@Haruki @Mathito @Renzinho @Bedendo (Não sei quem é o resto da equipe organizadora de Contest, mas vocês avisam pra quem faltou ler também)
Boa noite, pessoal!
Olha, eu não iria fazer esse tópico por motivos de: eu não queria me incomodar, porque eu sei que alguns de vocês vão levar os comentários daqui para o lado pessoal e com certeza vão me criticar, seja diretamente pra mim ou pelas minhas costas mesmo. Mas acho que vale a pena por dois motivos: o primeiro é por uma questão de transparência (e é por isso que estou fazendo questão de postar isso em um tópico e não enviando no privado) e o segundo é porque eu espero que vocês usem meus comentários para aprimorar as falhas recentes.
Este não foi o primeiro Contest feito pela equipe organizadora nova, mas foi o primeiro com as novas regras e este é o principal motivo de que estou escrevendo este tópico, já que a indefinição das regras (ou a falta de clareza delas) foi o principal fator que precisa ser comentado. Vou dividir tudo em tópicos para ficar mais fácil de acompanhar, mas talvez alguns temas acabem se relacionando uns com os outros:
1- Problemas na narração durante a fase de batalhas.
Este é o ponto que mais me incomodou neste Contest e eu havia sinceramente pensado em fazer um tópico comentando apenas sobre isso no início dessa semana, mas eu acabei respirando fundo, contando até 10 e abstraí. Mas, já que outros fatores surgiram e me fizeram criar o tópico inteiro, acho que é justo dar uma pincelada neste tópico.
Este foi um dos Contests mais movimentados e acho que só não superou o número de participantes final da Wallace Cup, que foi um evento especial e meio que não conta. Eu que já organizei Contests anteriormente e já tive que assumir 4, 5 batalhas de uma vez, sei que é complicado, então eu achei que poderiam ter dividido essas batalhas entre um número maior de narradores. Só de observar o tópico da monitoria e também as narrações do Contest anterior, fica claro que não falta narradores que estejam aptos para assumir batalhas de Contest. No fim das contas, as batalhas ficaram divididas entre dois staffers. Não sei se foi decisão própria, mas acho que é algo a se rever.
O Mathito que foi o que assumiu mais batalhas, assumiu uma conduta que não me agradou. Após as batalhas iniciarem, ele priorizou postar na própria rota e deixou a narração de suas batalhas em segundo plano. Eu não vou caçar os horários da postagem, mas ele se narrou seis ou sete vezes, postou apenas em uma batalha e deixou as demais para postar de madrugada ou só no dia seguinte. Eu reclamei disso com uma indireta mais do que direta em um Off pra ele, que ele retribuiu com uma brincadeira de mal gosto, me chamando de Kiaro, um jogador que acredito que muitos daqui conheçam. Reconheço que após esse mal entendido o ritmo de narração das batalhas melhorou, mas essa situação gerou um atrito desnecessário. (E provavelmente esse atrito deve ter sido só comigo, porque eu fui o único a reclamar com ele, embora eu tenha ficado sabendo de outros jogadores do Contest que também ficaram indignados com a situação.)
Quanto ao Bedendo, acredito que não tenha muito o que aprofundar. Uma das duas batalhas que ele assumiu receberam reclamações de atraso no SAM. Duas vezes.
Acho que ambos os problemas poderiam ter tido um impacto menor no Contest se os dois narradores tivessem enviado mensagens aos seus narrandos avisando-os sobre essas questões. É normal um narrador agendar uma maratona quando os dois estão com tempo livre, então qual era o problema de deixar os jogadores sabendo disso? Quanto ao SAM, as reclamações de atraso são feitas quando não há aviso de que ocorrerá atrasos. Uma MP avisando os possíveis atrasos não aceleraria a narração, mas não haveriam as reclamações "sujando" a reputação do Contest.
