Era então a vez de Infernape fazer seu trabalho que, já bem posicionado, usava seu talento natural para aquecer com cuidado o entorno da ruptura, a alargando. De fato era mais seguro expandir para os lados que para o alto, já que necessitaria de menos descongelar. Do meio para baixo tocava no gelo com cuidado, ao mesmo tempo que emitia uma chama forte, porém curta, das mãos; era óbvio que com aquela temperatura nada descongelaria fácil, por isso a necessidade de uma chama de grande temperatura, o pokemon estava servindo de maçarico.
Demorou um bom tempo para que o tamanho da abertura fosse suficiente para Nicholas passar, porém enfim conseguiram, a partir dali qualquer pokemon do treinador poderia passar, dependia apenas de estar na esfera ou não, por sorte, nenhum de seus amigos eram muito grande e esse não seria um ato necessário. Agora o time estava anormalmente dividido, enquanto Starmie se encontrava já dentro da sala, os outros cinco personagens se encaravam decidindo quem passaria primeiro. Jolteon claramente seria o último, seus amigos gostando ou não. Durante estes poucos segundos de indecisão um barulho fora ouvido e o pokemon psíquico entrou em alerta, já aceitando que teria que entrar em ação a qualquer momento. Olhou em cima e não vira nada, olhou para os lados e também não, olhou para baixo e enfim reparou: A poça de água logo a baixo da abertura estava soltando vapor. Parece que a água quente estava derretendo o gelo do chão! Rapidamente o pokemon reforçou o chão, porém tão rápido quanto seu movimento fora o quebrar do gelo. O centro havia quebrado e, por mais que Alakazam fosse muito forte, ele não conseguiria parar toda aquela área que o gelo alcançou. As rachaduras se espalharam por quase todo o túnel e a câmara encontrada, talvez até haviam chegado aos túneis adjacentes.
Em instantes os cinco personagens já estavam ao chão, caíram cerca de três metros de altura e todos - ênfase na palavra todos - ali estavam feridos. Nicholas era o menos pior, pois caíra em cima de alguns de seus amigos que, felizmente, amorteceram a queda, ainda assim, estava com o punho esquerdo bastante ferido e seu joelho direito tão ralado que provavelmente não serviria nem para andar. Starmie estava inteira porém o dano que tomara era inegável, fora a que caiu sozinha e, para piorar, uma parede de gelo inteira desmoronara sobre ela. Infernape era o que mais sofrera, não só foi o primeiro a cair como o que aguentou tudo e todo nas costas, sem contar a poça aquosa que o tocara durante a queda que o enfraqueceu mais ainda no processo. Alakazan estava de fato machucado, porém menos que os dois que eu citara antes, nada muito específico o afetou além da queda e o peso de Nicholas. E Jolteon? Bem, este eu nem sei lhe dizer onde está. Se olhassem em volta veriam gelo sobre gelo e nenhum pokemon elétrico, talvez tivesse ficado por baixo dos restos de parede e chão. Melhor que Infernape não descongele mais nada para encontrá-lo.
Outra curiosidade importante era que a sensação térmica conseguira ficar pior, a partir de agora, até Starmie estava tremendo. Infernape ainda não havia se recuperado do impacto e não estava em condições de emitir ondas de calor; se é que devia fazer isto também. Todos ali não só estavam feridos como a ponto de entrar em estado de hipotermia.
OFF: Preguiça real de revisar.