Por fim, o menino das Ilhas Sevii acabava, realmente, seguindo até o Centro Pokémon da cidade de Mountrock City. Porém, ao chegar lá, toda a "adrenalina" gerada pelas confusões em que se metera no Valley of Steel acabava por abaixar, e conforme "o sangue esfriava", as dores causadas pelas colisões e escoriações espalhadas por seu corpo começavam a se fazer presentes, e em especial, a do coice que havia levado daquele enorme equino da região de Alola.
Com isso, não só os Pokémons do jovem treinador dos cabelos brancos eram atendidos, como o próprio garoto também recebia os devidos cuidados médicos naquela instalação. Mas, como nada é fácil para Hytsu, até mesmo seu tratamento acabava sendo um tanto quanto cômico, já que a Chansey que cuidava do mesmo parecia do tipo carrancudo, e acabava por esbofetear o mesmo conforme ele reclamava dos medicamentos que lhe eram aplicados.
Assim, ao fim de seu tratamento, o mesmo ainda se dirigia à área de convivência daquele Centro Pokémon, e lá resolvia utilizar uma das máquinas públicas para realizar algumas funções, sendo a primeira e mais urgente delas, o contato com o velho Ryuuma, seu avô. E, para isso, se dirigia até um dos computadores públicos no local, onde acabava tendo uma surpresa: seu avô aparecia online naquele exato momento, e ao tentar realizar uma conexão de videochamada, o velho Ryuuma acabava por atender.
HYTSU ———— Huh ?! Vovô !? - Se surpreendia Hytsu, ao ver que o idoso acabava atendendo sua videochamada, indicando que se encontrava em um Centro Pokémon da região de Hoenn.
RYUUMA ———— É, qual é o problema ? Como já tive que me render a essas tecnologias pra poder entrar em contato com você, acabei resolvendo aprender a usá-las direito... Acho que você está até mesmo atrasado, porque não tem aquele tal PokéNav... Largue de ser idiota e vá pegar um em Rustboro.. É de graça, garoto idiota... - Comentava o imponente idoso, que mal cabia na tela, por conta de seu porte físico enorme. - Aliás, que curativos são esses aí !? - Perguntava o mesmo, ao perceber alguns curativos espalhados pelos braços e rosto do menino. - Seu moleque maldito, não me diga que você realmente foi pro Valley of Steel ?!
HYTSU ———— Bléhehehe !! Fui sim, e fiquei preocupado de não te ver por lá... Achei que podia ter morrido, sei lá... - Respondia o jovem treinador, com seu jeito desleixado e inconsequente, cutucando o nariz com um dos dedos enquanto falava, fingindo não se preocupar com aquilo.
RYUUMA ———— Droga, garoto desgraçado ! Eu não te disse que não era para ir até lá ?! Até porque, se eu tivesse morrido por lá, você não sobreviveria nem a Meteor Falls. - Retrucava o idoso, que mais parecia ofendido com o fato do garoto ter cogitado a hipótese dele morrer como se fosse um treinador fraco, do que com todo o resto. - De qualquer forma, acabou que eu mesmo não fui até lá. Parece que esses fenômenos estranhos, aconteceram em outras regiões de Hoenn também, e eu acabei precisando lidar com uns problemas dos grande em um lugar chamado Mt. Pyre. - Explicava Ryuuma, comentando sobre os estranhos fenômenos ocorridos em regiões distintas de Hoenn. - Pelo menos, se você tá vivo, acredito que conseguiu resolver as coisas por lá, né ? RYUHAHAHA !!
HYTSU ———— ... - O menino parecia um pouco fechado naquele momento, evitando responder. - Eu... Eu acabei encontrando uns portais estranhos, chamados Ultra Wormholes... E deles, saíam uns Pokémons bem agressivos e fortes... Eu consegui lidar com eles, junto de uma pessoa que também havia sido "sequestrada" por um desses portais... Mas não consegui saber como as coisas terminaram por lá.. Porque ela... - Nesse momento, o menino travava, e preferia deixar aquilo de lado. - Ah.. Deixa...
