Olá pessoal, aqui é a Irisu. E eu queria trazer algo diferente para a comunidade do fórum, visando que em Janeiro de 2023 terá a vinda dos Pokémon de Hisui em um evento, e o número dos hisuianos certamente pipocarão.
Tendo isso em mente, eu queria fazer uma análise sobre cada um deles e quais itens e movimentos eles podem fazer mais uso durante a sua aventura.
Levem em conta que são apenas sugestões e cada um pode montar seus Pokémon do jeito que mais agraderem. Além disso eu vou usar termos que podem soar álien na minha explicação, então vou mandar um glossário no fim do post.
Decidueye-Hisui
Grass/Fighting
Ability: Overgrow / Scrappy (Hidden)
Stats:
HP: 88
Atk: 112
Def: 80
Sp.Atk: 95
Sp.Def: 95
Speed: 60
Decidueye é um Pokémon muito interessante. A primeira comparação que muitos fazem é com seu primo Breloom, que compartilham a mesma tipagem e stats semelhantes, possuindo mais Atk e Spd enquanto Decidueye possui mais Hp, Def e Sp.Def. As comparação não param aí, no entanto, pois ambos possuem cura em forma de Synthesis, apesar de Decidueye também ter Roost por consistência em climas que não sejam Sun ou neutro.
Apesar de não possuir Leech Seed, Poison Heal e Spore que nem Breloom, Decidueye consegue manter consistência em seus stats com uma coverage excelente e a capacidade de acertar Pokémon fantasma com a habilidade Scrappy, ainda batendo muito forte com sua movepool rica.
Movimentos Notáveis: Leaf Blade, Triple Arrows, Close Combat, Brave Bird, Knock Off, Sucker Punch, Shadow Sneak, Roost, U-Turn, Swords Dance, Baton Pass, Light Screen.
Builds:
Por possuir uma movepool vasta e rica, Decidueye pode fazer uso de várias opções, tanto ofensivas como defensivas. Seu potencial pode, portanto, ser aumentado com itens tipo Black Belt/Miracle Seed ou até mesmo um Z Move como Flyinium Z ou Fightinium Z para sets ofensivos, ou um leftovers para defensivos.
Curiosamente, seu ataque especial não é ruim e possui vários momentos especiais viáveis como Energy Ball, Air Slash, Focus Blast (ou Aura Sphere). Então caso precise de um atacante especial, ele pode fazer o serviço.
O maior problema de Decidueye acaba sendo sua tipagem frágil, possuíndo fraqueza para mais de 5 tipos, então usar um Tera Shard para virar Water, Steel ou Fairy aumentaria sua capacidade defensiva significativamente, ou até mesmo Flying ou Dark para abusar de Brave Bird e Knock Off.
Ofensivo:
Ability: Scrappy
Item: Power-Boost Item/Z Crystal/Tera Shard
- Leaf Blade
- Close Combat
- Brave Bird
- Knock Off
- Sucker Punch
- Roost
Outras opções: Triple Arrows, Shadow Sneak, U-Turn, Swords Dance, Protect
Defensivo:
Ability: Scrappy
Item: Leftovers/Tera Shard
- Triple Arrows
- Knock Off
- Roost
- Light Screen
- Protect
- Toxic
Outras opções: Giga Drain, Leaf Blade, Taunt.
Typhlosion-Hisui
Fire/Ghost
Ability: Blaze / Frisk (Hidden)
Stats:
HP: 73
Atk: 84
Def: 78
Sp.Atk: 119
Sp.Def: 85
Speed: 95
Typhlosion faz parte da família de Fire/Ghost que consiste em Chandelure, Marowak-Alola, Ceruledge e Skeledirge, tendo como diferencial sua speed decente, sendo o mais rápido e sendo capaz de lançar golpes potentes apesar de não ter a mesma Sp.Atk de Chandelure (140).
Em suma, Typhlosion é um atacante especial que foca em dar muito dano e espalhar condições de status e abusar com seu Hex ou Infernal Parade. Em geral seus stats não são muito altos, mas também não são baixos, podendo ter um lugar confortável em vários times, com o suporte certo.
Movimentos Notáveis: Flamethrower, Fire Blast, Overheat, Heat Wave, Lava Plume, Eruption, Shadow Ball, Hex, Infernal Parade, Extrasensory, Focus Blast, Will-o-Wisp, Burn Up.