Enfim, todo esse relato para chegar numa sugestão para as próximas competições: se essas batalhas estivessem divididas em um número maior de narradores, provavelmente não anularia esses problemas citados. Porém, como a carga de trabalho estaria dividida, haveria uma "diluição" do problema.
2- Evento da Monitoria: houve debate entre a organização?
Meio que aproveitando o gancho do fim do tópico anterior, eu sei que uma das propostas do evento da monitoria era familiarizar mais narradores com o sistema de batalhas de Contest. Andros, Joul, Zé, Sckar e Ayzen são alguns dos que não participaram do Contest e poderiam ter assumido algumas batalhas. Fica a sugestão de convidá-los a narrar batalhas em futuros Contests.
Mas o ponto que eu queria tocar em relação ao evento da monitoria era que o evento também foi criado para testar e realizar uma análise do novo estilo de regras, para familiarização e também para identificar eventuais desequilíbrios. Pelo postura nas batalhas, a impressão que ficou é que não houve um aprofundamento em relação a isso. Comentários do tipo "as batalhas são focadas demais no ponto de vista do treinador e não são pensadas para Contest" passam a ideia de que não houve uma discussão sobre as batalhas que aconteceram no mini-evento da monitoria, assim como uma indefinição constante que me deixou angustiado e faz parte do terceiro tópico.
3- Alguns detalhes em relação as regras (e mudanças de último segundo)
Durante o Contest, a falta de padrão em relação aos combos foi a principal falha nas regras ao meu ver. Acredito que se um jogador tenha uma ideia válida de como utilizar seus dois movimentos de forma conjunta já deveriam valer o ponto de combo, mesmo que a jogada do oponente interfira nisso. Sei que reduziram as batalhas de cinco para quatro rodadas para diminuir a desvantagem do primeiro a postar. Percebem que tentar ser situacional demais em relação aos combos acaba ferrando ainda mais com o primeiro a posta? Então sério, simplifiquem isso.
O segundo ponto que eu gostaria de chamar a atenção em relação as regras é sobre os Z-Moves. Na minha batalha e na da Lyce, nossos pokémons não conseguiram utilizar os seus Z-Moves porque Raichu estava confuso e Lilligant paralisada. Eu fiz uma simulação de batalha e mostrei para a equipe organizadora de que nesses casos específicos, é possível tentar utilizar o Z-Move novamente. O retorno que recebemos era que nós não poderíamos utilizar os Z-Moves novamente, o que é um tanto quanto incoerente. Por que numa batalha normal a gente poderia utilizar e no Contest não? Minha sugestão para os próximos Contests: se o Z-Move falhou, não conte os 4 pontos por uso de Z-Move. Deixe que o coordenador utilize o Z-Move em outro momento e só então conte os 4 pontos. Isso enriquece muito a batalha, pois agrega muito mais estratégia. Deixar pra usar o Z-Move no último segundo não é mais uma jogada segura e a questão dos pontos bônus de combinação (que eu e a Lyce nunca tivemos a oportunidade de tentar novamente) sempre fica em jogo.
Por fim, o terceiro ponto que eu queria comentar é que eu fui prejudicado com uma mudança de regras que não foi avisada. Somente APÓS todas as apresentações serem postadas houve o aviso de que itens e derivados utilizados na fase artística não valem para a apresentação visual. Em todas as competições anteriores, os multiplicadores benéficos utilizados em AMBAS apresentações eram válidos e eu posso citar algumas apresentações de competições passadas que poderiam ser afetadas com essa mudança de regras (Inclusive apresentações de competidores que ganharam fita emseus respectivos contests). Reparem: eu não estou dizendo que essa mudança não é válida. Apenas estou alertando que foi uma falha GRAVÍSSIMA avisar isso no último minuto. Eu fui um dos poucos que foram afetados por essa mudança, mas ela foi mais do que o suficiente para que eu perdesse o pódio. (A minha nota ia aumentar em 3 pontos se o meu Z-Move na apresentação artística tivesse contado e isso seria o suficiente para que eu ficasse na frente da Lyce no placar final) Se houvesse um aviso prévio sobre essa regra, eu teria utilizado outros acessórios ou o Z-Move em algum momento diferente da competição para garantir que o meu multiplicador seria 2 ao invés de 1,8.