RYUUMA ———— É, eu sei como é. Também tinham essas coisas no Mt. Pyre, e duas pessoas dessas perdidas, acho que diziam algo sobre serem conhecidos como "Fallers". Acabei lidando com uns Pokémons bem fortes lá também, lguns que eu nunca tinha visto, até. E depois ajudei essas pessoas a irem embora por um portal um pouco diferente, parecendo um arco-íris... Espero que tenham conseguido encontrar seu lar depois que seguiram por esse portal... - O velho treinador explicava um pouco sobre o ocorrido, que acabava sendo um tanto quanto semelhante ao que o jovem passara, exceto pelo desfecho. - Mas, me conte mais sobre o que aconteceu com você...
Com isso, a conversa prosseguia por mais um bom tempo, enquanto Hytsu explicava sobre todo o ocorrido entre ele e Luniera no Valley of Steel, tão como das partes boas resultantes daquilo, falando sobre todos os detalhes, os Pokémons que capturara no local, e o presente deixado pela mesma em sua partida, tão como o motivo pelo qual não sabia se, no fim das contas, os fenômenos no local haviam se encerrado ou não.
RYUUMA ———— RYUHAHAHA !! Essa moça parecia interessante, né ? Aliás, já está na hora de você caçar uma mulher pra você mesmo... RYUHAHAHA !! - Gargalhava Ryuuma, brincando com a situação, tentando descontrair um pouco. - Mas, fique tranquilo, garoto. E torça para não se verem mais... Pelo menos isso poderia indicar que ela voltou para seu lar em segurança, e agora está bem. - Comentava Ryuuma, com a experiência que seus longos anos de vida o haviam proporcionado. - E também, depois que esse portal colorido apareceu no Mt, Pyre, e aquele casal passou por ele, os outros pararam de surgir... Então, pelo menos, pode ser que quando essa tal Luniera retornou para casa, as cosias possam ter se tranquilizado por lá. - Dizia Ryuuma, que apesar de seu jeito estranho de lidar com seu neto, ainda conseguia, por vezes, tentar animá-lo. E, lembrando-se de algo que poderia aliviar a pressão que o rapaz parecia carregar consigo, resolvia comentar sobre algo que poderia interessá-lo. - Já me surpreende que você só tenha se machucado um pouco, já que os Pokémons que saíram desses portais pareciam bem fortes... Acho que posso ter te subestimado um pouquinho, garoto. RYUHAHAHA !! Leve isso como, talvez, um elogio... Gargalhava o velho, ao perceber certa evolução em seu neto. - E, caso você achar que pode realmente encarar algo pra demonstrar como cresceu, que tal participar desse novo evento que tá acontecendo perto de Slateport ? Se chama Battle Pike... Procure por informações na internet, e tente ir. Mas treine um pouco antes, para não ser surrado como você foi lá no Vale de Aço... e não conte com outras dicas tão fáceis na próxima vez... RYUHAHAHA !!
HYTSU ———— Ná... Vovô... Acho que não tô com cabeça pra isso... - Resmungava o púbere, ainda um pouco abatido pelo fato de não poder ajudar Luniera até o final.
RYUUMA ———— Hey, moleque... Não se esqueça de uma coisa: se você não conseguiu ajudar mais, é porque talvez você não estava forte o suficiente. Então, se você quiser ajudar mais na próxima vez, o melhor que você pode fazer é treinar e se tornar mais forte, para que tanto você como seus Pokémons possam, cada vez mais, estar lá por aqueles que precisam de ajuda !! - Exclamava o velho de maneira determinada e confiante em suas palavras, muito semelhante à forma como Hytsu se comportava, porém, ainda mais convicto e imponente em sua forma de se comportar. - Então, se você quer ser mais decisivo quando outras pessoas dependerem de sua ajuda, é melhor não ficar desse jeito aí, igual um derrotado. Então, levanta essa bunda daí e vá treinar !! Aliás, pelo que você falou, tem mais gente que precisa de você agora... Não se esqueça dos seus novos amigos... - Dizia Ryuuma, lembrando seu neto sobre os dois novos Pokémons que havia capturado. - Agora, pense melhor nessa sua atitude de perdedor, e dê um jeito de melhorar... Depois do evento, quem sabe não te dou uma chance de me mostrar um pouco da sua evolução contra mim ? Então, te vejo por aí... Se você ficar mais forte... RYUHAHAHAHA !! - E com isso, sem esperar mais respostas, o velho apenas encerrava a chamada, deixando o garoto refletir sobre aquilo que havia dito.
