Lendários e que possuam seus poderes elevados de alguma forma a patamares inimagináveis.
Raids 1-Star contém um adversário Pokémon com Nível de Poder correspondente a um Pokémon Level 30. Raids 2-Stars contém um adversário Pokémon com Nível de Poder correspondente a um Pokémon Level 50. Já as Raids 3-Stars contém um adversário Pokémon com Nível de Poder correspondente a um Pokémon Level 70.
Em Raids 1-Star o adversário Pokémon possui um HP igual a 1,5x o seu valor original, ou seja, 1,5x o HP de um Pokémon Level 30. Em Raids 2-Stars o adversário Pokémon possui um HP igual a 2,0x o seu valor original, ou seja, 2,0x o HP de um Pokémon Level 50. Já em Raids 3-Stars o adversário Pokémon possui um HP igual a 2,5x o seu valor original, ou seja, 2,5x o HP de um Pokémon Level 70.
Em todas as tiers, o Pokémon adversário - mesmo que seja um Lendário não-Dynamax/Gigantamax - terá acesso a três movimentos por rodada, sendo um deles um Max ou G-Max Move. Dos três golpes, dois deles serão realizados normalmente em seus respectivos turnos, seguindo a ordem de prioridade/velocidade. Já o terceiro e último, ao final do último turno, depois de aplicada todos os danos e curas passivas. Qualquer um dos três movimentos podem ser direcionados a quaisquer Pokémon ativos em campo. Já em Dungeons, o número de golpes é variável de acordo com o número de Pokémon em campo.
Em caso de Raids Lives, onde existem quatro jogadores, cada um dos quatro Treinadores só poderá entrar em combate utilizando um único Pokémon. Já nas Raid Battle de Dungeons, onde são permitidas apenas duplas, a soma de todos os Pokémon em campo, independente de quantos cada treinador lançar, só pode ser 6. Isso impactará diretamente no número de golpes que o Boss usará na rodada.
A Energia Dynamax espalhada pela região do combate se impregnará a cada rodada ao redor de uma dupla Treinador/Pokémon. Nesse momento, e apenas nesse momento, o Treinador pode levar seu companheiro Pokémon a forma Dynamax e assim como em batalhas comuns, a duração do fenômeno é de três turnos e o Pokémon Dynamaxado terá qualquer golpe utilizado convertido em Max Move. A cada nova rodada, essa Energia se deslocará para o jogador/NPC à direita do atual, até o fim, onde retorna para o da extrema esquerda. Quando um Pokémon for Dynamaxado, os outros três não poderão mais utilizar esse poder pelo resto da batalha.
Adversários Pokémon em Raids 1-Star são imunes a Sleep, Freeze, Flinch e Paralyze. Já os adversários Pokémon de Raids 2-Star e 3-Stars podem sofrer essas condições. Entretanto, Sleep e Freeze só durarão um turno e no turno em que o Pokémon não puder usar o golpe, seja por estar dormindo, estar flinchado, congelado ou ter sofrido a paralisia do Paralyze, ele liberará uma onda de choque no campo, no momento em que teria usado um golpe de prioridade neutra - ou seja, apenas dependendo de sua velocidade - e anulará por dois turnos as habilidades e as modificações de stats dos quatro Pokémon dos jogadores/NPCs, além de curar-se de qualquer condição não-volátil (Sleep, Paralyze, Burn, Freeze, Poison ou Badly Poisoned).
Danos e Curas Passivos (Burn, leftovers, etc.) são baseados no HP base do Pokémon adversário, mesmo quando ele está na forma Dynamax/Gigantamax.
Quando o adversário Pokémon chegar na metade do seu HP, ele criará uma barreira que irá neutralizar uma certa quantidade de golpes, dependendo do seu tier. A Barreira tem Resistência igual a 10, 20 ou 40, para Raids 1, 2 e 3-Stars respectivamente. Golpes não-efetivo tiram 1 de Resistência. Golpes Neutros tiram 2 e Golpes Super-Efetivos tiram 4. Resistência e Fraqueza dupla tiram o mesmo que Resistência e Fraqueza Simples. Max Moves tiram o dobro de cada um dos valores informados. (OBS.: Multi-Attack Moves contam apenas como um movimento para a diminuição da resistência da barreira.
Sempre que um Pokémon dos Treinadores/NPCs for nocauteado, ele fica fora pelo resto da rodada em que caiu e pela rodada toda seguinte, retornando completamente recuperado em seguida. Em algumas ocasiões, como no caso de Raid Battle de Dungeons, não há retorno do Pokémon após o nocaute, ssendo necessário o uso de Potions ou correlatos para recuperá-los. Lembrando que o uso de itens durante a Raid gasta um turno da batalha.
