A aparição de Mister Miau foi surpreendente. Jou ficou aliviado em saber que teria um aliado, o público vibrava (e alguns achavam que aquilo era uma peça de teatro) e Madame Auau estava visivelmente tomada pela raiva. Mister Miau, por sua vez, permanecia calmo e retirava um fruto azulado de sua mochila, entregando-o nas mãos de seu aliado.
- Entregue esta fruta para Gastly. Vai ser útil no decorrer da batalha.
Antes mesmo que o jovem tomasse alguma atitude, seu pokémon fantasma surgia em sua frente e com sua língua habilidosa tomava o fruto das mãos de seu dono. Estava equipado com uma Oran Berry e pronto para lutar.
- Madame Auau, eu sei que você não quer machucar meu Skitty. Portanto, peço que devolva-o agora.
- Eu me recuso! Eu sei que você trapaceou no último concurso! Considere isso uma reparação histórica!
- Fico triste que você pense desta forma. Todas as minhas vitórias foram honestas. E esta não será diferente. Espurr, use Fake Out em Swirlix e então proteja-nos com seu Reflect!
- Fofinhos da mamãe, esta é a chance de vocês encherem de porrada um dos gatos fedorentos deste homem! Rockruff, use Howl e Bite! Swirlix, Fairy Wind!
O confronto logo começou e mais uma vez a vantagem em velocidade estava a favor de Jou. Gastly projetava suas sombras contra Rockruff e drenava suas energias, enquanto Espurr saltava na direção de Swirlix e lhe acertava com um tapa entre os olhos, deixando-a atordoada. Rockruff diante daquilo apenas uivou, enquanto Swirlix estava tonta.
Mais uma leva de ataques começou e novamente as sombras de Gastly machucaram Rockruff. Espurr, por sua vez, materializou uma forte barreira e protegeu não só a ele como Gastly também. A barreira veio em boa hora, pois ela reduziu os danos dos golpes que Espurr recebeu. Apesar de ser alvo de dois atacantes, o felino parecia bem. Com o fim dos ataques, os treinadores não perdiam tempo e comandavam mais uma vez novos ataques.
- Queridinhos da mamãe, continuem atacando este gato fedorento! Usem Bite e Fairy Wind quantas vezes forem necessárias!
- Espurr, meu estimado amigo, use seu Light Screen e então ataque o Rockruff com Confusion!
Rockruff: Atk. +1 Swirlix: Normal
| Hold Item: --- Hold Item: --- | Trait: Keen Eye Trait: Sweet Veil |
Lv. 15 Rockruff ♀
21/38 Lv. 16 Swirlix ♀
43/45 | |
| Lv. 17 Gastly ♂
37/37 Lv. 20 Espurr ♀
45/54 | Trait: Levitate Trait: Infiltrator | Hold Item: Oran Berry Hold Item: Oran Berry | Gastly: Reflect (2/6) Espurr: Reflect (2/6)
|
Campo: Praça pública próxima do Centro Pokémon de Oldale. O chão é plano, com lajotas hexagonais de diferentes cores.