Após realizar algumas paradas durante seu percurso, um ônibus que vinha da cidade de Mountrock chegava à estação rodoviária de Slareport City. Enquanto isso, dentro daquele ônibus, algo peculiar parecia ocorrer: um Gastly flutuava silenciosamente pelo ar, conforme se aproximava lentamente do ouvido de um jovem treinador. Na sequência, subitamente, o mesmo gritava - em alto e bom som - de maneira escandalosa, parecendo fazer aquilo de maneira proposital, de modo a acordar o garoto com um grande susto.
Tal ação também acabava assustando outros passageiros, e assim que se recuperava do susto, o garoto dos cabelos brancos se via obrigado a deixar rapidamente o local, antes que as outras pessoas pudessem culpá-lo pelas travessuras e bobeiras que seu fantasma venenoso fazia, gargalhando e se divertindo às custas das peças que pregava nas pessoas.
Porém, antes mesmo que pudesse ficar nervoso e dar uma grande bronca no Pokémon gasoso, Hytsu finalmente se dava conta do local em que havia descido, e percebia que finalmente se encontrava na maior cidade portuária da região de Hoenn, Slateport City, e era daquela mesma cidade que ele poderia tomar seu próximo meio de transporte, que o levaria até seu verdadeiro destino: o evento conhecido como Battle Pike.
Sendo assim, o menino natural das Ilhas Sevii, com seu comportamento agitado, elétrico e hiperativo, partia em direção ao porto da cidade litorânea, pedindo algumas informações no meio do caminho, de modo que pudesse chegar lá o quanto antes, já que a própria organização daquele evento estava oferecendo viagens gratuitas até o local onde o mesmo estava ocorrendo, tendo em vista que sua construção ficava em meio à rota marítima Alpha, a qual interligava as cidade de Slateport City e Dewford Town. E, ao chegar ao porto, logo tratava de procurar a embarcação que poderia levá-lo até o local.
Desse modo, ao encontrar o local indicado por quem havia lhe passado algumas informações, o jovem insulano logo tratava de se apresentar aos membros da staff daquele evento que ali se encontravam, os quais estavam responsáveis pelo transporte dos participantes, prontamente solicitando para que fosse levado na próxima embarcação que estivesse saindo para lá, empolgado e excitado para que pudesse colocar suas habilidades à prova naquele desafio de altíssimo nível.