Builds:
Typhlosion tem um objetivo simples, que é abusar de condições de status e espalhar o máximo de dano que pode, então é fortemente recomendado que ele venha acompanhado de alguém que possa jogar Toxic Spikes no campo do oponente, assim como Sticky Web possa ajudar a remediar sua velocidade de 95 que, enquanto não é baixa, Typhlosion prefere garantia de que sempre vai atacar primeiro e um Will-o-Wisp rápido na frente de um golpe físico pode ser o que salva sua vida.
Infelizmente Frisk não tem muito valor, apesar de ter seus momentos nichos, Blaze compensa mais para uma explosão absurda de dano quando ele entra em vida crítica. Em geral Typhlosion adora itens como Charcoal e Spell Tag para aumentarem seus STABs, assim como Life Orb aumenta significativamente todos os golpes e ajuda Typhlosion a entrar na deliciosa área de Blaze mais rápido; do mesmo modo, um Choice Specs consegue dar dano absurdo se você treinar muito o seu Sp.Atk e compensa a restrição, pois sejamos sinceros, você só precisa usar Hex para ganhar partidas.
Não posso deixar as mecânicas de Z e Tera de lado, um Firium Z cabe muito bem com Eruption, assim como Fightinium Z dá dano massivo em Darks com Focus Blast como assim. Uma estratégia engraçada é fazer uso de Tera Fire com Burn Up, um movimento de 130 Base Power e 100% Accuracy que remove o seu tipo de Fogo, porém se você estiver terastalizado, esse efeito não entra em jogo e você permanece tipo Fogo para abusar de um duplo stab imensamente forte que não tem lado negativo, ou abusar de Tera Ghost para maximizar o dano de Hex e Infernal Parade ainda mais. Alternativamente Tera Grass, Fighting ou Fairy são ótimos para lidar com as fraquezas do Typhlosion, mas se usar Grass ou Fairy é necessário que utilize Tera Blast.
Status Spreader
Ability: Blaze
Item: Life Orb/Charcoal/Spell Tag
- Flamethrower
- Infernal Parade
- Overheat
- Focus Blast
- Will-o-Wisp
- Protect
Outras opções: Fire Blast, Lava Plume, Burn Up, Hex, Toxic, Extrasensory
Choice Specs:
Ability: Blaze
Item: Choice Specs
- Eruption
- Hex
- Burn Up
- Fire Blast
- Focus Blast
- Hidden Power Grass
Tera
Ability: Blaze
Item: Tera Shard
- Eruption
- Hex
- Burn Up
- Focus Blast
- Tera Blast*
- Will-o-Wisp
* para tipos além de Fire e Ghost
Samurott-Hisui
Water/Dark
Ability: Torrent / Sharpness (Hidden)
Stats:
HP: 90
Atk: 108
Def: 80
Sp.Atk: 100
Sp.Def: 65
Speed: 85
Samurott nasceu nesse mundo com um objetivo: cortar tudo. Graças a sua habilidade Sharpness, que aumenta o base power de todos os movimentos cortantes por 1,5x. E claro, ele recebe um arsenal cheio de ataques cortante para remediar o seu ataque que, enquanto bom, simplesmente não faz muito sem a habilidade.
O seu Atk e Sp.Atk balanceados é tanto uma benção quanto uma maldição. Se o Sp.Atk do Samurott fosse menor, natural ele teria os seus outros stats maiores, porém ele faz muito bom uso de seu ataque especial com o que lhe é dado com acesso a Ice Beam e Air Slash, esse último recebe o boost de Sharpness!
Em geral os seus stats deixam muito a desejar, porém ele possui uma habilidade muito boa que, quando complementada com o seu movepool, consegue fazer um estrago muito bem feito.
Movimentos Notáveis: Razor Shell, Aqua Cutter, Ceaseless Edge, Night Slash, X-Scissor, Fury Cutter, Sacred Sword, Smart Strike, Air Slash, Ice Beam, Encore, Aqua Jet, Taunt, Swords Dance, Sucker Punch, Focus Energy.
Builds:
Samurott tem essencialmente duas formas de ser montado: uma que não foca em critical hit... e outra que foca, e ambas são igualmente viáveis, a diferença principal vem pela escolhe de movimentos que você usa. Primeiro vem seu movimento pessoal Ceaseless Edge, que possui 97 base power após Sharpness e quando acerta o oponente, coloca Spikes no campo, o que é simplesmente fantástico. Eu poderia entrar em uma enorme tangente de como a história de Spikes desenvolveu no decorrer das gerações, mas o que precisam entender é: passivamente machucar o oponente por 12,5%/16.5%/20% da vida do oponente só por entrar em campo, e acima disso tu dá dano grande toda vez que usa o movimento, é um avanço ofensivo que consegue quebrar muitos times despreparados, você não é bloqueado por Taunt e consegue deter Rapid Spinners e Defoggers com alta concistência, visto que cada turno que eles tentarem remover os Hazards é um turno em que você coloca de volta em campo enquanto você enfraquece o oponente que tenta deter os Spikes.
