Valley of Steel, Hoenn, 5:30 a.m.
Enquanto o Sol ainda não surgia de verdade por trás das geométricas montanhas feitas de puro aço do Valley of Steel, um grupo de quatro jovens finalmente deixava para trás o terreno hostil de Meteor Falls e alcançava o solo preto e acinzentado do vale, composto por diferentes minérios em forma de pó, espalhados por todo o lugar. Essa característica marcante do local parecia incomodar especialmente um dos membros do grupo, que avançava a passos pesados na frente dos demais e resolveu sentar em uma pedra para retirar o tênis e deixar escoar uma quantidade assustadora de limalha de ferro para fora dos calçados...
– Você tem que se acalmar, Gold, a gente já avançou bastante e passou por bastante coisa, mas não parece ter ninguém seguindo a gente e estamos agora bem próximos... – Dizia Yellow, com sua voz mansa e um sorriso sempre amigável, sentando ao lado de Gold naquela pedra estranhamente quadrada. Ao seu lado o inseparável Pikachu lhe saltava sobre a cabeça, quase arrancando o chapéu. – Aliás, Silver! Esse mapa vai mesmo guiar em segurança? Devemos confiar?
– Na verdade, não. O mapa é antigo e todo o terreno já mudou ao longo dos anos. – Afirmou categoricamente o rapaz de cabelos vermelhos, enquanto fitava de forma fria a menina. Ele compartilhava um mapa de papel, claramente antigo e frágil, com uma menina de cabelos azul-esverdeados e roupas de cores quentes, contrastantes, que ao notar o rosto apavorado da mais nova, tomou as rédeas da situação – O que ele quis dizer é que essa é a nossa melhor chance, teremos que ser criativos!
A resposta mais amigável arrancou um sorriso e corou as maçãs do rosto da jovem Yellow, que parecia armazenar consigo toda a esperança do grupo de treinadores, talvez por ser a mais nova ou simplesmente por ser a mais "sensitiva" às emoções. Depois disso, um breve silêncio tomou o quarteto, até que o primeiro rapaz, após vestir novamente seu calçado, saltou da pedra e pegou uma Poké Bola, parecendo entusiasmado para agir.
– Eu já estou cansado de apenas esperarmos! Acho que perdemos muito tempo participando daquele Evento, a Battle Tower. Vocês mais tentaram se divertir do que disfarçar nossas reais intenções em Hoenn... De todo modo, eu e Exbo vamos chegar até o lugar que precisamos, vamos derreter esse metal todo do vale se for preciso e...
A frase empolgada e carregada de um sentimento de protagonismo inconsequente comum às histórias infanto-juvenis foi interrompida por, literalmente, uma pedrada - pequena, mas certeira - da menina mais velha, que fez Gold arregalar os olhos e todos assustarem-se, atentando-se a ela.
– Fique quieto! Nós não iríamos entrar em uma competição e não dar o melhor de nós, não é questão de diversão ou não. Não seria justo com os outros competidores.
– Além do mais eu precisava de tempo para pegar esse mapa você-sabe-de-quem... Ele iria notar o sumiço se não trocássemos por uma réplica realmente semelhante... – Complementou Silver, semi-cerrando os olhos ao observar o mapa em tons de sépia. – Há chances de estarmos sendo seguidos e temos que ser sutis, então não usaremos Pokémon, não por enquanto...
– Calma Gold! Eu tenho fé que vamos conseguir nosso Desejo... Vamos ser os primeiros a encontrar ele... Agora que as águas recuaram, será ainda mais fácil pedir a renovação de tudo. Só precisamos achá-lo... Eu sinto, é no Vale do Metal que iremos achar o Jirachi! – Finalizou Yellow, cerrando os punhos e fazendo uma expressão de empolgação, além de uma certeza quase sobrenatural. Mas todo esse otimismo seria alcançado?