Após ver que os Rockets não estavam para brincadeira e que uma batalha estava prestes a começar, Mahiro resolveu que, mesmo com um dos seus maiores medos do outro lado, ele teria que mostrar para aqueles criminosos que a vida não tem que ser levada desse jeito, além do que, realmente o crime não compensa.
Então, a partir daí, o garoto averiguou as condições de sua equipe e viu que todos estavam bem e que tinham chances de batalhar. E ao observar Rico, o jovem percebeu que seu amigo continuava com o semblante tenso, claramente, ele ainda não tinha encontrado sua pokébola, mas antes que eles pudessem ter qualquer nova ação, a dupla de bandidos, ao dizer, lhes reservaram uma estranha surpresa:
- Espere ai Mark, aquele não é o idiota que nós acertamos quando chegamos aqui na rota 5? – Questionou a mulher. – Pow Gwen! É mesmo, HAHAHAHA, pensei que essa retardado ainda estivesse desmaiado, HAHAHAHA. – Disse o cínico homem dos Rockets.
Contudo, algo ainda mais surpreendente estava prestes a ser revelado, um fato, que iria tornar aquela batalha algo, realmente, necessário, já que a segurança do amigo de Rico estava sendo levada em consideração:
- Olha aqui seu idiota! - E retirando uma pokébola do bolso e a apontando para a dupla, o mau feitor continuou a dizer: - Te traz alguma lembrança? É a sua pokébola! Nós te reviramos e a única coisa de valor que encontramos com você era ela, nem sabemos que pokémon é, mas ficamos com ela, para que, quando chegássemos no esconderijo, descobríssemos que criatura ela escondia. Agora, além dela, nós levaremos mais três pokémons conosco, ninguém mandou vocês se meterem com a gente.
Diante desse fato, os pokémons de Mahiro, enfim, seguiram as ordens do garoto, enquanto a dupla de Rockets, também gritou a sequência de comandos a seus pokémons:
- Koffing, use seu Tackle em Bulbasaur, depois, surpreenda-o com seu Assurance. - Ordenou o homem. - Farfetch’d, use seu Leer no Murkrow, em seguida, use um Poison Jab nele.
Dessa forma, viu-se os pokémons partindo com tudo para a execução de suas ordens:
Primeiramente, Bulbasaur acertou sua Leech Seed no Koffing, técnica que cobriu o corpo da criatura com um forte emaranhado de vinhas, contudo, o pokémon venenoso conseguiu ainda acertar o inicial de planta com seu Tackle, golpe que deu uma boa parcela de danos ao pokémon. Enquanto isso, Farfetch’d empregou seu Leer e diminuiu os atributos de defesa do pássaro rival, porém, Murkrow voou com tudo para cima dele e o feriu com seu Pursuit.
A batalha, claramente, tinha se dividido em dois núcleos distintos, onde cada dupla de pokémons tentava acertar um ao outro com as técnicas escolhidas pelo trio de treinadores:
Depois de se machucar graças ao Tackle, Bulbasaur conseguiu se reerguer e, após um salto preciso, o bulbo acertou um forte Headbutt no pokémon bomba de gás, mas a criatura dos Rockets não deixou isso barato e, através de um Assurance, ele contra golpeou o amigo de Mahiro, porém, os efeitos do Leech seed drenaram uma boa parte das condições vitais do pokémon e as enviaram para Bulbasaur, fato que restituiu um pouco das forças do pokémon planta. Já na outra parte da batalha, viu-se Farfecth’d ferindo Murkrow com seu Poison Jab, no entanto, o pássaro negro não perdeu a chance de esfolar a ave adversária com seu Peck.
Era perceptível que a disputa seria acirrada, Mahiro estava concentrado em seus pokémons, Rico, estava atônito diante do que havia sido dito pelos Rockets sobre seu amigo, Growlithe, parecia perfeitamente bem, uma vez que ele ficava olhando para Mahiro como se esperasse que o treinador o orientasse na batalha. Agora, o que restava era esperar e torcer pelo bom desempenho de todos ali, entretanto, novamente, ouviu-se as vozes dos criminosos:
- Koffing, use seu Poison Gas no Bulbasaur, depois, machuque-o mais com seu Tackle. – Era o irritante bandido. - Farfetch’d, não desanime, mostre para esse Murkrow como se usa um Peck, em seguida, use seu Gust contra ele. – Gritou a Rocket do sexo feminino