Reafirmar que Mimikyu não estaria mais sozinho pareceu ser o suficiente para convencer o fantasma a aceitar ser capturado, e uma vez que o pokémon já se encontrava seguro no storage, Merle pode finalmente sair do apertado arbusto e continuar a explorar a rota. Continuou avançando pela área arborizada e se viu mais uma vez em um ambiente completamente novo, estava em um píer tomado por Slowpokes, o treinador havia ouvido falar que muitos daquela espécie costumavam habitar aquela rota, mas não esperava encontrar tantos de uma vez. Apesar de não ter nenhuma vontade específica de criar um pokémon daquela espécie, resolveu não desperdiçar a oportunidade e capturar um, em Hoenn slowpokes não eram tão comuns assim, pelo menos não que Merle se lembrasse, e a oportunidade parecia ser boa demais para que o rapaz a deixasse ir embora.
Os slowpokes não pareciam agressivos nem nada, a grande maioria relaxava com suas caudas próximas a água, muito provavelmente esperando pela hora em que seriam sortudos o suficiente para pescar algum shellder desavisado e consequentemente dar início ao seu processo de evolução. Merle nunca havia sido muito fã de sair atacando os pokémon selvagem que encontrava pelo caminho, sendo assim, resolveu se aproximar de um Slowpoke próximo e ver como o mesmo reagiria a sua presença, sua última captura havia sido um sucesso e não havia sido necessária nenhuma grande batalha, e era confiante o suficiente para acreditar que conseguiria se virar bem caso uma batalha de fato acabasse acontecendo.
Procurou então a dupla de slowpokes mais próxima e se ajoelhou ao lado deles, caso fosse sortudo o suficiente para chamar a atenção de ambos poderia capturar também um para sua irmã, e tentou dar início a uma conversa com os pokémon rosado. ”Ei, o que vocês estão fazendo?” O treinador se sentia estranho conversando com pokémons selvagem que acabara de encontrar como se os mesmos fossem humanos, mas no fim esse exótico método de captura ainda era mais confortável do que se aventurar nos esgotos de uma grande cidade ”Sabe, lá de onde eu venho tem uma quantidade desnecessária de praias, muita água, deve ser mais fácil evoluir por lá, não acham não? Se quiserem eu posso levar vocês comigo, é até melhor porque ninguém vai querer roubar as caudas de vocês para usar de tempero, o que me dizem?”
No fundo Merle se sentia como um vendedor ambulante que parava pessoas na praia para vender seus produtos de fonte duvidosa, certamente um treinador coberto de lama não era a mais amigável das figuras, mas os slowpoke pareciam calmos o suficiente para pelo menos ouvir o rapaz tudo o que restava agora era saber se seriam gentis o suficiente para aceitar a proposta.