A tentativa de congelar o tronco funcionou. Com um golpe certeiro, Sneasel partiu um pedaço da madeira e logo os demais começaram a partir em conjunto. Em questão de segundos, Swalot estava agora livre, entretanto, ainda muito impossibilitado. A doninha voltou ao seu estado normal, ignorando a situação e partindo para perto de algumas árvores.
Fokko parecia preocupado com o espécime, estava prestes a fazer um ato precipitado demais, interceptei-o no mesmo instante, alegando que o pokémon podia sentir-se ameaçado ou ter alguma habilidade específica para predadores. Braixen pareceu compreender, mas não sei se ele continuaria sem encostar na criatura por muito tempo e eu tinha que resolver isto logo.
Me agachei e comecei aproximar minha mão do pokémon, parei a alguns centímetros de sua pele, ainda tinha um certo receio, mas ele precisava de ajuda...
Coloquei a mão no pokémon, ergui sua cabeça e olhei em seus olhos, puxei-o para mais perto, Sneasel passava a se importar mais agora, ao menos era o que parecia, já que tal criatura aproximou-se, não muito mas o suficiente para ver o rosto do pokémon caído. Eu podia tentar dar-lhe uma Berry, mas minha última experiência com o pássaro selvagem me traumatizou, talvez tentar enfiar algo na boca de um pokémon não fosse a melhor ideia, de qualquer forma, eu tinha que fazer alguma coisa, e foi aí que me veio novamente a ideia de colocá-lo na pokébola.
Peguei uma das esferas em minha mochila, mostrei para o pokémon, acho que ele entenderia de qualquer maneira, mas decidi explicar:
—Não se preocupe, se por acaso você concordar por entrar na pokébola, te levarei para algum centro pokémon por perto, podemos voltar para Slateport, ou seguir para Mauville, só tenho que conferir no mapa qual o local mais próximo e... —Peguei a pokédex e comecei a dar uma olhada superficial no mapa que existia sobre a rota 110, mas ele não era tão preciso, eu tinha que pensar rápido, afinal, só dependeria do pokémon aceitar ou não...
—Se te conformar de alguma forma, você pode ficar livre a partir do momento em que sair do centro médico, o que acha? —Voltei meus olhos para os dele. Parecia confuso, mas ele tinha que me dar uma resposta.