Como se isso não fosse o bastante, Samurott ainda possui Razor Shell e Air Slash com 112 base power, X-Scissor com 120 de poder, Smart Strike com 105 e Sacred Sword com 135 de poder. Ou seja, é como se todo movimento que tu usasse fosse um Fire Blast da vida. Isso sem contar Night Slash e Aqua Cutter, que possuem chance aumentada de crit e, com Focus Energy, são golpes de 105 base power que sempre dão crit, causando dano tremendo por pouco custo.
Por fim, os itens. Samurott aprecia aumentar o seu dano o máximo que puder, então Power-Boosting Itens tipo Mystic Water e Black glasses; Life Orb e Metronome são ótimas formas de dar o empurrão que Samurott quer para conseguir derrotar seus inimigos apesar de seus stats. Infelizmente, apesar de sharpness dá um aumento enorme no base power dos movimentos, ele não reflete no dano gerado por Z Moves, portanto não sendo recomendado que ele use um. Já em Tera ele aprecia spammar os seus próprios STABs, mas um Tera Fighting, Steel ou Bug para ganhar STAB nos seus movimentos cortantes também facilita muito para que ele vença batalhas.
Standard Offense
Ability: Sharpness
Item: Black Glasses / Life Orb / Metronome / Tera Shard
- Ceaseless Edge
- Razor Shell
- Sacred Sword
- Smart Strike
- Knock Off
- Protect
Outras opções: X-Scissor, Fury Cutter, Sucker Punch, Aqua Jet, Air Slash, Taunt, Swords dance
Focus Energy
Ability: Sharpness
Item: Black Glasses / Life Orb / Metronome / Tera Shard
- Night Slash
- Aqua Cutter
- Fury Cutter
- Ceaseless Edge
- Sacred Sword
- Focus Energy
Outras Opções: X-Scissor, Smart Strike, Sucker Punch, Aqua Jet, Encore, Protect, Taunt, Swords Dance
Última edição por Irisu em Sáb 17 Dez 2022, 18:04, editado 3 vez(es)
Tendo isso em mente, eu queria fazer uma análise sobre cada um deles e quais itens e movimentos eles podem fazer mais uso durante a sua aventura.
Levem em conta que são apenas sugestões e cada um pode montar seus Pokémon do jeito que mais agraderem. Além disso eu vou usar termos que podem soar álien na minha explicação, então vou mandar um glossário no fim do post.
Decidueye-Hisui
Grass/Fighting
Ability: Overgrow / Scrappy (Hidden)
Stats:
HP: 88
Atk: 112
Def: 80
Sp.Atk: 95
Sp.Def: 95
Speed: 60
Decidueye é um Pokémon muito interessante. A primeira comparação que muitos fazem é com seu primo Breloom, que compartilham a mesma tipagem e stats semelhantes, possuindo mais Atk e Spd enquanto Decidueye possui mais Hp, Def e Sp.Def. As comparação não param aí, no entanto, pois ambos possuem cura em forma de Synthesis, apesar de Decidueye também ter Roost por consistência em climas que não sejam Sun ou neutro.
Apesar de não possuir Leech Seed, Poison Heal e Spore que nem Breloom, Decidueye consegue manter consistência em seus stats com uma coverage excelente e a capacidade de acertar Pokémon fantasma com a habilidade Scrappy, ainda batendo muito forte com sua movepool rica.
Movimentos Notáveis: Leaf Blade, Triple Arrows, Close Combat, Brave Bird, Knock Off, Sucker Punch, Shadow Sneak, Roost, U-Turn, Swords Dance, Baton Pass, Light Screen.
Builds:
Por possuir uma movepool vasta e rica, Decidueye pode fazer uso de várias opções, tanto ofensivas como defensivas. Seu potencial pode, portanto, ser aumentado com itens tipo Black Belt/Miracle Seed ou até mesmo um Z Move como Flyinium Z ou Fightinium Z para sets ofensivos, ou um leftovers para defensivos.
Curiosamente, seu ataque especial não é ruim e possui vários momentos especiais viáveis como Energy Ball, Air Slash, Focus Blast (ou Aura Sphere). Então caso precise de um atacante especial, ele pode fazer o serviço.
