Um movimento inesperado era executado por Chansey, fazendo com que a luta tomasse um rumo completamente diferente. O avançada técnica Light Screen fazia com que quatro paredes de vitrais amarelos luminosos surgissem ao redor da pokemon ovo, protegendo-a contra o, até então bem efetivo, Mega Drain.
O nervosismo novamente tomava conta da mente de Ugo, um calafrio percorreu longitunalmente seu corpo, subindo de seus pés até atingir fortemente sua cabeça quase como um impacto. A primeira reação do treinador fora a mais desesperadora o possível, Coralina e Chansey pareciam ter crescido em meio ao campo de batalha, a imponência das duas nunca havia parecido tão marcante para o ingênuo garoto.
Em outros tempos, Ugo certamente teria se deixado contaminar pelo desespero e teria desistido, aliás, mesmo naquele momento, naquela batalha, também iria desistir se não fosse por um pequeno detalhe que o impediu. Um pouco antes de ordenar que Chansey utilizasse a parede de luz, Coralina havia reconhecido as habilidades do garoto como treinador. Isso mesmo, aquela brilhante treinadora havia dito as seguintes palavras: "Querido, sei que você é bom mesmo como treinador! E posso jugar que você está pronto pra enfrentar o meu amigo, Brock".
Tais palavras vieram à memória do treinador no instante em que se encontrava mais desesperado e fizeram-no se acalmar.
"Não posso deixar que minha covardia me faça desistir agora. Não após sentir o reconhecimento de Coralina... tenho que lutar até o fim!"
- Bulbasaur, sei que você percebeu que a fraqueza quase me venceu agora, você não deixaria de notar não é, amigo? Me desculpe, não deixarei que isso aconteça novamente, lutarei ao teu lado com todas as minhas forças! Vamos nos colocar na defensiva novamente nesse turno, fique atento aos golpes de sua adversária, principalmente ao poderoso Double-Slap. Mantenha-se focado para conseguir desviar com sucesso desses ataques. Permaneça na defensiva e espere um momento oportuno para utilizar seu Sleep Powder. Seja preciso, Bulba, esse golpe precisar ser bem sucedido. Caso não consiga colocá-la para dormir na primeira tentativa, use novamente seu Sleep Powder. É importantíssimo que obtenhamos sucesso nesse golpe, isso pode significar nossa vitória ou nossa derrota, pequeno. Caso você consiga acertar o pó do sono de primeira, vamos partir para cima com o Headbutt, assim não seremos combatidos pelo Light Screen. Força, Bulba, temos que agir com força total agora!