Pokémon Mythology RPG
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Seth
thito
Artie
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@Haruki @Mathito @Renzinho @Bedendo (Não sei quem é o resto da equipe organizadora de Contest, mas vocês avisam pra quem faltou ler também)

Boa noite, pessoal!
Olha, eu não iria fazer esse tópico por motivos de: eu não queria me incomodar, porque eu sei que alguns de vocês vão levar os comentários daqui para o lado pessoal e com certeza vão me criticar, seja diretamente pra mim ou pelas minhas costas mesmo. Mas acho que vale a pena por dois motivos: o primeiro é por uma questão de transparência (e é por isso que estou fazendo questão de postar isso em um tópico e não enviando no privado) e o segundo é porque eu espero que vocês usem meus comentários para aprimorar as falhas recentes.

Este não foi o primeiro Contest feito pela equipe organizadora nova, mas foi o primeiro com as novas regras e este é o principal motivo de que estou escrevendo este tópico, já que a indefinição das regras (ou a falta de clareza delas) foi o principal fator que precisa ser comentado. Vou dividir tudo em tópicos para ficar mais fácil de acompanhar, mas talvez alguns temas acabem se relacionando uns com os outros:

1- Problemas na narração durante a fase de batalhas.

Este é o ponto que mais me incomodou neste Contest e eu havia sinceramente pensado em fazer um tópico comentando apenas sobre isso no início dessa semana, mas eu acabei respirando fundo, contando até 10 e abstraí. Mas, já que outros fatores surgiram e me fizeram criar o tópico inteiro, acho que é justo dar uma pincelada neste tópico.

Este foi um dos Contests mais movimentados e acho que só não superou o número de participantes final da Wallace Cup, que foi um evento especial e meio que não conta. Eu que já organizei Contests anteriormente e já tive que assumir 4, 5 batalhas de uma vez, sei que é complicado, então eu achei que poderiam ter dividido essas batalhas entre um número maior de narradores. Só de observar o tópico da monitoria e também as narrações do Contest anterior, fica claro que não falta narradores que estejam aptos para assumir batalhas de Contest. No fim das contas, as batalhas ficaram divididas entre dois staffers. Não sei se foi decisão própria, mas acho que é algo a se rever.

O Mathito que foi o que assumiu mais batalhas, assumiu uma conduta que não me agradou. Após as batalhas iniciarem, ele priorizou postar na própria rota e deixou a narração de suas batalhas em segundo plano. Eu não vou caçar os horários da postagem, mas ele se narrou seis ou sete vezes, postou apenas em uma batalha e deixou as demais para postar de madrugada ou só no dia seguinte. Eu reclamei disso com uma indireta mais do que direta em um Off pra ele, que ele retribuiu com uma brincadeira de mal gosto, me chamando de Kiaro, um jogador que acredito que muitos daqui conheçam. Reconheço que após esse mal entendido o ritmo de narração das batalhas melhorou, mas essa situação gerou um atrito desnecessário. (E provavelmente esse atrito deve ter sido só comigo, porque eu fui o único a reclamar com ele, embora eu tenha ficado sabendo de outros jogadores do Contest que também ficaram indignados com a situação.)
Quanto ao Bedendo, acredito que não tenha muito o que aprofundar. Uma das duas batalhas que ele assumiu receberam reclamações de atraso no SAM. Duas vezes.

Acho que ambos os problemas poderiam ter tido um impacto menor no Contest se os dois narradores tivessem enviado mensagens aos seus narrandos avisando-os sobre essas questões. É normal um narrador agendar uma maratona quando os dois estão com tempo livre, então qual era o problema de deixar os jogadores sabendo disso? Quanto ao SAM, as reclamações de atraso são feitas quando não há aviso de que ocorrerá atrasos. Uma MP avisando os possíveis atrasos não aceleraria a narração, mas não haveriam as reclamações "sujando" a reputação do Contest.

Enfim, todo esse relato para chegar numa sugestão para as próximas competições: se essas batalhas estivessem divididas em um número maior de narradores, provavelmente não anularia esses problemas citados. Porém, como a carga de trabalho estaria dividida, haveria uma "diluição" do problema.

2- Evento da Monitoria: houve debate entre a organização?