O maior problema de Decidueye acaba sendo sua tipagem frágil, possuíndo fraqueza para mais de 5 tipos, então usar um Tera Shard para virar Water, Steel ou Fairy aumentaria sua capacidade defensiva significativamente, ou até mesmo Flying ou Dark para abusar de Brave Bird e Knock Off.
Ofensivo:
Ability: Scrappy
Item: Power-Boost Item/Z Crystal/Tera Shard
- Leaf Blade
- Close Combat
- Brave Bird
- Knock Off
- Sucker Punch
- Roost
Outras opções: Triple Arrows, Shadow Sneak, U-Turn, Swords Dance, Protect
Defensivo:
Ability: Scrappy
Item: Leftovers/Tera Shard
- Triple Arrows
- Knock Off
- Roost
- Light Screen
- Protect
- Toxic
Outras opções: Giga Drain, Leaf Blade, Taunt.
Typhlosion-Hisui
Fire/Ghost
Ability: Blaze / Frisk (Hidden)
Stats:
HP: 73
Atk: 84
Def: 78
Sp.Atk: 119
Sp.Def: 85
Speed: 95
Typhlosion faz parte da família de Fire/Ghost que consiste em Chandelure, Marowak-Alola, Ceruledge e Skeledirge, tendo como diferencial sua speed decente, sendo o mais rápido e sendo capaz de lançar golpes potentes apesar de não ter a mesma Sp.Atk de Chandelure (140).
Em suma, Typhlosion é um atacante especial que foca em dar muito dano e espalhar condições de status e abusar com seu Hex ou Infernal Parade. Em geral seus stats não são muito altos, mas também não são baixos, podendo ter um lugar confortável em vários times, com o suporte certo.
Movimentos Notáveis: Flamethrower, Fire Blast, Overheat, Heat Wave, Lava Plume, Eruption, Shadow Ball, Hex, Infernal Parade, Extrasensory, Focus Blast, Will-o-Wisp, Burn Up.
Builds:
Typhlosion tem um objetivo simples, que é abusar de condições de status e espalhar o máximo de dano que pode, então é fortemente recomendado que ele venha acompanhado de alguém que possa jogar Toxic Spikes no campo do oponente, assim como Sticky Web possa ajudar a remediar sua velocidade de 95 que, enquanto não é baixa, Typhlosion prefere garantia de que sempre vai atacar primeiro e um Will-o-Wisp rápido na frente de um golpe físico pode ser o que salva sua vida.
Infelizmente Frisk não tem muito valor, apesar de ter seus momentos nichos, Blaze compensa mais para uma explosão absurda de dano quando ele entra em vida crítica. Em geral Typhlosion adora itens como Charcoal e Spell Tag para aumentarem seus STABs, assim como Life Orb aumenta significativamente todos os golpes e ajuda Typhlosion a entrar na deliciosa área de Blaze mais rápido; do mesmo modo, um Choice Specs consegue dar dano absurdo se você treinar muito o seu Sp.Atk e compensa a restrição, pois sejamos sinceros, você só precisa usar Hex para ganhar partidas.
Não posso deixar as mecânicas de Z e Tera de lado, um Firium Z cabe muito bem com Eruption, assim como Fightinium Z dá dano massivo em Darks com Focus Blast como assim. Uma estratégia engraçada é fazer uso de Tera Fire com Burn Up, um movimento de 130 Base Power e 100% Accuracy que remove o seu tipo de Fogo, porém se você estiver terastalizado, esse efeito não entra em jogo e você permanece tipo Fogo para abusar de um duplo stab imensamente forte que não tem lado negativo, ou abusar de Tera Ghost para maximizar o dano de Hex e Infernal Parade ainda mais. Alternativamente Tera Grass, Fighting ou Fairy são ótimos para lidar com as fraquezas do Typhlosion, mas se usar Grass ou Fairy é necessário que utilize Tera Blast.
