O monotreinador enfim encontrava um bom momento para iniciar seus treinos com suas Pokémon, e não perdeu mais tempo. Resolveu praticar a velocidade de ambas, fazendo com que elas se tornassem ainda mais ágeis.
Estava certo quanto à rivalidade existente entre Uteki e Ikari, e tinha certeza de que este outro fator seria proveitoso para o treino em si.
As ordens foram compreendidas pelas Pokémon. Na verdade elas não entenderam muito bem se deveriam dar as voltas no chafariz ou contornando o chafariz, em terra. Quando ouviram os comandos do treinador, a Poliwag chegou a olhar para o chão ao seu redor e a Tympole pensou em saltar do chafariz ao chão, mas considerava se seria uma boa ideia dar aquelas voltas todas quando sequer tinha pernas, então resolveu ficar dentro d'água mesmo...
A demora das duas em começar o treino acabou por fazer o treinador as incentivar, e dessa forma Ikari começou a se movimentar. Saltou dentro d'água e começou a nadar velozmente, desviando de um pequeno Marill que estava logo à sua frente e seguindo o curso. Uteki demorou a perceber o que acontecia, mas acabou também iniciando a "corrida".
A Poliwag terminou a primeira volta na frente, e fez questão de dar um belo salto, passando por cima de um outro Pokémon e caindo perto da borda do chafariz, tomando impulso na parede e iniciando a segunda volta. Uteki deu um salto e um giro simples, não queria perder tempo nas acrobacias...
Ikari era terrivelmente mais veloz que Uteki. E ela sabia disso. A distância entre as duas somente aumentava a cada volta.
E a cada volta as acrobacias chamavam a atenção de mais pessoas, de modo que quase todos ali agora olhavam para a alucinante competição que havia se instaurado entre as duas!
Na 8ª volta, Ikari acabou por fazer uma curva mais fechada do que deveria e não conseguiu voltar para o traçado original que ela precisava seguir, batendo com força na parede do chafariz e arrancando expressões de dor da torcida.
As Pokémon continuaram dando as voltas. Uteki desistiu das acrobacias na 12ª volta, queria apenas diminuir sua distância em relação à Ikari, e fazia o seu melhor para isso. Até aquele momento, desviavam dos "obstáculos" com destreza.
Na 24ª volta, Ikari conseguiu o que queria: Uma volta inteira de vantagem em relação a Uteki. A Poliwag saltou por cima da Tympole e atirou um jato d'água (Water Gun) bem na frente de Ikari, sem a mínima pretensão de a atingir, apenas se exibindo. Foi um movimento belíssimo!
Entretanto, aquela foi a gota d'água para Uteki.
Quando Poliwag chegou novamente à água, na frente de Tympole, esta última moveu suas bochechas e disparou um ataque (Supersonic) na direção de Ikari, que sequer passou perto da mesma. Por sorte, Uteki havia calculado mal a trajetória da Poliwag, errando o ataque.
Por azar, todavia, o Supersonic acabou por atingir um Slowpoke que estava em um de seus raríssimos momentos dentro d'água. Naquele mesmo instante o Pokémon atacado ficou desorientado, coisa que seu treinador não percebeu porque estava distraído, e começou a se mover de maneira irregular dentro d'água.
Na 25ª volta, Ikari conseguiu desviar daquele desorientado Slowpoke. Mas Uteki não teve a mesma sorte. Acabou atingindo o Pokémon rosado com muita força, já que ela nadava com altíssima velocidade, arrancando um grunhido alto do lento Pokémon, que então chamou a atenção de seu treinador. Nenhum dos Pokémon sofreu um dano muito alto, mas percebia-se que sentiram o impacto. A Tympole voltava envergonhada para perto de Tey enquanto Poliwag já havia concluído a última volta.
Ambas estavam exaustas quando Tey as percebeu. Haviam realmente dado tudo de si naquelas 25 voltas, desviaram de obstáculos e ambas sofreram também algum acidente no percurso. Respiravam profundamente, de modo que a Poliwag de Tey sequer comemorou muito.
Não houveram cicnco segundos para que Tey ouvisse algum rapaz que se aproximava dele dizer:
- Ei, tome cuidado com suas Pokémon! Machucaram feio meu Slowpoke! Se você quiser fazer palhaçadas e chamar atenção tudo bem, mas não vá ser inconsequente assim e atingir os Pokémon dos outros, oras!
Aquele primeiro momento resultou em dois acidentes, duas Pokémon muito cansadas, um Pokémon alheio ferido e um rapaz pedindo mais cautela. Como Tey iria prosseguir no treinamento? Será que ele manteria a fórmula, ou tentaria alguma outra coisa?