Meio que aproveitando o gancho do fim do tópico anterior, eu sei que uma das propostas do evento da monitoria era familiarizar mais narradores com o sistema de batalhas de Contest. Andros, Joul, Zé, Sckar e Ayzen são alguns dos que não participaram do Contest e poderiam ter assumido algumas batalhas. Fica a sugestão de convidá-los a narrar batalhas em futuros Contests.
Mas o ponto que eu queria tocar em relação ao evento da monitoria era que o evento também foi criado para testar e realizar uma análise do novo estilo de regras, para familiarização e também para identificar eventuais desequilíbrios. Pelo postura nas batalhas, a impressão que ficou é que não houve um aprofundamento em relação a isso. Comentários do tipo "as batalhas são focadas demais no ponto de vista do treinador e não são pensadas para Contest" passam a ideia de que não houve uma discussão sobre as batalhas que aconteceram no mini-evento da monitoria, assim como uma indefinição constante que me deixou angustiado e faz parte do terceiro tópico.

3- Alguns detalhes em relação as regras (e mudanças de último segundo)

Durante o Contest, a falta de padrão em relação aos combos foi a principal falha nas regras ao meu ver. Acredito que se um jogador tenha uma ideia válida de como utilizar seus dois movimentos de forma conjunta já deveriam valer o ponto de combo, mesmo que a jogada do oponente interfira nisso. Sei que reduziram as batalhas de cinco para quatro rodadas para diminuir a desvantagem do primeiro a postar. Percebem que tentar ser situacional demais em relação aos combos acaba ferrando ainda mais com o primeiro a posta? Então sério, simplifiquem isso.

O segundo ponto que eu gostaria de chamar a atenção em relação as regras é sobre os Z-Moves. Na minha batalha e na da Lyce, nossos pokémons não conseguiram utilizar os seus Z-Moves porque Raichu estava confuso e Lilligant paralisada. Eu fiz uma simulação de batalha e mostrei para a equipe organizadora de que nesses casos específicos, é possível tentar utilizar o Z-Move novamente. O retorno que recebemos era que nós não poderíamos utilizar os Z-Moves novamente, o que é um tanto quanto incoerente. Por que numa batalha normal a gente poderia utilizar e no Contest não? Minha sugestão para os próximos Contests: se o Z-Move falhou, não conte os 4 pontos por uso de Z-Move. Deixe que o coordenador utilize o Z-Move em outro momento e só então conte os 4 pontos. Isso enriquece muito a batalha, pois agrega muito mais estratégia. Deixar pra usar o Z-Move no último segundo não é mais uma jogada segura e a questão dos pontos bônus de combinação (que eu e a Lyce nunca tivemos a oportunidade de tentar novamente) sempre fica em jogo.

Por fim, o terceiro ponto que eu queria comentar é que eu fui prejudicado com uma mudança de regras que não foi avisada. Somente APÓS todas as apresentações serem postadas houve o aviso de que itens e derivados utilizados na fase artística não valem para a apresentação visual. Em todas as competições anteriores, os multiplicadores benéficos utilizados em AMBAS apresentações eram válidos e eu posso citar algumas apresentações de competições passadas que poderiam ser afetadas com essa mudança de regras (Inclusive apresentações de competidores que ganharam fita emseus respectivos contests). Reparem: eu não estou dizendo que essa mudança não é válida. Apenas estou alertando que foi uma falha GRAVÍSSIMA avisar isso no último minuto. Eu fui um dos poucos que foram afetados por essa mudança, mas ela foi mais do que o suficiente para que eu perdesse o pódio. (A minha nota ia aumentar em 3 pontos se o meu Z-Move na apresentação artística tivesse contado e isso seria o suficiente para que eu ficasse na frente da Lyce no placar final) Se houvesse um aviso prévio sobre essa regra, eu teria utilizado outros acessórios ou o Z-Move em algum momento diferente da competição para garantir que o meu multiplicador seria 2 ao invés de 1,8.

Transparência é importante. NUNCA MAIS mudem regras no último segundo. SEMPRE avisem com antecedência.


