Enquanto eu me aproximava para algemar a dupla, eles se mostraram mais espertos - ou mais desesperados - do que eu esperava. Num movimento rápido, puxaram um pequeno item de seus bolsos e o lançaram ao chão. A explosão foi acompanhada por uma densa cortina de fumaça negra que se espalhou rapidamente, sufocante e espessa. Entre uma sequência de tosses, eu tentei manter o foco, mas eles já haviam desaparecido na confusão.
Lutando contra o ar cada vez mais contaminado, me dirigi aos jovens treinadores que estavam acuados mais cedo. Verifiquei rapidamente se todos estavam bem. Felizmente, fora o susto e o calor sufocante, ninguém parecia ferido. Peguei meu RotomPhone, na esperança de contatar a central, mas a tela apenas piscava em vermelho, indicando a ausência de sinal. Era frustrante, mas não surpreendente, considerando o ambiente.
Um dos jovens, ainda nervoso, revelou que a dupla planejava levá-los como sacrifício para Groudon. Minhas sobrancelhas se arquearam instantaneamente. - Sacrifício? Groudon?- Só havia um Groudon, e ele era um Pokémon lendário. A ideia de envolvimento com algo assim fazia meu coração disparar – não de medo, mas de preocupação sobre a magnitude do problema que eu estava enfrentando. Porque se eu já vi alguns lendários rodando o mundo por ali, havia, mesmo que remota, a possibilidade de real ter um lendário provocando aquela mudança no clima... Talvez não fosse tão natural assim.
Mantendo a calma, pedi aos jovens que se refugiassem o mais rápido possível e relatassem tudo que viram para outros Rangers na rota. Com Ambipom e Nydon recolhidos em suas Pokébolas, decidi seguir adiante. Eles podiam ter fugido, mas a fumaça e a trajetória deixada por eles indicavam um caminho mais profundo na caverna. Se estavam correndo para algo – ou alguém –, precisaria agir rápido para impedir o que quer que estivessem tramando. Que cocô, ter que lidar com gente doida querendo explodir o mundo.