Aquele comportamento de Ryuuma ainda estava longe de ser "próximo", mas era o suficiente para o menino das Ilhas Sevii se sentir consolado pelo avô, tendo em vista que o carinho e as demonstrações de afeto entre eles, normalmente era feita por meio de socos, chutes e implicâncias, de modo que já dava para entender de onde Hytsu havia puxado aquele jeito de veras cômico e diferenciado de ser.
De toda forma, as palavras do velho treinador atingiam o púbere em cheio, e talvez lhe dessem a animação e um bom objetivo para não se abater, e buscar se tornar mais forte. Aliás, sua força não seria usada apenas em prol de si, mas também para proteger seus companheiros, seus amigos, e todos aqueles que estivessem necessitando de sua ajuda, fossem mais fracos ou mais fortes.
Mas, conforme fora tratado pela enfermeira, e depois seguindo a longa conversa com seu progenitor, o mesmo acabava percebendo que a noite já havia caído e o cansaço acabava se abatendo sobre seu corpo, devido à longa viagem e as aventuras que viver no Vale do Aço. E, sendo assim, acabava por tirar uma longa noite de sono, recuperando suas energias para o que estaria por vir pela frente, já que o Battle Pike era seu próximo objetivo.
Assim, acordando até mesmo tarde - já quase às dez horas da manhã - o jovem treinador prontamente se preparava, apressado, para dar início a seu treinamento antes de partir para o evento, do qual já havia lido as informações e o regulamento na internet anteriormente, e por isso, precisaria estar bem preparado para o que viria a enfrentar.
Sendo assim, o mesmo tinha seu time retornado por uma enfermeira do Centro Pokémon, e iria direto à um das máquinas públicas, fazendo algumas alterações em sua equipe, para que pudesse lidar com seus novos companheiros, tão como realizar seus treinamentos. Já as mudanças consistiam em depositar seu Mankey e seu Shellos, e trazer para a equipe atual o Drilbur e o Mudsdale que havia capturado no Valley of Steel.
Desse modo, estando tudo pronto e preparado, o mesmo saía caminhando pelas ruas da cidade de Mountrock, em busca de um local amplo e vazio, como um pasto ou terreno abandonado, para que pudesse dar início às coisas que tinha planejado para aquele dia, já que não possuía tanto tempo sobressalente, desde que o evento que pretendia participar já tinha prazo definido para seu encerramento, e o mesmo estava próximo.
Assim, caso encontrasse um local apropriado, o primeiro passo tomado pelo rapaz seria o de liberar seus amigos já conhecidos primeiro, para que pudesse dar início ao que pretendia fazer como treinamento. E, com isso, deixava que Yami e Shökyaku pudessem ter um tempo livre, enquanto deixava Shökyaku responsável por cuidar dos mesmos. Já em relação a Shirahoshi, o rapaz ensinava à mesma aquele TM que havia recebido como presente de Luniera, explicando que aquele também havia sido um presente de seu Kadabra, que fora adversário da mesma, e havia a reconhecido como uma forte oponente.
Aquilo poderia deixar a ave mais contente e mais disposta a aprender, por mais que sua reação natural fosse o de empinar o bico e olhar na direção oposta, como se ignorasse aquilo, devido ao seu comportamento quieto e mais afastado - fingindo não gostar de elogios ou cumprimentos, apesar de, no fundo, gostar daquilo -, mas, ainda assim, observava com atenção a nova técnica que poderia aprender.
HYTSU ———— Então, basicamente é isso, Shirahoshi. Você deve repousar em um ponto, e com isso, concentrar-se em acumular energias, recobrando aquela energia que você possa ter perdido em combate, entende ? - Explicava o jovem treinador, ao fim da aula sobre o TM Roost. - Pode parecer besteira, mas pense como você pode se tornar ainda mais forte, podendo recuperar suas próprias energias no meio de uma batalha, né ?! - Comentava o menino, animando a Pokémon Voadora em relação àquela técnica. - Então, tente apenas pousar em um lugar que te dê tranquilidade, e tente meditar para se livrar daquilo que possa te desconcentrar, como o Yami brincando por aí ou coisa do tipo, e pense apenas em recuperar suas energias com calma e fluidez, Ok ? - Dizia Hytsu, parecendo confiante nas capacidades da ave de compreender aquilo por conta própria, que talvez fosse até melhor par a mesma, dada seu comportamento mais tímido e recolhido. - Shökyaku, conto com você para cuidar do resto do pessoal, enquanto vou me afastar um pouco, pra poder conversar com o grandalhão e o boca-suja...
