Tenga Kato
Cidade Natal: Petalburg
Carreira: Treinador
Idade: 17
Altura: 1,74cm
Peso: 66kg
Descrição física: Um jovem de estatura mediana, pele caucasiana e olhos escuros. Seus cabelos são acastanhados, longos e lisos, sempre amarrados em um rabo de cavalo estilo anos 90. Veste uma jaqueta vermelha, camiseta cinza e calças jeans, nada muito fora do comum. Além disso, a expressão facial de Tenga é sempre carrancuda, característica essa que exprime bastante seu comportamento. Carreira: Treinador
Idade: 17
Altura: 1,74cm
Peso: 66kg
Personalidade: Tenga é um cara chato que reclama de tudo e de todos, além disso, é sério, irritadiço e um tanto abestalhado. Desde criança ele nunca conseguia fazer as coisas certas, por esse motivo, tem uma grande sede por conquistas e procura se tornar forte e famoso. Talvez o fato de procurar realizar feitos memoráveis seja para querer esfregar tais coisas na cara de todas as pessoas que um dia o menosprezaram, mas a verdade é que sempre sonhou em ser poderoso, famoso e atraente para com as garotas, porém seu “gênio” nunca o deixava fazer as coisas certas e por isso nunca antes investiu nesse sonho, até o dia que conheceu Seedot e quase ter sido morto por "esquilos" raivosos.
Biografia: Nascido e criado na cidade de Petalburg, Tenga era conhecido pelos moradores como “Sem Futuro Tenga”, pois o jovem se tratava de um pentelho que vivia a praticar diabruras contra a gente da cidade, além disso, suas notas na escola eram ruins e nunca foi bom em esportes. A família de Tenga, coitados, são bondosos e calmos, contrastes de seu filho que vive praguejando o mundo. O nome da mãe do rapaz problemático é Doroty e do Pai é Rubens falando nisso...
Enfim, voltando ao que interessa. Certo dia, após gazear aula, Tenga foi até a Petalburg Woods para aprontar contra os treinadores que lá passavam, porém dado algum tempo, acabou ficando entediado e resolveu atirar algumas pedras em uma grande árvore que existia no lugar. Depois de dezenas de projeteis lançados contra o tronco da árvore, uma espécie de bolota despencou dos galhos da árvore. Curioso, Tenga resolveu se aproximar daquela coisa para ver o que era, e ao fazê-lo, percebeu que se tratava de um Pokemon que nunca havia visto naquele lugar, seu nome: Seedot.
Tenga não entendeu como um Seedot acabou parando no alto daquela árvore, porém ao apanhar um pedaço de galho e começar a cutucar tal pokemon, o jovem percebeu que Seedot estava todo machucado. Naquele momento, um sentimento estranho começa a afetar Tenga, esse sentimento era pena, então, ao se abaixar e pegar o pequeno pokemon nos braços, percebeu o motivo daquela pequena criatura estar toda machucada! Pois de repente, algumas moitas ao redor da grande árvore começaram a se mexer e de lá um grupo de cinco Zigzagoons furiosos saltaram na direção de Tenga e Seedot.
Flashback: Aqueles Zigzagoons haviam confundido Seedot com comida e uma briga de proporções apocalípticas se iniciou. No fim, Seedot saiu todo machucado e fugiu até que encontrou um esconderijo no alto de uma árvore só para ser acertado por uma pedrada lançada por um pirralho sem noção (tenga).
Voltando à história, Tenga e Seedot acabam levando uma surra imensa dos Zigzagoons, porém por sorte, os dois conseguiram fugir para a cidade de Petalburg. Lá, eles conseguiram o socorro necessário na casa dos pais de Tenga. E após alguns dias se curando, Tenga e Seedot acabaram se tornando colegas.
Por fim, após tal terrível incidente, o gênio de Tenga havia se tornado mais brando, e agora, após quase ser devorado por esquilos, o jovem percebia que aquela vida de rebeldia nunca iria lhe trazer nada de bom, dessa forma, acaba encontrando um propósito para sua vida. Ele decide partir em uma jornada Pokemon para mostrar para si mesmo que poderia ser alguém! Porém antes, teve que completar seus estudos atrasados na escola, começando sua jornada com dezessete anos junto com seu colega de brigas Seedot.