Joul escutou atentamente o que Carl tinha constatado sobre a Ice Rock, e, isso, deixou o jovem treinador ainda mais admirado com o mundo ao seu redor, já que, coisas como essa, ele nunca veria caso ainda estivesse preso àquela vida turística em Cinnabar, ilha que atualmente estava passando por problemas causados por fenômenos naturais. Contudo, antes que o rapaz pudesse falar sobre tudo o que ele sentia, ele e Carl acabaram escutando o grito de Charles, que ainda estava na outra sala, sobre a existência de mais pessoas no interior da montanha.
Dessa forma, sem perder tempo, o herdeiro dos Terri partiu correndo em direção ao salão da Ice Rock, e, ao chegar lá, ele se deparou com uma surpreendente sequência de acontecimentos, pois, sem a menor cerimônia, dois estranhos indivíduos, sendo um homem e uma mulher, destruíram a parede anteriormente danificada por Joul, desceram o muro de pedra, sem demonstrar temor algum, e começaram a falar sobre roubar a fantástica rocha e os pokémons dos treinadores ali presentes. Sendo assim, o aspirante a mestre não teve dúvidas de que, em um novo momento, ele estava perante a malfeitora equipe Rocket, grupo criminoso que visava acumular poder com ajuda de roubos e golpes sobre outras pessoas.
Então, o herdeiro dos Terri viu que teria que tomar uma atitude em prol de proteger aquele lugar que ele tanto havia sofrido para encontrar. Assim, após correr e se colocar a frente da pedra, Joul apanhou duas esferas de seu bolso, laçou-as ao céu, e se viu novamente na companhia de seu Charmeleon e seu Farfetch’d.
A partir daí, Joul tentou demonstrar todas as suas habilidades de liderança, uma vez que o jovem, olhando para Charles e Carl, falou:
- Pessoal, não vamos deixar que eles roubem nada aqui. Sei que pode ser complicado, mas realmente vou fazer o possível para tentar impedi-los de chegar ao que querem. Espero mesmo que vocês não deixem que eles escapem daqui. – E depois de apanhar rapidamente o Moomoo Milk de sua mochila, e lança-lo a Farfetch’d, o treinador falou aos Rockets: - As coisas não serão fáceis meus amigos, se querem mesmo roubar a pedra, ou até mesmo a nós, terão que passar por cima de mim e de meus pokémons.
Com isso, tanto Joul quanto seus pokémons se mostraram dispostos a fazer o que fosse necessário em busca de proteger à preciosa e natural Ice Rock. No entanto, as coisas poderiam ser mais complicadas para o garoto, porque, querendo ou não, ele não sabia do que aquela dupla de criminoso poderia ser capaz de fazer.