Era então que, ao se afastar um pouco dos demais companheiros, Hytsu passaria a fazer a parte mais difícil das tarefas que tinha reservado para aquele dia: tentar lidar com aqueles dois agressivos Pokémons que havia encontrado no Valley of Steel, buscando explicar a situação que se passava por ali, de modo que os mesmos pudessem se acalmar um pouco.
Para isso, se afastava ainda mais de onde pudessem haver outras pessoas e Pokémons - incluindo os seus - para que pudesse ter uma conversa mais séria e com maior privacidade com aqueles dois encrenqueiros.
Desse modo, chamando os Pokémons do tipo Terra para fora de suas esferas, o garoto evitava fazer movimentos bruscos, mas se mantinha de pé e com uma postura ereta e firme, para demonstrar que, apesar de não representar uma ameaça para os mesmos, também não se sentia intimidado por eles. Aliás, pelo comportamento demonstrado por aqueles Pokémons anteriormente, com a obstinação e o espírito de batalha de quem não estava disposto a ceder um milímetro sequer, Hytsu também demonstraria a eles o quão cabeça-dura poderia ser.
Seu objetivo, por mais que fizesse aquilo inconscientemente, era que o entrave entre aquelas personalidades teimosas e insistentes poderia acabar sendo uma boa forma de conseguirem se entender melhor, gerando uma certa "rivalidade" entre os turrões, mas que poderia render como frutos um respeito mútuo, assim como Hytsu já parecia respeitar o cavalo e a toupeira, pelo comportamento obstinado demonstrado por eles no Valley of Steel.
HYTSU ———— Hey, caras... Fiquem calmos, por favor. - Dizia o jovem treinador, dessa vez com um tom mais sério que as vezes anteriores em que havia lidado com aqueles Pokémons. - Só me deixem falar um pouco dessa vez, e garanto a vocês que as coisas não vão parecer tão ruins assim... - Comentava o garoto, esperando que o quadrúpede e o Pokémon das longas garras estivessem pelo menos um pouco mais dispostos a ouvi-lo, depois de seus confrontos anteriores. - Sei que vocês deve estar irritados e confusos com tudo o que pode ter acontecido, mas nada disso foi culpa minha... Esse fenômeno estranho, aqueles portais, foram causados por sabe-se lá o quê, e a única coisa que sei é um nome: Necrozma. - Explicava o insulano, parecendo apertar seus punhos após dizer aquele nome. - Eu não sei o que ele quer, mas supostamente é ele quem está por trás disso tudo, e ao que parece, já fez bastante gente sofrer com esses portais estranhos, incluindo vocês e uma amiga minha. E por isso, se um dia eu conseguir encontrar esse babaca, eu vou dar um chute no rabo dele com toda a minha força, pra vingar todo mundo que ele prejudicou ! - Dizia o menino, determinado em suas palavras, ao se lembrar sobre a "dimensão sem luz" da qual Luniera havia comentado. - Então, por mais que a gente tenha se conhecido em uma situação ruim, espero que pelo menos isso seja mais do que o suficiente pra nos colocar no mesmo time... E, além disso, não sei de onde vieram, e nem como vocês poderiam voltar. Então, gostaria de convidá-los a se tornarem meus amigos, e nos acompanharem nessa jornada, para não ficarem por aí, vagando sozinhos e sem rumo em um lugar diferente de seu lar, como seria caso ficassem lá no Valley of Steel... - Hytsu parecia bem seguro daquilo que dizia, e com isso, acabava por convidar os Pokémons a se manterem com ele, em seu time, como já pretendia fazer anteriormente, mas não conseguira devido à situação caótica do Vale de Aço. - Claro que a decisão é completamente de vocês, e vocês são livres para escolher como preferirem, pois irei compreender suas escolhas, seja lá qual forem...
Agora, bastava saber quais seriam as decisões dos Pokémons do tipo Terra, tão como se os mesmos ainda tinham algo a dizer ou cobrar do garoto - como uma prova de suas capacidades ou seja lá o que fosse -, antes de aceitar seu convite.