A Swellow obedecendo ao seu treinador cruzou o campo para atacar ME e MF. Primeiro ela começou pela ME. Utilizou o seu poderoso Brave Bird, machucando consideravelmente o ME, contudo, ela também levou dano devido a força com que atacou. Gligar foi o segundo a agir, e com o seu ataque rápido, minou ainda mais as forças do MD, Minccino vendo a oportunidade finalizou a participação de MD na batalha, levando-o ao nocaute. Mas infelizmente, o MC dessa vez estava longe demais para também receber dano. Agora era Stunky quem atacava, e ele investiu com mais um Slash, conseguindo um dano crítico no MC.
Finalmente chegou a hora dos Mightyenas reagirem, e todos repetiram os movimentos anteriores, cada um mirando o alvo a sua frente. MA atacou Croconaw com seu Bite, MB sem poder atacar Swellow que estava do lado oposto e alto no céu, investiu no mais próximo com Bite, o alvo era Bellossom. MC também atacou Bellossom, mas com um poderoso Crunch. A Pokémon grama estava muito cansada, mas ainda resistiu. MD já estava nocauteado. ME voltou a atacar Gligar e MF visou Geodude, ambas utilizando o seu Bite.
O restante da turma de Valentain atacou nesse momento, Croconaw usou o seu Ice Fang no MA, infelizmente, não conseguindo congelá-lo. Bellossom usaou Mega Drain no MC, conseguindo restaurar um pouco de sua energia no processo, e Geodude terminou a rodada atacando MF, pois MD já tinha caído.
Naquele momento a batalha estava uma confusão só para quem observava de fora, mas os Pokémon sabiam bem quem eram os seus alvos. A nova rodada começou com Swellow mais uma vez, agora visando MF com o seu Brave Bird e se ferindo também no processo. Gligar mais uma vez usou o ataque rápido, mas como o seu alvo já tinha caído, escolheu MB como o próximo objetivo, atingindo o Pokémon selvagem no processo. Minccino agiu em seguida atacando ME e MF com o seu Swift. Stunky voltou a atacar MB, conseguindo mais uma vez um crítico.
Agora eram os Mightyena que atacavam, MA voltou a atacar Croconaw com o seu Bite, MB utilizou o mesmo golpe em Bellossom, levando-a ao nocaute. MC mirou Minccino que sem a proteção de Bellossom, ficou exposto ao ataque. O pequeno Pokémon do tipo normal não aguentou o golpe e caiu desacordado no chão. ME voltou a mirar em Gligar, e com seu Bite conseguiu algum dano, enquanto MF finalizou a participação de Geodude na batalha. O único que restava atacar era Croconaw, que com o seu poderoso Water Pledge enfraqueceu ainda mais MA.
Três Pokémon do time de Valentain já tinham caído, e agora? O que fariam?