Ugo caminhou até sua posição no campo de batalha, do lado oposto de sua rival. Por alguns instantes, permaneceu estático, observando a garçonete que jazia a sua frente, alguns metros distante. Era notória sua semelhança com a irmã, aliás, tão notória quanto sua diferença. Apesar de apresentar traços bem parecidos, as duas se diferenciavam abruptamente não só pela cor de suas madeixas, mas também por sua postura, sua energia, seu "gestus". A treinadora que estaria prestes a enfrentar o menino parecia mais... como poderia dizer? "Quente".
Pansear já se apresentava pronto para o combate. Aparentava estar, assim como sua mestra dissera, "fervendo de ansiedade". A forma como aquele pokemon se portava ao campo de batalha era intimidador, ele parecia conhecer muito bem aquele local, com certeza já travara muitos duelos no local. Diante da situação, Ugo tomou uma decisão precipitada.
Levou rapidamente a mão direita até seu cinto. Por alguns segundos uma pequena esfera alvo-escarlate foi segurada com firmeza. Logo em seguida foi jogada ao ar.
A pokebola fez um trajeto parabólico, saindo das mãos do treinador até quase tocar o chão, sendo aberta logo antes de atingir o solo e retornando rapidamente ao dono.
Em meio ao campo de batalha surgia uma robusta criatura, sua pelagem branquíssima dialogava com o negro de suas garras que, por sua vez, combinavam perfeitamente com seu semblante irritadiço. Zangoose... sua simples presença no recinto fazia com que Ugo estremecesse, o treinador possuía claras lembranças de seu temperamento e poder destrutivo. Aquela era a primeira vez que o libertava de sua pokeball.
- Zangoose, preciso de você nessa b-batalha. Seu a-adversário é Pansear. - a voz do treinador saía trêmula e relutante, até mesmo levemente gaga, sua insegurança era nítida.
O pokemon não pareceu dar a mínima para o que Ugo dizia, permaneceu indiferente. E irritadiço, como sempre. O comportamento do furão fazia com que o menino se sentisse cada vez mais inseguro. Este ainda não parecia possuir confiança suficiente para controlar a imponente criatura.
"Droga... o Zangoose parece não me ouvir. Como eu faço agora? Acho que sou inexperiente demais para conduzi-lo... de qualquer forma, agora é tarde demais, tenho que tentar!"
Ugo conteve sua hesitação e colocou-se em um eixo mais firme. Tentou ao máximo parecer confiante e rígido.
- Zangoose, sei que pode não gostar, mas agora sou seu treinador. Doravante, terá que me obedecer! - o furão permanecia a ignorar seu dono. - Me ouça! Quer queira ou não, s-sou eu quem mando aqui! Se quiser alguma coisa t-terá que me escutar. - as palavras do menino soavam falsas, ele tentava mostrar-se durão mas falhava miseravelmente em encenar tal papel. - Vamos, Zangoose... - logo Ugo já não conseguia manter a encenação, seu discurso deixava pra trás a rigidez e agarrava um tom de afeto. - Vamos, Zangoose, preciso de sua colaboração. Eu entendo, sei que pode ser difícil pra você acatar ordens de um humano, mas temos que lutar lado a lado se quisermos vencer. Tem que confiar em mim, eu posso te ajudar. Vamos batalhar juntos, como amigos. Eu compreendo o que sente.
De fato, Ugo compreendia. Não sabia por quê, mas compreendia o que se passava na cabeça de seu pokemon, entendia seus dilemas e emoções. Restava agora saber se o imponente animal o escutaria.
- Zangoose, confie em mim. Ouça o que te digo. - as palavras do treinador eram pronunciadas em um tom que conjugava harmonicamente firmeza e doçura, de uma forma que apenas ele podia proferir, e apenas em momentos como aquele. - Ouvi dizer que seu adversário possui um novíssimo golpe: Grass Knot. Esse golpe visa derrubar o oponente ao chão: pode ser perigoso para você. Por isso quero que você comece a luta com um Quick Attack. Utilize sua rápida movimentação para desviar dos golpes forem lançados à você e desfira um golpe pelas costas de seu inimigo. Em seguida, rapidamente prenda-o com uma de suas patas. Use as garras e o peso de seu corpo para imobilizá-lo, aproveite-se de sua força e estatura superiores. Por fim, com a outra pata, desfira um poderoso Dynamic Punch bem no rosto de seu adversário, na região dos olhos. Vamos Zangoose, confio em você!