Quando percebeu o engano que tinha cometido ao trocar o nome do ataque que pretendia ordenar, Gabriel não evitou dar o clássico "facepalm". Por conta de seu erro, o plano todo sofreu um colapso e pior - Flygon foi congelado. Felizmente toda a situação foi amenizada antes de causar um ataque de nervos no treinador quando ele presenciou o brilho de seu Magby, cujo corpo começou a mudar. A evolução veio como uma surpresa agradável, pois evoluir o Pokémon era uma das principais metas de Gabriel antes da Copa Hoenn, e de quebra aquilo foi seguido pelo brilho do ovo de Gligar que estava na mochila do jovem.
Inicialmente ele não percebeu o nascimento do bebê, mas quando sentiu a movimentação na mochila e olhou para o lado, percebeu que o escorpião estava pendurado em seu ombro. Como desejava checar qual era a habilidade do pequeno, ele conferiu os dados do mesmo com sua Pokédex e revelou um sorriso ao ficar sabendo que ele havia herdado a do pai: Immunity. Contente pelas sequência de surpresas, ele voltou a atenção à batalha mais calmo do que estaria caso tivesse surtado pelo próprio erro.
- Ok... Gallade, vamos atacar com tudo. Salte pelo campo e vá até Poliwag, caso Ivysaur entre no meio afaste-o com um de seus braços e use o outro para atacar o girino com Leaf Blade, use duas sequências! - Feito aquilo, o loiro fitou Flygon. - Flygon, use Flamethrower para derreter esse gelo assim que possível! Ataque Ivysaur com Flamethrower o quanto antes!