A batalha se regia pelas surpresas que um oponente provocava no outro. Diante disso, eu logo percebia que se eu tivesse alguma chance de ganhar, seria pelo uso de vários movimentos, um diferente do outro, mas, ainda, interligados. Marill se conectava comigo de tal forma que era preciso mais do que um gigante Onix – ou um pequeno Psychic – para romper o nosso elo. Naquele instante, apesar das quedas e perigos, ainda via uma pequena luz no final do túnel, que me guiaria para a vitória, mesmo a razão assistindo o triunfo de Smoochum.
O Pokémon Ice era esperto, poderoso e... fofo! Tamanho carisma poderia ser usado facilmente em uma batalha de Contest, com um toque de selvageria em seus ataques, mas no fim, era uma verdadeira espécie de poder fofo que Smoochum emanava. Tudo isso combinava com Lucy, uma garota meiga, mas que no fundo carregava consigo um verdadeiro espírito de batalha. Estava quase suplicando para que a garota me ensinasse alguma coisa, mas o que poderia aprender, estava aprendendo com a devida luta.
Marill, por sua vez, já estava fadigando, mas ao ouvir a minha voz, pós em campo como um valente e assim se lançava contra a sua oponente, que aumentava seus atributos. Eram Sp. Attack e Sp. Defense que ela aumentava. Sp. Defense não faria muita diferença, já que os melhores golpes de Marill eram físicos, mas o Sp. Attack? Terrível para mim! Mesmo assim a cauda elástica de Marill serviu de grande proveito para o uso do golpe normal, Slam, causando severos danos na Pokémon. Smoochum estava ferida, pela primeira vez, mas ainda era possível ver como era esperta a Pokémon, que logo evadiu do golpe Water de Marill, fortificado não só pela habilidade especial, mas pela chuva, que a qualquer momento se extinguiria.
Mas o que eu temia aconteceu: a surpresa! Não era o único que poderia criar surpresas em campo, mas Lucy também. Um simples golpe rompia com a estratégia do combate a curta distância. Sweet Kiss surgia e nesse instante sabia como os meus oponentes se sentiam quando o meu Togetic usava o golpe. Meu coração apertou e agora estava diante dos golpes mais poderosos que um coordenador poderia receber: a confusão. Naquele instante o roedor de água começou a agir estranhamente, deixando-me quase que na porta do desespero.
- Não... – quase que sussurrava ao ver o meu Pokémon naquela situação e em seguida bradava – Marill, vamos brincar, que tal? Gire usando o seu Aqua Tail e forme vários laços, ou caudas, ao seu redor, enquanto usa Bubble Beam. Deve ficar bonito, não? – dizia em tom de mimo para o meu Pokémon.
Confused era imprevisível. Ora o Pokémon poderia atacar sem saber, ora o Pokémon poderia se prejudicar, ou apenas andar sem rumo em campo. Sabendo disso, era melhor entrar no mar da confusão e deixar o Pokémon esquecer que estava em batalha, usando os devidos golpes para se proteger dos golpes de Smoochum. No momento, a estratégia era de proteger! Força, Marill!