A matilha corria em direção a dupla, mas quando viram que vários Pokémon surgiram a sua frente, eles pararam imediatamente. Soltaram os sacos com comida e começaram a rosnar para o grupo de Valentain. Mas o treinador queria batalhar, e por tanto, decidiu impedir que os Mightyenas passassem. Sem diálogo ou tentativas pacíficas para solucionar o problema, os Pokémon da dupla começaram a atacar.
Swellow por ser o mais rápido ali presente começou atacando com um Wing Attack o Mightyena B (MB), acertando o seu golpe em cheio. Em seguida foi Gligar que atacou o “MF” com Night Slash, mas o golpe não pareceu ser efetivo, uma vez que os Pokémon selvagens eram resistentes a golpes tipo Dark. O próxima a atacar foi Mincinno, que escondido atrás de seus aliados saltava para o ar e lançava suas estralas voadoras, acertando os dois Pokémon centrais MC e MD. Stunky também se movimentava rápido e acertou um Slash (crítico) no MC.
Os Mightyenas que estavam um pouco desorientados, atacaram todos de uma só vez, cada um acertando um golpe no Pokémon a sua frente. As fêmeas usavam Bite, enquanto os dois machos usaram Crunch. Croconaw, Swellow, Gligar e Geodude foram atingidos pelo Bite, mas Stunky e Bellossom receberam um Crunch, Minccino protegido por seus companheiros saiu ileso a primeira rodada.
Agora era a vez de Croconaw que usou o seu Water Pledge para atingir a MA, Bellosom revida o golpe que sofreu com o seu Magical Leaf, atingindo o MD. E por último vinha o Pokémon pedregulho com o seu ataque pedra atingindo a MF.
A batalha estava acirrada, e toda a cena se repetiu com apenas algumas diferenças nos ataques do time de Velentain. Mas Stunky e Gligar não tinham conseguido um crítico nessa rodada, Croconaw não conseguiu congelar o seu oponente e a habilidade de Stunky não parecia ter conseguido algum efeito...Os Pokémon selvagens continuavam com muita raiva, encarando aquele grupo que barrou a sua fuga.
Quais seriam as novas estratégias de Velentain e Rupaul?