Tal crítica era a situação que Mahiro viu-se obrigado a retornar seu Murkrow e pôr Poliwag em campo, ainda que o ideal para o rapaz fosse não usar algum de seus Pokémons, tendo em mente o quão violentas aquelas serpentes eram. Não era de se estranhar, no entanto, pois todas haviam vindo de uma criação violenta e cruel: A dos ringues de luta ilegais.
David viu-se em situação similar, porém ele não possuía outros Pokémons para pôr no lugar dos que estavam em campo, por isso apenas tentou retornar Miltank e Skarmory para poupar-lhes da dor que sofriam. No caso da vaca, ela foi retornada com sucesso e facilidade, uma vez que a Seviper que a atacara estava ocupada indo até a líder para enfrentar os próximos adversários. No caso de Skarmory a situação tomou um rumo bastante indesejável, uma vez que a Seviper maior simplesmente usou seu grande corpo para impedir que a luz da cápsula conectasse com o corpo de Skarmory, ciente do que aconteceria caso tal coisa acontecesse. Sem receber ajuda, Skarmory continuou a ser cruelmente esmagado e nem mesmo as suas penas, as quais geravam cortes e leves sangramentos no corpo de sua agressora, eram o bastante para fazer a "ciclope" recuar.
David, por sua vez, ficou pasmo com tal ato de crueldade e a completa ausência de misericórdia da Pokémon. Havia apenas um modo de salvar o Pokémon metálico e o rapaz estava ciente disso: Precisaria enfrentar a Seviper líder e fazê-la mudar sua atenção, ou até mesmo neutralizá-la por completo, devido a quão perigosa aquela criatura era.
- Não tem jeito! - Ele declarou, levando as mãos à cabeça. Não fez esforço algum para esconder o nervosismo e sua pele estava ficando pálida... sim, sentia medo, medo daquele oponente aparentemente invencível destruir a ele e seus Pokémons. Fugir não adiantaria, pois estava em território inimigo, por isso, assim como Mahiro, restava apenas lutar. O rapaz estava visivelmente tão nervoso que nem ao menos chegou a olhar para os Potions oferecida para Mahiro, simplesmente não possuía tempo para aplicar tais itens. - Vamos... Houndoom use o Shadow Ball na menor até causar um nocaute, Machoke tente acertar a maior com seu Ice Punch!
Como ordenado pelos treinadores, o trio de Pokémons tomou a dianteira com o intuito de atacar as Sevipers restantes. Houndoom, diferentemente dos outros dois, saltou na direção da Seviper menor e de imediato já começou a lançar uma esfera negra, a qual atingiu a serpente em cheio e causou grande dano, mas não o bastante para causar um nocaute rápido. A serpente, por sua vez, imediatamente revidou, desta vez lançando o seu Venoshock que anteriormente derrotou Miltank. Assim como o ataque que a acertou, o veneno conseguiu acertar seu alvo certeiramente e causou um bom dano, pondo Houndoom à beira do nocaute, ademais: O cão estava agora envenenado e não aguentaria outro do mesmo ataque.
Felizmente o segundo ataque daquela Seviper não veio, pois o cão do inferno lançou uma segunda esfera negra na direção da serpente e, dessa vez, conseguiu assegurar seu nocaute, ainda que às custas de grande parte da energia que lhe restava.
Poliwag, enquanto isso, posicionou-se logo atrás de Machoke e lançou uma esfera para o alto, fazendo surgir no céu além da copa das árvores várias nuvens de chuva, as quais imediatamente passaram a chover, talvez até mais pesada que o esperado. Ainda assim, o girino agora encontrava-se em clima favorável e tinha alguns de seus ataques favorecidos, assim como sua própria velocidade. Com sua velocidade maior, o Pokémon de Mahiro avançou à frente do lutador que o acompanhava e posicionou-se de frente aos olhos da massiva serpente que era seu alvo, porém o que seguiu-se não foi bem o esperado: O pequeno aquático paralisou-se de medo. Havia ficado óbvio que Seviper era muito intimidadora para que ele usasse seu Hypnosis com facilidade, sem contar no Glare que qualquer Pokémon via-se em risco de sofrer caso a olhassem nos olhos.
Machoke, felizmente, não precisou lidar com o mesmo problema de Poliwag, portanto o lutador avançou sem interrupções e logo segurou a serpente com seus fortes braços. Feito isso, o Pokémon começou a golpear a Seviper com seu Ice Punch, causando amplo dano. Infelizmente, a Pokémon ainda não foi nocauteada com tal ataque e, aproveitando-se da proximidade do lutador, jogou parte de seu corpo ao redor do mesmo, começando a apertá-lo da mesma forma que fazia com Skarmory e sem precisar soltar a ave metálica! Era assustadora a forma como aquela Pokémon conseguia neutraliazar dois alvos ao mesmo tempo apenas por meio do seu corpo.