Para vencer a batalha, será necessário zerar o HP do adversário Pokémon em até 5 Rodadas. Caso contrário, ele simplesmente fugirá. Se todos os Pokémon em campo encontrarem-se nocauteados ao final de uma rodada, também será considerada uma derrota.
Raid Battles concedem sempre EXPERIÊNCIA correspondente a uma batalha contra um Lendário do respectivo Level de cada uma das tiers, além de ser EXPERIÊNCIA de PvP/Gym Battle. Além disso, Raid Battles 3-Stars possuem um Bônus Fixo de 20% de Experiência, além dos outros Bônus de Aprendiz e de Narração que possam existir. Como sempre haverão quatro Pokémon em campo, a EXPERIÊNCIA será dividida por quatro. Se a Raid for bem-sucedida será EXPERIÊNCIA de Vitória, caso contrário, de Derrota.
Raid Battle são quaisquer batalhas que contam com a presença de um único adversário de poder avassalador contra quatro treinadores. Estas batalhas possuem regras diferenciadas de uma batalha comum e portanto, oferecem recompensas bastante diferentes. São um incentivo ao trabalho em equipe e geralmente necessitarão de uma estratégia bem desenvolvida para um bom resultado final. Esse tipo de combate foi introduzido no jogo mobile Pokémon GO e melhor desenvolvido no jogo Pokémon Sword and Shield, para Nintendo Switch. Entretanto, como muitas outras features dos jogos originais, possuem regras modificadas ou levemente adaptadas para a nossa realidade do RPG.
E o que são Max Raid Battles?
Assim como os Treinadores conseguem direcionar o poder do Fenômeno Dynamax para seus respectivos Pokémon em batalha, existem frestas em algumas regiões da Wild Area em Galar que emanam uma energia avermelhada muito semelhante à essa. Entretanto, esta energia é mais primal e incontrolável, sendo capaz de espalhar-se pelo subsolo e também ser arrastada pelo vento ou pelas águas, até encontrar uma forma de vida orgânica, na qual impregna-se intimamente com seu DNA. Esse fenômeno, quando ocorre a um Pokémon Selvagem, o leva quase que instantaneamente ao Estado Dynamax ou Gigantamax. Contudo, diferente de um Pokémon treinado, os Pokémon Selvagens não conseguem compreender as transformações que ocorrem descontroladamente com seu corpo e acabam agindo violentamente contra quem encontram pela frente. Por estar em contato direto com uma forma pura desta energia, o Pokémon também consegue permanecer neste "modo" alterado por muito mais tempo do que o que ocorre geralmente pelo efeito da Dynamax Band. Resumidamente, Max Raid Battles, são Raid Battle com Pokémon em sua forma Dynamax ou Gigantamax.
II. Funcionamento
Batalhas de Raid são essencialmente batalhas onde o adversário é um Pokémon Lendário de poder potencializado ou um Pokémon em sua forma Dynamax/Gigantamax. E por falar nessas mecânicas MAX, essas batalhas possuem um funcionamento muito semelhante ao das batalhas que envolvem esse fenômeno, mas com algumas particularidades que as tornam especiais e mais desafiadoras. Para começar, são sempre executadas em um quarteto, seja de jogadores ou uma mistura de jogadores e NPCs. Além disso, possuem regras próprias muito diferentes de uma batalha comum e que são enumeradas abaixo:
Existem três tiers de Raid Battle ou Max Raid Battles. São elas: 1-Star, 2-Stars e 3-Stars. Essas tiers possuem variações quanto ao tipo de adversário a ser enfrentado, o nível de poder, o HP do Pokémon e sobre o seu comportamento durante a Raid Battle.
Raids 1-Star contém um adversário que está apenas no seu primeiro ou segundo estágio evolutivo, excetuando-se aqueles que não possuem evolução. Raids 2-Stars contém um adversário em seu último estágio evolutivo ou que não possua evolução. Já as Raids 3-Stars contém essencialmente adversários que sejam Pokémon Lendários e que possuam seus poderes elevados de alguma forma a patamares inimagináveis.
Raids 1-Star contém um adversário Pokémon com Nível de Poder correspondente a um Pokémon Level 30. Raids 2-Stars contém um adversário Pokémon com Nível de Poder correspondente a um Pokémon Level 50. Já as Raids 3-Stars contém um adversário Pokémon com Nível de Poder correspondente a um Pokémon Level 70.
Em Raids 1-Star o adversário Pokémon possui um HP igual a 1,5x o seu valor original, ou seja, 1,5x o HP de um Pokémon Level 30. Em Raids 2-Stars o adversário Pokémon possui um HP igual a 2,0x o seu valor original, ou seja, 2,0x o HP de um Pokémon Level 50. Já em Raids 3-Stars o adversário Pokémon possui um HP igual a 2,5x o seu valor original, ou seja, 2,5x o HP de um Pokémon Level 70.