Transparência é importante. NUNCA MAIS mudem regras no último segundo. SEMPRE avisem com antecedência.
4- Estética do Contest e adição de incentivos
Para não dizer que eu só critiquei o Contest, tem alguns pontos que eu gostaria de elogiar bastante também. O primeiro deles é em relação as melhorias estéticas que houveram nos tópicos. Os templates novos estão muito bonitos e o desenho novo da fita também! (Pelo que comentaram, as próximas fitas também são bem bonitas) Parabéns a todos os envolvidos nesses detalhes. Por mais que seja algo simples, é algo que valoriza bastante essa mecânica do jogo.
Outro ponto que acho que a equipe nova merece elogios é em relação as melhorias que houveram na premiação e também na adição de um incentivo super simples, mas que encoraja a participação de novatos: o transporte gratuito para as competições é algo super simples de executar, mas sem sombra de dúvidas é uma forma excelente de encorajar as pessoas a participarem!
5- Sinceridade nos comentários finais
Ao ler as considerações finais no resultado do Contest, gostei bastante de ver que vocês mesmos reconheceram que houve sim falhas na parte de organização. Essa sinceridade é muito boa e ao meu ver é algo que vai aproximar os participantes das competições. Continuem assim!
Espero que, com o reconhecimento das falhas de vocês com alguns pontos do meu feedback vocês consigam aprimorar os próximos eventos. Eu fiz questão de deixar minhas insatisfações bem claras não no sentido de derrubar vocês, mas sim para ajudá-los. Eu tenho muito carinho pelos Contests do RPG e eu só quero ver essa mecânica recebendo cada vez mais respeito e aceitação dos jogadores! :)
Ah, último ponto: no tópico de inscrições vocês prometeram shards verdes de prêmio de participação para todo mundo. Não consta nada disso no tópico de encerramento, então é bom avisar para que não se esqueçam.Quero meus shards
Olha, eu não iria fazer esse tópico por motivos de: eu não queria me incomodar, porque eu sei que alguns de vocês vão levar os comentários daqui para o lado pessoal e com certeza vão me criticar, seja diretamente pra mim ou pelas minhas costas mesmo. Mas acho que vale a pena por dois motivos: o primeiro é por uma questão de transparência (e é por isso que estou fazendo questão de postar isso em um tópico e não enviando no privado) e o segundo é porque eu espero que vocês usem meus comentários para aprimorar as falhas recentes.
Este não foi o primeiro Contest feito pela equipe organizadora nova, mas foi o primeiro com as novas regras e este é o principal motivo de que estou escrevendo este tópico, já que a indefinição das regras (ou a falta de clareza delas) foi o principal fator que precisa ser comentado. Vou dividir tudo em tópicos para ficar mais fácil de acompanhar, mas talvez alguns temas acabem se relacionando uns com os outros:
1- Problemas na narração durante a fase de batalhas.
Este é o ponto que mais me incomodou neste Contest e eu havia sinceramente pensado em fazer um tópico comentando apenas sobre isso no início dessa semana, mas eu acabei respirando fundo, contando até 10 e abstraí. Mas, já que outros fatores surgiram e me fizeram criar o tópico inteiro, acho que é justo dar uma pincelada neste tópico.
Este foi um dos Contests mais movimentados e acho que só não superou o número de participantes final da Wallace Cup, que foi um evento especial e meio que não conta. Eu que já organizei Contests anteriormente e já tive que assumir 4, 5 batalhas de uma vez, sei que é complicado, então eu achei que poderiam ter dividido essas batalhas entre um número maior de narradores. Só de observar o tópico da monitoria e também as narrações do Contest anterior, fica claro que não falta narradores que estejam aptos para assumir batalhas de Contest. No fim das contas, as batalhas ficaram divididas entre dois staffers. Não sei se foi decisão própria, mas acho que é algo a se rever.