Status Spreader
Ability: Blaze
Item: Life Orb/Charcoal/Spell Tag
- Flamethrower
- Infernal Parade
- Overheat
- Focus Blast
- Will-o-Wisp
- Protect
Outras opções: Fire Blast, Lava Plume, Burn Up, Hex, Toxic, Extrasensory
Choice Specs:
Ability: Blaze
Item: Choice Specs
- Eruption
- Hex
- Burn Up
- Fire Blast
- Focus Blast
- Hidden Power Grass
Tera
Ability: Blaze
Item: Tera Shard
- Eruption
- Hex
- Burn Up
- Focus Blast
- Tera Blast*
- Will-o-Wisp
* para tipos além de Fire e Ghost
Samurott-Hisui
Water/Dark
Ability: Torrent / Sharpness (Hidden)
Stats:
HP: 90
Atk: 108
Def: 80
Sp.Atk: 100
Sp.Def: 65
Speed: 85
Samurott nasceu nesse mundo com um objetivo: cortar tudo. Graças a sua habilidade Sharpness, que aumenta o base power de todos os movimentos cortantes por 1,5x. E claro, ele recebe um arsenal cheio de ataques cortante para remediar o seu ataque que, enquanto bom, simplesmente não faz muito sem a habilidade.
O seu Atk e Sp.Atk balanceados é tanto uma benção quanto uma maldição. Se o Sp.Atk do Samurott fosse menor, natural ele teria os seus outros stats maiores, porém ele faz muito bom uso de seu ataque especial com o que lhe é dado com acesso a Ice Beam e Air Slash, esse último recebe o boost de Sharpness!
Em geral os seus stats deixam muito a desejar, porém ele possui uma habilidade muito boa que, quando complementada com o seu movepool, consegue fazer um estrago muito bem feito.
Movimentos Notáveis: Razor Shell, Aqua Cutter, Ceaseless Edge, Night Slash, X-Scissor, Fury Cutter, Sacred Sword, Smart Strike, Air Slash, Ice Beam, Encore, Aqua Jet, Taunt, Swords Dance, Sucker Punch, Focus Energy.
Builds:
Samurott tem essencialmente duas formas de ser montado: uma que não foca em critical hit... e outra que foca, e ambas são igualmente viáveis, a diferença principal vem pela escolhe de movimentos que você usa. Primeiro vem seu movimento pessoal Ceaseless Edge, que possui 97 base power após Sharpness e quando acerta o oponente, coloca Spikes no campo, o que é simplesmente fantástico. Eu poderia entrar em uma enorme tangente de como a história de Spikes desenvolveu no decorrer das gerações, mas o que precisam entender é: passivamente machucar o oponente por 12,5%/16.5%/20% da vida do oponente só por entrar em campo, e acima disso tu dá dano grande toda vez que usa o movimento, é um avanço ofensivo que consegue quebrar muitos times despreparados, você não é bloqueado por Taunt e consegue deter Rapid Spinners e Defoggers com alta concistência, visto que cada turno que eles tentarem remover os Hazards é um turno em que você coloca de volta em campo enquanto você enfraquece o oponente que tenta deter os Spikes.
Como se isso não fosse o bastante, Samurott ainda possui Razor Shell e Air Slash com 112 base power, X-Scissor com 120 de poder, Smart Strike com 105 e Sacred Sword com 135 de poder. Ou seja, é como se todo movimento que tu usasse fosse um Fire Blast da vida. Isso sem contar Night Slash e Aqua Cutter, que possuem chance aumentada de crit e, com Focus Energy, são golpes de 105 base power que sempre dão crit, causando dano tremendo por pouco custo.
Por fim, os itens. Samurott aprecia aumentar o seu dano o máximo que puder, então Power-Boosting Itens tipo Mystic Water e Black glasses; Life Orb e Metronome são ótimas formas de dar o empurrão que Samurott quer para conseguir derrotar seus inimigos apesar de seus stats. Infelizmente, apesar de sharpness dá um aumento enorme no base power dos movimentos, ele não reflete no dano gerado por Z Moves, portanto não sendo recomendado que ele use um. Já em Tera ele aprecia spammar os seus próprios STABs, mas um Tera Fighting, Steel ou Bug para ganhar STAB nos seus movimentos cortantes também facilita muito para que ele vença batalhas.
Standard Offense
Ability: Sharpness
Item: Black Glasses / Life Orb / Metronome / Tera Shard
- Ceaseless Edge
- Razor Shell
- Sacred Sword
- Smart Strike
- Knock Off
- Protect
Outras opções: X-Scissor, Fury Cutter, Sucker Punch, Aqua Jet, Air Slash, Taunt, Swords dance
Focus Energy
Ability: Sharpness
Item: Black Glasses / Life Orb / Metronome / Tera Shard
- Night Slash
- Aqua Cutter
- Fury Cutter
- Ceaseless Edge
- Sacred Sword
- Focus Energy
Outras Opções: X-Scissor, Smart Strike, Sucker Punch, Aqua Jet, Encore, Protect, Taunt, Swords Dance
Última edição por Irisu em Sáb 17 Dez 2022, 18:04, editado 3 vez(es)