Thomas havia se decidido. Logo, ele trilhava o caminho tranquilamente até o local da batalha. Não demorou para o garoto ver uma multidão em torno de alguma coisa, ele a adentra e se mistura la dentro. Era um batalha oficial, apesar de não ter um campo de batalha adequada a uma luta daquele porte. O juiz havia declarado o inicio da batalha a aproximadamente dois minutos, e, por perguntar as pessoas a seu redor, acabou descobrindo que seria um luta 1x1, e que o Zebstraika e o Electivire em campo eram os primeiros Pokémon no campo.
Electivire era de um treinador moreno e alto, que utilizava um colete azul e uma camisa preta, logo, ele utilizava uma calça jeans e um tênis preto e branco e do qual a expressão facial demonstrava despreocupação. O Zebstraika pertencia a um treinador de cabelos azuis, vestido com uma blusa amarela e com as calças e tênis de mesma cor do outro treinador, logo, este demonstrava estar com certas dificuldades.
Pelas aparências em campo, Zebstraika estava prestes a desmaiar, se sentindo um tanto fraco e sem nenhuma mudança de status aparente. Já Electivire, estava em vantagem principalmente por estar com seu Motordrive ativado. Seria uma virada difícil, caso ainda fosse possível.
Muita gritaria rodeava o local, as pessoas vibravam torcendo por um treinador e para o outro. A torcida estava completamente dividida, Thomas aparentava ser o único que estava neutro quanto a isso.
Logo, o treinador de cabelos azuis da a ordem e demonstra interpretação errônea em torno de Zebstraika. O Pokémon zebra estava rápido. Dava para perceber que algo havia acontecido, porém, tudo foi esclarecido quando Pokémon é ordenado a utilizar primeiro um Stomp e depois surpreender o inimigo incendiando suas patas com o Flame Charge.
Duvidas corriam na mente do garoto. Como aquilo era possível? Utilizar somente um golpe parcial. Logo, percebendo a duvida do garoto, um senhor explicou o que acontecia.
- Zebstraika literalmente entende o sentido de "charge" no nome do golpe. Do inglês, significa carga. Ele simplesmente carregou as chamas, que antes incendiariam seu corpo todo, em suas patas.Aquilo esclareceu a duvida do garoto. Porém, Paula havia acordado, e aquilo havia despertado muitas duvidas na garota. Sem dizer qualquer coisa antes, ela simplesmente ignora que estava nos braços de Thomas, sai deles, e começa a bombardear o senhor com perguntas.
- Que tipo de treinamento é necessário para fazer algo do gênero? Requer treino mental ou físico? Os Pokémon demoram muito para aprender a fazer coisas desse tipo?
O senhor ficou incomodado com aquilo, ignorou as perguntas e simplesmente saiu do local.
- Grrr... Cara grosso. - Dizia Paula frustrada com o ocorrido
Logo, quando a garota se vira, ela só consegue perceber que a luta havia acabado em empate. Zebstraika e Electivire estavam fora de combate. Thomas estava boquiaberto e sem nenhuma reação. O que acabara de ver foi surpreendente. Uma luta sem igual em poucos segundos resultando num empate e enquanto isso tinha a seu lado uma garota de cabelos castanhos que não havia entendido nada da batalha.
Logo, o treinador que havia portado o Zebstraika em sua luta se despede e agradece pela luta se retirando. Após isso, é possível escutar o treinador de colete fazer um convite:
- Faço um convite a todos os treinadores aqui. Quero lutar com cada um de vocês, é claro, não vou usar Pokémon algum a nível do meu Electivire, mas qualquer um que queira uma batalha inesquecível, que venha aqui. Claro, algum de vocês podem não me conhecer, então, por questão de respeito, me apresento primeiro. Meu nome é Kay. Kay Moriama, sou de Goldenrod. Qualquer um queira batalhar comigo, basta se apresenta e vir até aqui.Ninguém se pronuncia. Silêncio total. O que o garoto de Mahogany iria fazer?