O Mathito que foi o que assumiu mais batalhas, assumiu uma conduta que não me agradou. Após as batalhas iniciarem, ele priorizou postar na própria rota e deixou a narração de suas batalhas em segundo plano. Eu não vou caçar os horários da postagem, mas ele se narrou seis ou sete vezes, postou apenas em uma batalha e deixou as demais para postar de madrugada ou só no dia seguinte. Eu reclamei disso com uma indireta mais do que direta em um Off pra ele, que ele retribuiu com uma brincadeira de mal gosto, me chamando de Kiaro, um jogador que acredito que muitos daqui conheçam. Reconheço que após esse mal entendido o ritmo de narração das batalhas melhorou, mas essa situação gerou um atrito desnecessário. (E provavelmente esse atrito deve ter sido só comigo, porque eu fui o único a reclamar com ele, embora eu tenha ficado sabendo de outros jogadores do Contest que também ficaram indignados com a situação.)
Quanto ao Bedendo, acredito que não tenha muito o que aprofundar. Uma das duas batalhas que ele assumiu receberam reclamações de atraso no SAM. Duas vezes.
Acho que ambos os problemas poderiam ter tido um impacto menor no Contest se os dois narradores tivessem enviado mensagens aos seus narrandos avisando-os sobre essas questões. É normal um narrador agendar uma maratona quando os dois estão com tempo livre, então qual era o problema de deixar os jogadores sabendo disso? Quanto ao SAM, as reclamações de atraso são feitas quando não há aviso de que ocorrerá atrasos. Uma MP avisando os possíveis atrasos não aceleraria a narração, mas não haveriam as reclamações "sujando" a reputação do Contest.
Enfim, todo esse relato para chegar numa sugestão para as próximas competições: se essas batalhas estivessem divididas em um número maior de narradores, provavelmente não anularia esses problemas citados. Porém, como a carga de trabalho estaria dividida, haveria uma "diluição" do problema.
2- Evento da Monitoria: houve debate entre a organização?
Meio que aproveitando o gancho do fim do tópico anterior, eu sei que uma das propostas do evento da monitoria era familiarizar mais narradores com o sistema de batalhas de Contest. Andros, Joul, Zé, Sckar e Ayzen são alguns dos que não participaram do Contest e poderiam ter assumido algumas batalhas. Fica a sugestão de convidá-los a narrar batalhas em futuros Contests.
Mas o ponto que eu queria tocar em relação ao evento da monitoria era que o evento também foi criado para testar e realizar uma análise do novo estilo de regras, para familiarização e também para identificar eventuais desequilíbrios. Pelo postura nas batalhas, a impressão que ficou é que não houve um aprofundamento em relação a isso. Comentários do tipo "as batalhas são focadas demais no ponto de vista do treinador e não são pensadas para Contest" passam a ideia de que não houve uma discussão sobre as batalhas que aconteceram no mini-evento da monitoria, assim como uma indefinição constante que me deixou angustiado e faz parte do terceiro tópico.
3- Alguns detalhes em relação as regras (e mudanças de último segundo)
Durante o Contest, a falta de padrão em relação aos combos foi a principal falha nas regras ao meu ver. Acredito que se um jogador tenha uma ideia válida de como utilizar seus dois movimentos de forma conjunta já deveriam valer o ponto de combo, mesmo que a jogada do oponente interfira nisso. Sei que reduziram as batalhas de cinco para quatro rodadas para diminuir a desvantagem do primeiro a postar. Percebem que tentar ser situacional demais em relação aos combos acaba ferrando ainda mais com o primeiro a posta? Então sério, simplifiquem isso.
