Soube pelas ruas da cidade que o Colégio Pokémon estava atrás de treinadores dispostos a dar palestras complementares para seus alunos, além de colocar suas habilidades em prática. Este era um tipo de ação que gostava de contribuir, mesmo que não tenha tanta experiência assim. Pensei um pouco nas possibilidades de conteúdo para trabalhar em sala de aula, e pensei em um que tinha um certo domínio. Mas para isso precisaria de uma certa preparação.
Ainda pela manhã passei em um tipo de feita da cidade e pedi para os comerciantes uma ou duas berries de cada tipo para usar na aula para as crianças, e para minha felicidades eles gentilmente ofereceram algumas para esse propósito. Alguns dos feirantes eram pais, avós ou irmãos de alunos, então era do entendimento deles que essa pequena ajuda seria de uma grande contribuição para a sociedade como um todo. Agradeci amplamente e segui para o colégio, planejando ministrar a palestra para alunos mais novos, no período da tarde.
Assim que cheguei ao colégio, liberei todos os meus Pokémons e expliquei a situação. Precisaria que eles participassem de uma encenação, onde eles seriam Pokémon afetados por algum efeito negativo, e como curar e tratar esses efeitos era o conteúdo que trabalharia. Kinney seria o Pokémon afetado por envenenamento, então peguei um pouco de tinta a base d’água da secretaria do colégio para fazer pequenas manchas roxas em suas bochechas. Lucy seria o Pokémon afetado por queimaduras, então usei um pouco da tinta vermelha para salpicar suas folhagens. Leona seria o Pokémon afetado por paralisia, então fiz pequenos traços de tinta amarela em seu corpo. Elune seria afetada por congelamento, então salpiquei seus pelos com um pouco de tinta azulada e lhe dei o tormento desafio de ficar parada o tempo todo! Já Cassidy… bem, nenhum papel lhe cabe melhor que o afetado por sono, então ele teria que basicamente ser ele mesmo! Por fim, Logan seria o Pokémon afetado por confusão, então as instruções que passei para ele era para que ficasse caminhando como se estivesse desorientado, e ocasionalmente batesse, bem levemente, em alguma estrutura da sala. Logo depois desse preparo, eles começaram um tipo de ensaio coletivo, enquanto fui até a cozinha e peguei alguns frascos vazios. Espremi uma de cada berrie curativa e misturei com água, fazendo um tipo de suco, para simular os itens adquiridos no Centro Pokémon.
Com tudo preparado, fui até a sala de aula esperar os pequenos. Na medida que iam entrando, comprimentava-os e respondia algumas perguntas curiosas. - Boa tarde, crianças! Meu nome é Galvanis, e hoje teremos uma aula um pouco diferente! - quando o sinal indicou o início da aula, me levantei e comecei a falar, indo até o quadro e escrevendo meu nome, de modo que todos pudessem ver - Primeiro de tudo, quem aqui gosta de Pokémon? - disse, enquanto um pequeno alvoroço se formava na sala, já que todas elas erguiam os braços e gritavam “Eu!” - Ótimo, perfeito! Vocês sabem que existem Pokémon de vários tipos e habilidades, certo? E que alguns movimentos podem causar efeitos além de um dano, efeitos que causam incômodos e dores nos Pokémon. - continuei falando, enquanto observava cada rostinho - Durante as futuras aventuras, vocês encontraram estas dificuldades em seu caminho, então é muito importante saber como cuidar de cada uma delas, certo? - lancei a pergunta, tendo um novo pequeno alvoroço como resposta - Tudo bem! Quero apresentar a vocês meus ajudantes! - tomei minhas pokébolas em mãos e liberei todos os “atores” que me ajudariam na aula, em linha voltados para frente da turma. - Estes Pokémon foram afetados por diversos efeitos negativos. Muitas vezes um Centro Pokémon não estará ao alcance de vocês, mas para nossa sorte existem formas para tratar desses efeitos com itens vendidos nas cidades ou com elementos que podemos encontrar na natureza, durante nossas aventuras! - na medida em que falava caminhei de um lado para o outro, gesticulando e falando pausadamente. Assim que estava quase terminando, voltei para o quadro e comecei a escrever.
- O primeiro efeito que vamos ver é o envenenamento. Vários tipo de Pokémon utilizam dessa ferramenta para se proteger e para atacar, principalmente os tipos Poison e Grass. Quando um Pokémon é envenenado, aos poucos ele vai se enfraquecendo até não ter mais condições e desmaiar. Aqui vai um ponto de atenção - desenhei uma estrelinha - Movimentos como o Toxic podem causar um tipo mais forte de envenenamento, chamado de “Badly Poisoned”, então é bom ficarem atentos a isso. Para saber se um Pokémon foi envenenado, veja se ele apresenta pequenas manchas ou bolhas roxas sobre seu corpo, além de ficar mais cansado e ofegante. O remédio para tratar do envenenamento chama-se Antídoto, e sua cor é amarelo. Existe também a Pecha Berry, uma fruta de cor rosa. - escrevi todas as informações no quadro e fiz alguns desenhos.