4- Estética do Contest e adição de incentivos

Para não dizer que eu só critiquei o Contest, tem alguns pontos que eu gostaria de elogiar bastante também. O primeiro deles é em relação as melhorias estéticas que houveram nos tópicos. Os templates novos estão muito bonitos e o desenho novo da fita também! (Pelo que comentaram, as próximas fitas também são bem bonitas) Parabéns a todos os envolvidos nesses detalhes. Por mais que seja algo simples, é algo que valoriza bastante essa mecânica do jogo.

Outro ponto que acho que a equipe nova merece elogios é em relação as melhorias que houveram na premiação e também na adição de um incentivo super simples, mas que encoraja a participação de novatos: o transporte gratuito para as competições é algo super simples de executar, mas sem sombra de dúvidas é uma forma excelente de encorajar as pessoas a participarem!


5- Sinceridade nos comentários finais

Ao ler as considerações finais no resultado do Contest, gostei bastante de ver que vocês mesmos reconheceram que houve sim falhas na parte de organização. Essa sinceridade é muito boa e ao meu ver é algo que vai aproximar os participantes das competições. Continuem assim!

Espero que, com o reconhecimento das falhas de vocês com alguns pontos do meu feedback vocês consigam aprimorar os próximos eventos. Eu fiz questão de deixar minhas insatisfações bem claras não no sentido de derrubar vocês, mas sim para ajudá-los. Eu tenho muito carinho pelos Contests do RPG e eu só quero ver essa mecânica recebendo cada vez mais respeito e aceitação dos jogadores! :)


Ah, último ponto: no tópico de inscrições vocês prometeram shards verdes de prêmio de participação para todo mundo. Não consta nada disso no tópico de encerramento, então é bom avisar para que não se esqueçam. Quero meus shards

descriptionFeedback do Contest EmptyRe: Feedback do Contest

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Vou adicionar os shards verdes, passou realmente despercebido, obrigado por avisar. Estarei atualizando todos agora.
O restante do feedback leremos e discutiremos com calma.

_________________
Info importantes:
Ace Trainer III - Bônus de 15% de Experiência para qualquer tipo de Pokémon.
Skill Rocket (aprendizado prático) - Bônus de 10% de Experiência recebida como
recompensa e obtidas em batalha (apenas em missões Rocket)

descriptionFeedback do Contest EmptyRe: Feedback do Contest

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Parabéns pelo seu trabalho como staffer atualmente, @Mathito.

O povo não tá sabendo dar o devido valor pro seu trabalho atual, uma pena. Espero que deem o devido valor antes que você se desgaste do cargo.

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descriptionFeedback do Contest EmptyRe: Feedback do Contest

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@Seth olha, não sei quem é que tá falando mal do Mathito aí pra você tomar as dores desse jeito, mas se tão criticando ele de forma tão pesada que tá difícil pra ele aguentar o cargo, realmente, forças para ele.

Não houve intensão de ataque direto (até porque este tópico não foi criado com esse intuito) e a equipe organizadora inteira do Contest (dos que eu sei que tão pelo menos) foi marcada no tópico. Mantive um tom educado - talvez até formal - e tentei fazer as críticas de forma construtiva. Expus situações negativas sim, mas ao mesmo tempo propus soluções e elogiei aspectos positivos.

descriptionFeedback do Contest EmptyRe: Feedback do Contest

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Roi, @Artie né? Obrigado pelo feedback, sabemos que o Contest deixou a desejar em alguns pontos e estamos trabalhando para que os problemas observados nessa competição não se repitam.

Eu vou responder os pontos, mas há coisas que nem eu, nem o Ren, por estarmos como participantes no Contest, pudemos interferir, então essas eu vou pular.

1 - Existem dois lados do que rolou aqui e é importante levar ambos em consideração. A rota do Mathito estava com um atraso e naquele dia rolou deles conseguirem fazer um rush para por em dia, o que acabou consumindo o tempo que ele teria para narrar as batalhas do Contest. Só que ele ainda estava no prazo dele de 48 horas e aconteceu de ele não ido para casa em um dos dias (não lembrado se foi no mesmo).

O que combinamos de fazer nos próximos Contests é distribuir melhor as batalhas para que os staffers que se voluntariaram para ajudar (priorizando quem se ofereceu para ser jurado, por consideração) consigam mais pontos para os seus respectivos murais. Entretanto, para que isso aconteça, precisaremos saber da disponibilidade da pessoa na semana do evento, só que ainda nisso há imprevistos, e não tem muito o que fazer quando um narrador acaba demorando um dia a mais para postar por conta disso.

