O monstro proferia palavras para o treinador num tom frio e cruel, deixava a parecer que o que fazia era algo natural para ele, falava em sofrimento e angústia, provávelmente buscava provocar Gabriel e aterrorizar suas duas vítimas. O treinador era quem ficava aterrorizado, não podia acreditar no que estava presenciando, a cada segundo que se passava aquela coisa mostrava-se cada vez mais terrível, ele ficava abismado só de imaginar que aquela podia não ser a primeira vez que o monstro causava sofrimento, talvez esse fosse apenas mais um ataques dentre muitos causados pelo ser.
O treinador ficava cabisbaixo após escutar todas as palavras que vinham à ele, admitia que realmente não possuia tanta experiência assim, era apenas um novato que mal fazia justiça aos seus pokémons e ainda por cima estava sendo usado como brinquedo por um ser monstruoso que caso estivesse batalhando seriamente já teria vencido. Evitou olhar para o que acreditava ser o desfeche da batalha, apenas ouvia os gritos de seu pokémon, que já mal conseguia ficar de pé após o primeiro Frustration, voltou a olhar quando acreditava já ter acabado. Para a surpresa de seu treinador, seu pokémon ainda estava de pé, e sua oponente estava muito mais machucada que antes, talvez a estratégia havia funcionado, mas seu pokémon mal aguentava ficar acordado, talvez conseguisse usar mais um ataque juntando suas últimas energias, mas o fato de que sua oponente estava logo à sua frente deixava o jovem desanimado.
Refletia, realmente existia chance de se vencer aquilo? Tudo o que havia conseguido durante a batalha foi perceber o quão patético e inútil ele era. A situação de Charmander se devia apenas à sua falta de competência, como era possível que ele falhasse para seu pokémon dessa forma?
Em sua mente Gabriel era capaz de escutar gritos de pokémons e humanos, talvez aquele fosse o futuro graças à sua incapacidade de vencer seu oponente, um futuro onde o ciclo vicioso de sofrimento causado por aquele monstro continuaria a se repetir e a trazer mais dor aos corações de inocentes. Mas o pior para ele era o presente, ser incapaz de salvar Melody o deixaria arrasado, como ele poderia se quer olhar para uma garota novamente depois disso? Jogou-se ao chão apenas apoiado por suas duas mãos, mal conseguia aguentar o peso de seus sentimentos. Juntou os fragmentos que restaram de seu orgulho e olhou para Melody antes de começar a falar, já com algumas primeiras lágrimas escorrendo de seus olhos.
- Eu sou mesmo um treinador novato e incompetente, não fiz justiça aos esforços de meu pokémon e estou apenas presenciando a continuação de um provável ciclo vicioso... Essa não é a primeira vez que você faz isso, não é? SEU DEMÔNIO! - O grito vinha como uma surpresa, o treinador apenas coletava a fúria e a angústia que vinha sentindo, talvez ele mesmo estivesse usando uma espécie de Frustration humano? - Sabe... Falhar ao meu pokémon é algo terrível, eu realmente me demonstrei incapaz de te vencer, você ainda controla Skitty e Melody, e qualquer ataque irá derrubar Charmander, mas... Só por que controla o corpo, não quer dizer que o coração esteja acorrentado... - Após isso, o rapaz novamente levantou-se do chão e virou seu olhar para a pokémon felina
- Skitty, ele realmente tem controle do seu corpo, mas quero que se lembre de uma coisa... Esse é o SEU corpo, ninguém o conhece tão bem quanto você, nem mesmo outras Skittys! Foi nesse corpo que você nasceu e é a esse corpo que seu coração pertence! Não permita que esse maldito tome conta do que te pertence, lute contra ele! Mostre a ele que brincar com os sentimentos dos outros é uma faca de dois gumes! Resista ao controle dele se seu coração é forte. Se você realmente ama sua treinadora e quer lutar contra esse infeliz então não deixe que ele te controle tão facilmente! Resista às ordens dele! Eu sei que você sente dor, mas uma ferida física irá se cicatrizar com muito mais facilidade que uma emocional, ponha sua confiança em Charmander e resista pelo menos por alguns segundos! - O treinador falava de forma desenfreada, mal tinha noção do que dizia, agia apenas por instinto. Arrastou-se até Charmander, tirou algo do bolso e tentou borrifar nele, era seu Potion - Charmander... Considere essa potion a força que estou dando a você, cada borrifada representa a esperança de pararmos esse demônio, vá... Use toda sua energia para se lançar em um Headbutt, enquanto estiver no ar aponte seu Ember para a frente e use-o enquanto gira... Combinaremos os dois golpes para formar um projétil de fogo. Por favor, vença, nós não perdemos nenhuma batalha até agora no pouco tempo que estivemos juntos, sei que um dia a derrota chega, mas não podemos permitir que esse dia seja hoje.