O menino natural das Ilhas Sevii mal chegava à cidade de Mountrock, e logo assim que deixava a estação de metrô, partia diretamente para o Centro Pokémon local.
Ao chegar ao centro médico da cidade, o jovem treinador se dirigia até uma das enfermeiras que trabalhavam naquela instalação e entregava seus Pokémons à mesma, para que estes pudessem receber o tratamento necessário para estarem aptos a viajar com o garoto em sua próxima aventura, que seria realmente desafiadora. O único que acabava por ficar com Hytsu era Yami, seu Gastly, que não havia sofrido danos e nem se sentia cansado a ponto de precisar de algum tipo atendimento.
Enquanto esperava o retorno dos mesmos, o jovem insulano aproveitava para trazer alguns de seus Pokémons para fora do Storage e ter algum contato com eles, matando a saudade de seus companheiros que já não via fazia algum tempo, ainda mais por conta dos acontecimentos envolvendo o lendário Hoopa, e o problema com a passagem de tempo que havia acontecido com o garoto na dimensão do Psíquico lendário.
Desta forma, após matar a saudade de seus amigos, o garoto também aproveitava para ter um contato maior com o seu mais novo companheiro, o Amaura que havia capturado no Friend Safari do tipo gelo, evento o qual o garoto participara recentemente. E, sendo assim, o púbere ficava sentado na área de convivência do Centro Pokémon de Mountrock, conversando com o Amaura e Yami, seu Gastly brincalhão, que não cansava de implicar com seu treinador, dizendo a única palavra humana que conhecia: "Chato".
Após algum tempo de espera, a enfermeira que estava encarregada de cuidar dos Pokémons do jovem treinador das Ilhas Sevii retornava e entregava ao insulano todas as suas esferas alvirrubras, e era hora de se despedir do novo amigo, já que para o lugar onde Hytsu estava rumando desta vez, a combinação de tipos do Amaura seria extremamente vulnerável, e por este motivo, o menino decidia quem iria consigo, e depositava aqueles amigos que ficariam em repouso desta vez. Mas, pelo menos o tempo com o Amaura se mostrava vantajoso, já que o apelido do novo companheiro estava decidido: Hyögaki, que significa "Era do Gelo", fazendo alusão ao fato de ser um pokémon pré-histórico do tipo gelo.
Sendo assim, o garoto se despedia de seus amigos que não iriam acompanhá-lo desta vez e se preparava para sua nova aventura, substituindo em seu time o seu pequeno Munchlax e sua Pachirisu por seu Mankey, Kyöjin, e seu Frillish, Köshaku.
Antes de partir, o jovem insulano também não se esquecia de passar pela pequena loja de conveniência que se mantinha dentro do próprio Centro Pokémon, e comprava alguns itens que pudessem ajudá-lo a se manter no ambiente tão inóspito para onde se dirigia, o Valley of Steel. Para isso, o púbere comprava: uma pokébola, dois Paralyz Heal, um Burn Heal, um Antidote, e duas Potions a mais.
E assim, estando devidamente preparado, ou pelo menos acreditando estar, o jovem Hytsu deixava o Centro Pokémon da cidade de Mountrock e tomava seu rumo em direção a Meteor Falls, seu primeiro obstáculo no caminho para o Valley of Steel.