No impulso que Weavile deu, sua agilidade era superhumana, além de suas garras cortarem que nem uma machete contra a vegetação, a criatura que estava no local seria ferida seriamente, ou ao menos teria se não fosse sua habilidade. A sua perspicácia era incomum, certamente possuia capacidade de combate acima do normal, além de, é claro, ficar vigiando a humana e sua Pokémon no meio da noite da forma que estava... claramente havia intenções, não é? O fato é que acaba de levar um ataque que conseguiu esquivar, mas a declaração de guerra foi feita: os golpes não iriam para até que o combate fosse encerrado com um dos lado vitoriosos... ou um dos lados conseguisse escapar.
Com o movimento feito, cabia Weavile discernir a situação com cuidado, tomando ciência do oponente em questão e manter uma.proximidade de sua treinadora... porém essa criatura é muito inteligente, como se soubesse desse plano, voou diretamente para a humana, ou melhor dizendo, tem conhecimento sobre humanos treinadores e como eles acabam sendo um ponto vital de informação para seus bichinhos... entre as duas sombrias, Weavile é a que possui mais força física e velocidade bruta, porém sua humana não está muito para trás, tendo exímia competência em técnicas com sua faca e usar o terreno ao seu favor, apesar de ser um solo um pouco distinto das frequentes nevadas de snowpoint, que fazia a terra muito mais fofa ao tato.
O vigilante da floresta revela sua imagem para a Kyouko, com ajuda do luar que acentua ainda mais a aparição grandiosa... "Uma ave?" Pensou enquanto olhava para o Pokémon voador, ela nunca havia visto algo dessa espécie na vida, seu contanto com essas criaturas mágicas durante sua vida sendo muito limitado. Não era grande quanto um Staraptor, isso tinha certeza, todavia sabia que era potente e formidável, suas asas azul-escuras abertas de tal maneira são uma tática de intimidação, acompanhado de um grito agudo... acabou de usar Growl? Bem, o ataque da Kyouko caiu por num estágio! Porém, isso não lerdaria a garota de iniciar seu combate... hora, quem disse que só Pokémon pode lutar um contra o outro? Agora, é verdade que eles são mais fortes que a maioria dos humanos, a adolescente não era excessão, porém havia mais do que se observa nos olhos... chances são que de fato esquivaria da lâmina da jovem, talve até mesmo a atacasse com suas garras, o seu bico ou suas asas, porém isso distraía-lhe do verdadeiro perigo que se aproxima rapidamente: a weavile. Claro, é possível que seja perspicaz o bastante para lidar com ambas, mas o gâmbito era fazer com que não houvesse como desviar das garras da felina dessa vez.
Havia uma questão qur deve ser levantada: como Weavile saberia que movimento usar? Ora, é um Pokémon recém-selvagem, saberia usar táticas tais quais um humano faria? Talvez não, e talvez a falta de contato, bloqueada pela presença do Swellow, de fato provasse ser um obstáculo, não obstante essa era uma condição real que a gata sombria compreendia, a sua humana, diferente de todos os outros que já viu na vida, não produzia sons com a boca, ora dificilmente fazia qualquer barulho e pouco se expressava, esse era um fato da personalidade dela que já ficou em termos, então não haveria dúvidas que situações como essa surgiriam, então o que fazer? Talvez deveria usar Taunt para que não fizesse nenhuma esperteza em um movimento de status, talvez devease intimidar com um Leer para que pudesse dar mais dano, talvez outro quick attack para chegar à tempo! Bem, todas eram opções reais, porém remeteu-se à sua experiência em Slateport... o movimento que aprendera lá com tanto sufoco: Thief. Provavelmente não roubaria nada, verdade, porém a natureza sombria do movimento era bastante familiar para si, também sabia que era o golpe que mais conseguia infligir impacto nas batalhas que acabou usando, quando na dúvida, a escolha seria usá-lo...
Está decidido então, a Weavile preparava suas garras para executar o movimento Thief... é esperado que sofresse golpes em retorno, porém tudo bem, assim são as lutas Pokémon, revidaria com outro Thief para enfraquecer ainda mais o inimigo emplumado, culpa dele ficar espionando duas mulheres de noite! A velocidade de ambos era alta, na verdade poderia se dizer que eram empatadas, o que poderia ser um momento decisivo no fim, mas se preocuparia agora com a execução desses ataques primeiro.