[Escola]Universidade Pokémon
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Re: [Escola]Universidade Pokémon
1- JustNorman(JustNorman)
2- JV. (Surik)
3- Gyusuki (Gyusuki)
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2- JV. (Surik)
3- Gyusuki (Gyusuki)
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Weee ~
Lessa- Membro
- Alertas :
Re: [Escola]Universidade Pokémon
- Porque isso ainda existe; leia isso:
- Bom, como ando entediado, vou postar aqui algumas coisas sobre o atual metagame de ORAS quando me der na telha, baseado em playstyles, análises individuais de mons e notícias quanto à bans/tiershifts. Welp, lets vamos
Por quê Hyper Offense?
Sem sombra de dúvidas, Hyper Offense é o meu playstyle favorito e não só o meu, quanto o de muitos outros players de ORAS. Mas por quê essa preferência por um estilo de jogo tão arriscado? Não seria melhor usar equipes Balanceadas(Balanced), que geralmente tem um core defensivo seguro? Ou mesmo stall, que adota uma tática mais defensiva?
Primeiramente, Hyper Offense não é o único tipo de equipe ofensiva. Existem os próprios offenses, que se tratam geralmente de 4~5 pokémon ofensivos/sweepers e um pokémon geralmente chamado como "Botão de emergência", ou algo do tipo, que geralmente se trata de um mon(usarei a abreviação mon por que escrever Pokémon toda hora é chato c.c) com uma tipagem e efforts mais defensiva, geralmente para wallear algo que a equipe não consiga bater com facilidade mesmo sendo ofensiva, assim também funcionando como Pivô, ou algum Stallbreaker, ou mesmo um pokémon ofensivo que carrega status como paralysis. Exemplos dos três tipos e de uma Offense Team seguem abaixo.
- Pivot:
Washington (Rotom-Wash) @ Leftovers
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe
Bold Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Volt Switch
- Will-O-Wisp
- Pain Split
- Stallbreaker:
- Gliscor @ Toxic Orb
Ability: Poison Heal
EVs: 244 HP / 8 Def / 200 SpD / 56 Spe
Careful Nature
- Taunt
- Toxic
- Earthquake
- Protect|Roost
- All-out attacker com status:
- Vorselon (Alakazam) (F) @ Focus Sash
Ability: Magic Guard
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Psyshock
- Focus Blast
- Shadow Ball|Dazzling Gleam
- Thunder Wave
- Exemplo de Offense Team:
- Gliscor @ Toxic Orb
Ability: Poison Heal
EVs: 244 HP / 8 Def / 200 SpD / 56 Spe
Careful Nature
- Taunt
- Toxic
- Earthquake
- Protect
Feraligatr @ Life Orb
Ability: Sheer Force
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Waterfall
- Crunch
- Ice Punch
Latias @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 72 HP / 184 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Defog
- Draco Meteor
- Psyshock
- Healing Wish
Altaria @ Altarianite
Ability: Natural Cure
EVs: 120 Atk / 212 Def / 176 Spe
Impish Nature
- Dragon Dance
- Roost
- Return
- Earthquake
Talonflame @ Choice Band
Ability: Gale Wings
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Flare Blitz
- Brave Bird
- U-turn
- Steel Wing
Ferrothorn @ Leftovers
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 136 Def / 120 SpD
Relaxed Nature
IVs: 0 Spe
- Stealth Rock
- Leech Seed
- Gyro Ball
- Protect
Note que esta equipe possui dois "Botões de emergência" no Ferrothorn e Gliscor, e vale citar que o jogo de efforts mais defensivo da Altaria se deve ao fato de após um dragon dance você já possuir 429 de atk. Confira um replay dela aqui(A partida é longa pra cacete[100 turnos pra um offense é muita coisa] e eu tava no skype testando algumas coisas e zoando, então ignore os links do youtube): http://replay.pokemonshowdown.com/ou-253713279
Além do Offense e Hyper Offense existe também o Bulky Offense, que como o nome sugere é composto por 6 mons que mesmo rápidos, possuem bases de HP e defesas respeitáveis para tankar hits e manter seu momentum.