- O próximo efeito é o de paralisia. Como o próprio nome diz, ele incapacita o Pokémon de se mover ou atacar, além de diminuir sua velocidade. Ataques elétricos são os que mais causam esse efeito, porém o Stun Spore de alguns Pokémon tipo Grass e Bug podem causar esse efeito, por exemplo. Um Pokémon paralisado ficar um pouco atordoado e apresentar pequenos raios estáticos saindo de seu corpo. Um Paralizy Heal é usado para curar esse efeito, mas também ter uma Cherry Barry consigo é bem útil! - da mesma forma, escrevi as informações e expliquei com calma e paciência - Parecido com a paralisia temos o congelamento, mas a grande diferença é que o Pokémon congelado não pode ser mover de modo algum, ficando no mesmo estado até ser curado, além de ficar mais frio ao toque e ter uma cor mais azulada. Movimentos do tipo Ice podem causar esse feito, e para curá-los basta aplicar um Ice Heal ou dar uma Aspear Berry para o Pokémon comer, mas esse status também pode desaparecer se o Pokémon congelado for atingido por um movimento do tipo Fire.
- Falando em tipo Fire, movimentos desse elemento podem causar queimaduras nos Pokémon. Essa enfermidade além de causar dor e danos nos Pokémon atingidos, também deixa seus ataques mais fracos. Ao contrário do congelamento, o Pokémon afetado fica mais quente, além de apresentar uma cor mais avermelhada. Aqui temos mais um ponto de atenção! - fiz uma nova estrelinha - Todos os movimentos do tipo Fire podem causar queimaduras, mas um movimento do tipo Water chamado Scald também pode, então fiquem atentos! Para curar esse status, basta usar um Burn Heal ou uma Rawst Berry. - continuei a explicação passando para outro tópico - Alguns movimentos do tipo Psychic podem deixar seus Pokémon desorientados e dificultar que eles obedeçam a seus comandos. Chamamos esse efeito de confusão, e um Pokémon afetado por ele pode até se machucar se não for tratado rapidamente. Além dos tipo Psychic, existem movimentos como Supersonic e Swagger, aprendidos por vários tipos diferentes de Pokémon, que podem causar esse efeito, além de movimentos como Thrash e Petal Dance, que podem causar esse efeito no Pokémon que os utilizou. Diferente dos outros efeitos, a confusão se cura sozinha com o tempo, mas é aconselhável usar algum item para interromper o efeito ou até mesmo substituir o Pokémon do combate. Infelizmente não existe um item próprio para curar a confusão, então somente um Full Heal ou um Full Restore para curá-lo, mas uma Persim Berry pode fazer esse mesmo efeito em um Pokémon afetado.
- Por fim, temos o efeito de sono. Todos os Pokémon precisam descansar, e a maior deles precisam dormir, porém há alguns movimentos que podem induzir um Pokémon ao sono durante uma batalha! Para identificar um Pokémon com sono, bem… alguns podem roncar bem alto! - fiz uma brincadeira, arrancando piadas da turma - Assim como a confusão, existem efeitos que induzem o sono dos oponentes ou do próprio usuário, mas para esse efeito existe um Awakening como item de cura direta, além é claro da Chesto Berry! - praticamente preenchi o quadro com todas aquelas informações e deixei que as crianças as copiassem.
- Bem, como disse antes, estes Pokémon foram afetados por status negativos. Quero que trabalhem em equipe e, juntos, identifiquem e curem cada um destes seis Pokémon! Podem usar as anotações de seus cadernos e do quadro. Podem começar! - observei os pequeno caminharem pela sala e observarem cada um de meus parceiros de time. Logan era atrevido e volta e meia dava uma rosnada bem engraçada pro lado das crianças, fazendo algumas correr! Kinney, Leona e Lucy simulavam dores para ajudar as crianças na identificação, mas obviamente Cassidy foi o mais… óbvio! - Olha, ele tá roncando! - as crianças riam do jeito despojado que o lutador estava, mas não sei se de fato ele estava dormindo ou se era encenação. - Aqui estão os itens que vocês vão usar para curar estes Pokémons! Assim que identificarem o problemas, ajude os Pokémon a ingerir o remédio! - coloquei os frascos com os sucos coloridos sobre a mesa, tendo cada um deles um rótulo e uma cor parecida com sua contraparte vendida nas lojas. Já havia combinado com cada um dos meus Pokémon a “melhorarem” somente quando ingerir o remédio relacionado à sua “enfermidade”. Pouco a pouco, os alunos identificaram corretamente cada um dos efeitos e os curavam, incluindo os meus parceiros na brincadeira. Por fim, entreguei a todos ali as berries restantes que tinha recebido e terminamos a aula com algumas brincadeiras, como Lucy e Leona brincando de ciranda, Kinney e Logan em um pique-pega diferente, onde as crianças tentavam pegá-los com ajuda de Elune e algumas crianças aprendendo a meditar com Cassidy!