Acho q entendo o problema da dúvida, no anime, vemos diversas vezes Ash e companhia desmaiando de sede, msm tendo pokemons aquáticos com eles. Acho q o momento mais famoso é um q até virou tirinha no facebook que Ash, Brook, May e Max estão num deserto em Hoenn e desmaiam de calor e sede.
Bem, muita gente simplesmente zoa isso e eu concordo que não faz muito sentido se pensarmos apenas no seguinte "É ÁGUA"!
Ainda mais se lembrarmos q há pokes como o remoraid que purifica a água, como lembrado pelo Nerk.
Mas em jogos de rpg, como D&D por exemplo, não é estranho de se ver a seguinte regra:
"Magias de água não servem para ingestão, pois a água não é potável!"
Pq a água não seria potável? Tóxica? Talvez, existem muitos tipos de toxinas no mundo, nem tudo é veneno! Ao contrário do que o argumento Lix fez parecer.
A água pode ser simplesmente SALGADA!
Como todos devem saber, não devemos beber água do mar, pois em quantidade relativa (não o qto vc engole acidentalmente após tomar uma onda na cara, mas sim um gole significativo pra matar sua sede, msm que só um pouco) irá te INTOXICAR! Os sintomas são delírios, desidratação (pois o sal irá "absorver" a água do corpo ao invés de hidratar a pessoa), pele seca e com rachaduras, principalmente nos dedos e lábios, palidez, diarreia e todos os sintomas que a desidratação causa.
Porém, nada disso responde a dúvida se pode-se ou não beber água de pokemon. Bem, na verdade não existe esse dado de forma explicita, como lembrado, comentam sobre usarem ataques elétricos pra reabastecerem usinas elétricas, chamas pra aquecimento, e até já foi comentado (até mesmo no jogo) a ingestão de neve/gelo (sorvete) de pokemon. Porém, a ÁGUA NUNCA foi mencionada nos jogos, até onde eu saiba, nem nos mangas, no máximo no anime, mas não dão nenhuma explicação e com a "fama" que a cronologia da série tem... não seria de se estranhar ver um eps. com eles bebendo água de pokemon logo após o incidente que relatei anteriormente.
Então, o q devemos considerar?
Bem, creio que como não há respostas oficiais, acho q o forum e/ou os narradores podem tomar QQ decisão relativa à isso, optando livremente o que lhes for de maior agrado.
Porém, na MINHA opinião, seria mais lógico o narrador/treinador se atentar PELO menos em considerar se o pokemon VIVE ou ESTÁ VIVENDO em água doce ou salgada, e no caso de ser capturado à muito tempo, também poderia ter que tomar uns "banhos" pra relaxar em piscinas ou rios (por exemplo), e se a água em que ele tiver mais contado durante um período for uma água potável, então ele produziria água potável pros seus ataques, que acham? ^^
Lembrando que nos jogos também nunca foi mencionado que tais pokemons SÓ vivem na água salgada ou na doce, ao contrário de maioria dos seres aquáticos do mundo real, q logo morrem se mudar drasticamente a quantidade de salinidade da água em que estão, mas também, se levarmos tão à sério, seria bom que pokes peixes, como Goldeen, não conseguissem lutar direito fora d'água, coisa que não acontece no jogo, onde você pode usar um peixe mesmo num deserto e ele continua conseguindo se mover com agilidade! xD
Em outras palavras, essa sua dúvida é realista d+ pra um mundo de fantasia tão infantil quanto pokemon, onde MTAS coisas não fazem sentido..hauhuauhauh xD