2 - O evento da Monitoria tinha a finalidade de testar o novo sistema, mas como chegou do nada (foi pensado e planejado na mesma semana em que foi postado) para driblar algumas das dificuldades que viriam com a mudança de pontuação, não houve tempo necessário para fazer as correções sem que ficasse muito em cima do Contest.

3 - Os textos ainda não estão como o desejado e é certo que o guia passará por mais uma mudança de escrita para que fique mais claro de entender. As combinações passarão por uma reformulação e terá um guia novo sobre isso (igual o sistema antigo, só que exclusivo para os Contests) que demandarão um treino prévio para que façam sentido.

Como eu estava de participante, fiquei de fora das decisões tomadas para não interferir em pontuação alheia (tanto em combo quanto em multiplicador), mas creio que já esteja claro que esperamos que o que rolou nesse Contest não se repita nos próximos que estão por vir.

Sobre os pontos 4 e 5, eu sou um desastre em template e design, isso fica por conta do Mathito e do Matt, mas agradeço pelos elogios quanto às recompensas (embora elas ainda possam ser melhoradas) e ao sistema de transportes. Não sei se dei conta de responder a tudo, e se não tiver me desculpe, porque eu estou postando aqui antes fazer o post da minha rota e resolver coisa de EAD.

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Gente, eu não participei do contest e não tenho nada a ver. Mas eu ri quando o Haru disse que a rota do Mathito estava em atraso. Eu nem sei se acho certo ou não o Artie cobrar isso, embora eu também ache errado só se rushar. Mas... Eu ri porque o Thito já estava sendo rushado nessa rota antes do contest começar, inclusive quando ele me narrou no Grão-Mestre. Eu  passei um dia inteiro esperando ele editar os erros da minha batalha enquanto ele postava na rota dele vária vezes. Essa rota ai só tava atrasada se fosse pra fazer uma página por dia.

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Carta ao comentários muito construtivos nesse tópico, gratidão.

Em primeiro lugar, Eu e Bedendo, além de narradores, éramos avaliadores, o que não foi divulgado antes por motivos óbvios. Então ALÉM DE TER QUE LER E AVALIAR 14 APRESENTAÇÕES VISUAI E 14 APRESENTAÇÕES ARTISITCAS, tínhamos que nos adequar a um novo sistema no PRIMEIRO CONTEST ORGANIZADO PELA COMISSÃO.

O anterior estava nas mãos do Luch.

Ponto.

No meu caso, como organizador responsável, tive o zelo de criar com antecedência de 1 mês um mini-guia com orientações para os avaliadores das apresentações, coisa que não tinha. Tive o capricho de decorar posts e me preocupar com todas as batalhas, criando um cronograma que desse conta de:
a) Terminar os combates em tempo largo para que os avaliadores pudessem ter respiro, isso incluía quem estava narrando;
b) Postar o resultado parcial sem interferir no PvP de cada um por ter tirado nota abaixo do esperado, como acontecia na gestão anterior, e atrapalhava o desempenho de alguns jogadores.

Para além dos desafios de antes de iniciar a narrar, na semana que as batalhas foram postadas eu tive um desgaste mental (acho que a maioria faz faculdade e/ou trabalha, não é mesmo?), mas ainda assim não deixei de postar a chave na virada da madrugada e criar o tópico de cada combate.

Ponto.

Agora vem a parte engraçada. Onde eu estou sendo obrigado a me expor, caso contrário minha ansiedade vai ficar me perturbando.
Eu fui visitar minha avó no dia seguinte. A cora disse: "está tarde, você não vai voltar pra casa, durma aqui."

Eu estava apenas com meu celular e como eles dormem às 20h EU QUIS POSTAR NA MINHA ROTA.

AGORA EU SOU OBRIGADO A MANDAR UMA MENSAGEM PRO MUNDO DIZENDO QUE TO DORMINDO NA MINHA AVÓ NÃO TENDO DADO ENM 24H DEPOIS DE TER POSTADO AS CHAVES DE BATALHAS?

Hm... legal.

Não que alguém nesse tópico se importe, mas eu avisei no chat geral sim porque me perguntaram.