Em todas as tiers, o Pokémon adversário - mesmo que seja um Lendário não-Dynamax/Gigantamax - terá acesso a três movimentos por rodada, sendo um deles um Max ou G-Max Move. Dos três golpes, dois deles serão realizados normalmente em seus respectivos turnos, seguindo a ordem de prioridade/velocidade. Já o terceiro e último, ao final do último turno, depois de aplicada todos os danos e curas passivas. Qualquer um dos três movimentos podem ser direcionados a quaisquer Pokémon ativos em campo. Já em Dungeons, o número de golpes é variável de acordo com o número de Pokémon em campo.
Em caso de Raids Lives, onde existem quatro jogadores, cada um dos quatro Treinadores só poderá entrar em combate utilizando um único Pokémon. Já nas Raid Battle de Dungeons, onde são permitidas apenas duplas, a soma de todos os Pokémon em campo, independente de quantos cada treinador lançar, só pode ser 6. Isso impactará diretamente no número de golpes que o Boss usará na rodada.
A Energia Dynamax espalhada pela região do combate se impregnará a cada rodada ao redor de uma dupla Treinador/Pokémon. Nesse momento, e apenas nesse momento, o Treinador pode levar seu companheiro Pokémon a forma Dynamax e assim como em batalhas comuns, a duração do fenômeno é de três turnos e o Pokémon Dynamaxado terá qualquer golpe utilizado convertido em Max Move. A cada nova rodada, essa Energia se deslocará para o jogador/NPC à direita do atual, até o fim, onde retorna para o da extrema esquerda. Quando um Pokémon for Dynamaxado, os outros três não poderão mais utilizar esse poder pelo resto da batalha.
Adversários Pokémon em Raids 1-Star são imunes a Sleep, Freeze, Flinch e Paralyze. Já os adversários Pokémon de Raids 2-Star e 3-Stars podem sofrer essas condições. Entretanto, Sleep e Freeze só durarão um turno e no turno em que o Pokémon não puder usar o golpe, seja por estar dormindo, estar flinchado, congelado ou ter sofrido a paralisia do Paralyze, ele liberará uma onda de choque no campo, no momento em que teria usado um golpe de prioridade neutra - ou seja, apenas dependendo de sua velocidade - e anulará por dois turnos as habilidades e as modificações de stats dos quatro Pokémon dos jogadores/NPCs, além de curar-se de qualquer condição não-volátil (Sleep, Paralyze, Burn, Freeze, Poison ou Badly Poisoned).
Danos e Curas Passivos (Burn, leftovers, etc.) são baseados no HP base do Pokémon adversário, mesmo quando ele está na forma Dynamax/Gigantamax.
Quando o adversário Pokémon chegar na metade do seu HP, ele criará uma barreira que irá neutralizar uma certa quantidade de golpes, dependendo do seu tier. A Barreira tem Resistência igual a 10, 20 ou 40, para Raids 1, 2 e 3-Stars respectivamente. Golpes não-efetivo tiram 1 de Resistência. Golpes Neutros tiram 2 e Golpes Super-Efetivos tiram 4. Resistência e Fraqueza dupla tiram o mesmo que Resistência e Fraqueza Simples. Max Moves tiram o dobro de cada um dos valores informados. (OBS.: Multi-Attack Moves contam apenas como um movimento para a diminuição da resistência da barreira.
Sempre que um Pokémon dos Treinadores/NPCs for nocauteado, ele fica fora pelo resto da rodada em que caiu e pela rodada toda seguinte, retornando completamente recuperado em seguida. Em algumas ocasiões, como no caso de Raid Battle de Dungeons, não há retorno do Pokémon após o nocaute, ssendo necessário o uso de Potions ou correlatos para recuperá-los. Lembrando que o uso de itens durante a Raid gasta um turno da batalha.
Para vencer a batalha, será necessário zerar o HP do adversário Pokémon em até 5 Rodadas. Caso contrário, ele simplesmente fugirá. Se todos os Pokémon em campo encontrarem-se nocauteados ao final de uma rodada, também será considerada uma derrota.
Raid Battles concedem sempre EXPERIÊNCIA correspondente a uma batalha contra um Lendário do respectivo Level de cada uma das tiers, além de ser EXPERIÊNCIA de PvP/Gym Battle. Além disso, Raid Battles 3-Stars possuem um Bônus Fixo de 20% de Experiência, além dos outros Bônus de Aprendiz e de Narração que possam existir. Como sempre haverão quatro Pokémon em campo, a EXPERIÊNCIA será dividida por quatro. Se a Raid for bem-sucedida será EXPERIÊNCIA de Vitória, caso contrário, de Derrota.