Não bastasse o fato da dupla estar atrasada para o evento, logo eles foram pegos de surpresa por um grupo de valentões encrenqueiros. Blake, por ser do tipo mais tranquilo não deu a devida atenção para as provocações dos homens. Porém, Joul não fez o mesmo e respondeu as provocações muito bem. Em seus argumentos retrucou as palavras deles num misto de ironia e deboche, que claramente deixou todos ali incomodados.
Foi somente quando o maior deles, que aparentava ser o líder do grupo, aproximou-se de Joul de forma ameaçadora que Blake reagiu. Prontamente colocou-se entre o homem e Joul, encarando-o com raiva em seus olhos. McBride era alto e tinha um bom físico. Se permanecesse sério a maior parte do tempo, poderia intimidá-los.
Mas, ao invés de partir para a agressividade, o rapaz ordenou que os dois encrenqueiros, Rod e Nole, chamassem seus pokémons para uma batalha. Agora sim eles falavam a mesma língua. Sem perder tempo, Blake fez o mesmo, retirando uma pokébola de seu bolso e convocando seu Golbat.
- Se é uma batalha que vocês querem, vocês terão. Porém, se perderem, provem ser dignos ao menos uma vez na vida e nos deixem passar porque temos mais o que fazer, ok? Bruce, comece usando seu Confuse Ray em Crawdaunt e depois ataque o Breelom com Wing Attack!
Blake logo passou os comandos para seu fiél aliado e agora aguardava Joul chamar um de seus pokémons para ajudá-lo. Se queriam chegar no local a tempo, precisavam acabar com aqueles encrenqueiros o mais rápido possível.