No domingo só tive tempo de postar de tarde e ninguém além do Bedendo sabe como é um PvP com as novas regras e QUANTO TEMPO LEVOU pra calcular encontrando as falhas do sistema.

Ficou claro nesse post que foi o primeiro com as novas regras, né? Que bom. Então em respeito ao meu corpo, eu dormi e postei cedo no dia seguinte, dando uma apressada nas batalhas que não tinham sido narradas na noite anterior PARA ENTRAREM NO MEU CRONOGRAMA. Não porque um membro fez um Off desrespeitoso ao invés de entrar em contato comigo como eu deixei aberto e como inúmeros jogadores fizeram.

AGORA EU ESTOU AQUI GASTADO A PORRA DO MEU TEMPO, DANDO SATISFAÇÃO DA MINHA VIDA PRA ALGUÉM QUE SE TORNOU AQUILO QUE MAIS DETESTAVA.

CHAMEI DE KIARO SIM, PORQUE AS SUAS PALAVRAS E ATITUDES ME FIZERAM SENTIR COMO SE ESTIVESSE DISCUTINDO COM TAL. A ponto de eu ter que colocar uma observação geral citando as regras, porque eu sabia que geraria insatisfação de alguém específico que provavelmente se sentiria perseguido, sendo que não foi o único prejudicado.

Agora eu como jogador não tenho direito de postar com a frequência que quero/posso? Nunca deixei faltar narração pra ninguém, muito menos fico me valendo disso de "ain eu tenho 48h", mas parece que tem muuuuita gente incomodada comigo, né? Pra felicidade de quem não me quer bem, eu sou sensível.

Vou resolver o problema dos dois e não narrar mais, assim eu posso focar mais e mim, né? Não só na minha rota como também na minha prática.

Se mais alguém se sentiu ofendido/prejudicado/seiláoq em relação a minha narração, ta aí o tópico pra dar feedback sobre o Mathito, porque foi o que isso virou.

Obrigado pela quantidade de toxina super necessária, né d. marocas? :)

Passar bem (longe de mim), quem não me quer bem.

Atenciosamente, Thito.

edit: ¹questões técnicas foram apontadas na monitoria e já estavam sendo discutidas, coisa que não vamos ficar jogando notificação toda hora.
²o post de regras não teve UM se quer comentário questionando pontuação, ou seja, não teve modificação encima da hora, estava tudo lá desde o lançamento, o que houve foi falta de atenção DE TODOS OS PLAYERS ANTIGOS.
³fodase o português, meu teclado ta ruim e eu to estressado de novo por conta de um game que vive mexendo com meu emocional por merda.

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Oh bb, eu nem reclamei de você. Até porque você nem atrasou o contest, eu só achei a desculpa (que nem foi você que deu), bem esfarrapada. Eu acho que você tem todo o direito de se rushar, eu mesmo já fiz isso. Nada contra você e espero que continue narrando sim.

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Claramente tu ter que ler e julgar 14 apresentações e ainda fazer batalha mostra o quao desorganizado foi esse Contest. Sério, isso é até doentio de se fazer e provavelmente te prejudicou em algum aspecto (e tu ainda foi rushar rota de colegas da sociedade depois rsrsrsrsr).

Acho q tu faz bem em tirar um tempo de narrar e focar em ti...esses teus rushs recentes com certeza vão precisar de uma boa relaxada. Boa sorte e volte quando quiser.

Muito gente nesse forum se acha perseguida em inúmeras coisas. Recomendo não dar bola e seguir adiante. Chorão sempre vai chorar, não tem como mudar isso.

Mudar regras em cima da hora é sempre ruim mesmo...mas a propria pessoa que criou esse topico fez essa mesma coisa em um evento recente aka Dungeon do Swarm onde ele mudou golpe para um determinado Convidado e depois, já no Boss (no caso eu, o alvo) foram apresentadas regras quanto a trocas e curas que eu nunca tinha visto antes no RPG, me prejudicando bastante.

Nesse caso aqui, foi um sistema novo que não teve o teste suficiente e algumas coisas tiveram que ser alteradas no meio do caminho. Isso mostra que precisa de mais teste e erros provavelmente vão acontecer ainda por um tempo...e isso faz parte. É uma merda, mas não tem muito o que fazer!