- Exemplo de Bulky Offense Team:
- Malphite (Diancie) @ Diancite
Ability: Clear Body
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Hasty Nature
- Protect
- Moonblast
- Diamond Storm
- Earth Power
Consul (Rotom-Wash) @ Leftovers
Ability: Levitate
EVs: 200 HP / 252 Def / 56 Spe
Bold Nature
- Will-O-Wisp
- Volt Switch
- Hydro Pump
- Pain Split
Richard Parker (Landorus-Therian) @ Earth Plate
Ability: Intimidate
EVs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe
Adamant Nature
- Earthquake
- U-turn
- Stone Edge
- Stealth Rock
Kha' Zix (Scizor) (M) @ Choice Band
Ability: Technician
EVs: 248 HP / 252 Atk / 8 SpD
Adamant Nature
- U-turn
- Bullet Punch
- Pursuit
- Superpower
Mandy (Mandibuzz) @ Leftovers
Ability: Overcoat
EVs: 152 HP / 252 Def / 104 SpD
Bold Nature
- Defog
- Roost
- Toxic
- Foul Play
Ally (Dragonite) (F) @ Weakness Policy
Ability: Multiscale
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Dragon Claw|Outrage
- Fire Punch|Earthquake
- Extreme Speed
Visto esses outros tipos de offenses mais seguros, por quê utilizar um arquétipo tão arriscado quanto o Hyper Offense? Mas é ai que tá a coisa. Apesar do alto risco, a recompensa é boa, visto que com HO é fácil quebrar equipes Balanced e até alguns Stalls com bom Teambuilding, visto que são equipes bem fáceis de se buildar. O Hyper Offense geralmente é composto por um Suicide Lead, que geralmente é um lead rápido usado para usar Stealth Rock/Spikes, geralmente com taunt para evitar outros leads de fazer o mesmo, e daí bater até cair ou sair de campo para pressionar o oponente e fazer essas hazards renderem. No mais, Hyper Offense possui alguns Setup Sweepers, um Revenge Killer e um pokémon rápido um pouco mais bulky, geralmente carregando o item Assault Vest. As equipes Híper Ofensivas se baseiam em Pivoting para ganhar momentum e pressionar a equipe adversária, assim tendo chances de quebrar possíveis ameaças para a mesma.
- Exemplo de Suicide Lead:
- Skarmory @ Custap Berry
Ability: Weak Armor
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe
Timid Nature
- Taunt
- Stealth Rock
- Spikes
- Brave Bird
- Exemplo de Hyper Offense Team:
- Terrakion @ Focus Sash
Ability: Justified
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Taunt
- Close Combat
- Rock Slide
- Stealth Rock
Azumarill @ Sitrus Berry
Ability: Huge Power
EVs: 116 HP / 252 Atk / 140 Spe
Adamant Nature
- Belly Drum
- Aqua Jet
- Play Rough
- Knock Off
Landorus-Therian @ Salac Berry
Ability: Intimidate
EVs: 252 Atk / 88 Def / 168 Spe
Jolly Nature
- Substitute
- Swords Dance
- Earthquake
- Stone Edge
Scizor @ Scizorite
Ability: Light Metal
EVs: 36 HP / 252 Atk / 220 Spe
Adamant Nature
- Bullet Punch
- Bug Bite
- Superpower
- Swords Dance
Raikou @ Assault Vest
Ability: Pressure
EVs: 252 SpA / 16 SpD / 240 Spe
Timid Nature
- Volt Switch
- Thunderbolt
- Hidden Power [Ice]
- Shadow Ball
Talonflame @ Choice Band
Ability: Gale Wings
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
- Tailwind
- Brave Bird
- Flare Blitz
- U-turn
Você pode ver esta equipe em ação aqui, ainda no Suspect Test de Landorus-Incarnate: https://youtu.be/1ldL0rKYntE
Bom, espero que tenham gostado desse pequeno artigo que fiz, talvez nas próximas semanas eu traga mais deste tipo, achei bem divertido escrever isso, até. Caso não tenha entendido alguma gíria, você pode ver seu significado aqui: www.smogon.com/dp/articles/pokemon_dictionary
Caso quem se inscreveu anteriormente ou não queira testar essas teams e mostrar algum replay das mesmas explicando as jogadas aqui, pode ficar à vontade.
Well, smell ya later! :]
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