O segundo ponto que eu gostaria de chamar a atenção em relação as regras é sobre os Z-Moves. Na minha batalha e na da Lyce, nossos pokémons não conseguiram utilizar os seus Z-Moves porque Raichu estava confuso e Lilligant paralisada. Eu fiz uma simulação de batalha e mostrei para a equipe organizadora de que nesses casos específicos, é possível tentar utilizar o Z-Move novamente. O retorno que recebemos era que nós não poderíamos utilizar os Z-Moves novamente, o que é um tanto quanto incoerente. Por que numa batalha normal a gente poderia utilizar e no Contest não? Minha sugestão para os próximos Contests: se o Z-Move falhou, não conte os 4 pontos por uso de Z-Move. Deixe que o coordenador utilize o Z-Move em outro momento e só então conte os 4 pontos. Isso enriquece muito a batalha, pois agrega muito mais estratégia. Deixar pra usar o Z-Move no último segundo não é mais uma jogada segura e a questão dos pontos bônus de combinação (que eu e a Lyce nunca tivemos a oportunidade de tentar novamente) sempre fica em jogo.
Por fim, o terceiro ponto que eu queria comentar é que eu fui prejudicado com uma mudança de regras que não foi avisada. Somente APÓS todas as apresentações serem postadas houve o aviso de que itens e derivados utilizados na fase artística não valem para a apresentação visual. Em todas as competições anteriores, os multiplicadores benéficos utilizados em AMBAS apresentações eram válidos e eu posso citar algumas apresentações de competições passadas que poderiam ser afetadas com essa mudança de regras (Inclusive apresentações de competidores que ganharam fita emseus respectivos contests). Reparem: eu não estou dizendo que essa mudança não é válida. Apenas estou alertando que foi uma falha GRAVÍSSIMA avisar isso no último minuto. Eu fui um dos poucos que foram afetados por essa mudança, mas ela foi mais do que o suficiente para que eu perdesse o pódio. (A minha nota ia aumentar em 3 pontos se o meu Z-Move na apresentação artística tivesse contado e isso seria o suficiente para que eu ficasse na frente da Lyce no placar final) Se houvesse um aviso prévio sobre essa regra, eu teria utilizado outros acessórios ou o Z-Move em algum momento diferente da competição para garantir que o meu multiplicador seria 2 ao invés de 1,8.
Transparência é importante. NUNCA MAIS mudem regras no último segundo. SEMPRE avisem com antecedência.
4- Estética do Contest e adição de incentivos
Para não dizer que eu só critiquei o Contest, tem alguns pontos que eu gostaria de elogiar bastante também. O primeiro deles é em relação as melhorias estéticas que houveram nos tópicos. Os templates novos estão muito bonitos e o desenho novo da fita também! (Pelo que comentaram, as próximas fitas também são bem bonitas) Parabéns a todos os envolvidos nesses detalhes. Por mais que seja algo simples, é algo que valoriza bastante essa mecânica do jogo.
Outro ponto que acho que a equipe nova merece elogios é em relação as melhorias que houveram na premiação e também na adição de um incentivo super simples, mas que encoraja a participação de novatos: o transporte gratuito para as competições é algo super simples de executar, mas sem sombra de dúvidas é uma forma excelente de encorajar as pessoas a participarem!
5- Sinceridade nos comentários finais
Ao ler as considerações finais no resultado do Contest, gostei bastante de ver que vocês mesmos reconheceram que houve sim falhas na parte de organização. Essa sinceridade é muito boa e ao meu ver é algo que vai aproximar os participantes das competições. Continuem assim!
Espero que, com o reconhecimento das falhas de vocês com alguns pontos do meu feedback vocês consigam aprimorar os próximos eventos. Eu fiz questão de deixar minhas insatisfações bem claras não no sentido de derrubar vocês, mas sim para ajudá-los. Eu tenho muito carinho pelos Contests do RPG e eu só quero ver essa mecânica recebendo cada vez mais respeito e aceitação dos jogadores! :)
Ah, último ponto: no tópico de inscrições vocês prometeram shards verdes de prêmio de participação para todo mundo. Não consta nada disso no tópico de encerramento, então é bom avisar para que não se esqueçam.