No mais, bom descanso

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Eu achei que o tópico podia ter se dado por encerrado após a resposta do Haruki que, de uma forma geral, já haviam respondido as questões que eu levantei.

Desde o início eu deixei bem claro que isso aqui nunca foi um ataque pessoal e a última coisa que eu quero é criar intriga. Mas a galera não pode ver uma faísca que já aparece querendo jogar gasolina em cima.

A única parte que poderia ser interpretada como uma crítica direta ao Mathito foi uma situação super específica e talvez tenha sido errado em expor o mal entendido detalhadamente (engraçado que quem reclamou comigo no dia agora tá quietinho, né? Aí eu pago o papel de vilão da história sozinho), mas todo mundo fez vista grossa para o meu comentário que veio em seguida, relatando que a situação havia sido resolvida e que aquilo não foi algo recorrente.

Quanto a questão das MPs (que foi uma sugestão), era uma prática minha quando eu narrava e eu não sei o que há de tão ofensivo em sugerir algo tão simples. Eu já fiz maratonas nas minhas rotas e sempre que isso acontecia, eu deixava meus mestrandos cientes. Vai dizer que nunca aconteceu o oposto com você? Outra situação hipotética: nunca aconteceu de um narrador te avisar "olha, nesse domingo não vou postar, mas segunda volta a postar normalmente"? Não foi melhor saber disso antecipadamente? Entenda que não tô te obrigando a dar satisfação pra ninguém, mas só comentando como é bom saber desse tipo de coisa antes. (Inclusive é algo que quando eu fazia parte da gestão eu orientava os staffers: sempre que possível, avise com antecedência)

Quanto a sua sobrecarga, Mathito, eu sinto muito pelo estresse que você passou, mas acredito que isso prova o meu ponto. Se mais narradores que assumiram batalhas na monitoria tivessem assumido algumas batalhas desse Contest, com certeza a barra ia ficar mais leve para os avaliadores.

Não vou entrar em detalhes sobre sua vida pessoal, deixo apenas meus votos de solidariedade porque o período atual não tá fácil pra quem tá respeitando o distanciamento social e também pra quem tá tendo que lidar com as adaptações. Eu tô passando pelos dois lados do EaD (aluno e professor) e sei que não é fácil.

Quanto ao comentário do Katakuri direcionado a mim, acho que é bom lembrar que eu não era a única pessoa da gestão por trás das decisões e as duas situações citadas foram diferentes. No seu caso, a prática foi vista como problemática e houve a mudança como forma de impedir uma "quebra no sistema" que poderia ser prejudicial não só no swarm, mas em outras situações. Tanto é que, até onde eu sei, todos os jogadores foram notificados e seguiram o mesmo padrão que você.

Enquanto a mudança de último segundo que eu afirmei aqui, vou fazer uma analogia pra ficar mais fácil de entender: imagine que você vai fazer uma prova de matemática e usa a calculadora pra resolver uma questão. Quando você recebe a sua prova de volta, descobre que perdeu a questão porque você não podia usar a calculadora, mas ninguém te avisou isso. Eu comentei que a regra que foi alterada deveria ter sido notificada com antecedência pois era algo super fácil para todos os participantes contornarem. Repare também que, apesar dela ter feito a diferença no resultado final, eu não solicitei revisão de resultado e apenas pedi para que a situação não se repetisse num futuro Contest.

Sobre a mudança do moveset, eu não lembro 100% do contexto dela na época, então talvez algo não bata. Mas eu lembro que foi acidental. Houve uma revisão dos movesets do Golem e do Zapdos depois do primeiro player entrar na dungeon, mas antes deles terem sido enfrentados. Acho que na ocasião o moveset enviado pro narrador era um print do moveset antes da revisão, mas já que o Ran tá aí feliz com a Key Stone dele, seria uma perda de tempo querer investigar a situação a fundo, já que não foi algo tão prejudicial.

Enfim, acredito que já disse tudo o que tinha pra comentar a respeito disso aqui e, vejam só, acabei escrevendo mais um textão que provavelmente nem vou receber resposta. Lavem as mãos, respeitem o distanciamento social e não usem Pag Seguro porque eles financiam o babaca do Olavo de Carvalho. Bjs de luz.  

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