Extremamente curioso sobre o Pokémon de Vince, Roberth resolve utilizar sua PokéDex e ver as informações que esta daria sobre ele. O aparelho emitiu um bipe, uma luz piscou na parte superior do mesmo, e todos ali ouviram a voz robótica liberada por ela:
Seel
Pawou O chifre de sua cabeça é bastante duro, capaz de perfurar o mar congelado. Adora viver num clima frio. Não consegue andar bem em terra, porém é um ótimo nadador.
- Não entendi nada agora Roberth! Você viu a Seel todo este tempo e só agora resolveu usar a PokéDex para saber mais dele? Esse é meu Pokémon inicial, acabou de nascer na verdade, há alguns dias atrás! Vim aqui em Pallet apenas conversar com o Professor e pegar alguns itens que me disseram que eu tinha direito! - Vince terminava a frase com um breve sorriso, tentando ser bem amistoso a Roberth. Na verdade, achou aquela atitude estranha, mas não queria interromper a batalha por causa disso...
Então, o treinador apontou a Pokédex para seu oponente, Magikarp, esperando receber alguma informação que pudesse ajudar na batalha. Novamente um bipe e a voz robótica era ouvida:
Magikarp
Koiking Dizem que este é um dos pokémons mais fracos que existem. Seu golpe de respingar água é simplesmente inútil. Tem dificuldade mesmo para nadar. Em raras ocasiões, consegue dar grandes saltos.
Charmander olhava entediado para tudo aquilo, praticamente perguntando a Roberth se poderia atacar de vez. Quando ouviu a voz do treinador, foi com tudo para cima de Magikarp que, indefesa, recebeu o primeiro arranhão (Scratch).
Daí um acontecimento inusitado. A carpa saltou da terra em direção ao corpo de Charmander (Splash), e quando chegou na salamandra de Roberth, utilizou novamente o Splash, balançando seu corpo de maneira desengonçada, conseguindo causar certo dano em Charmander! De alguma forma, Magikarp conseguiu pegar um impulso e aterrizar no gramado, mas um pouco mais próxima do lago, sofrendo um pouco de dano com a queda. Charmander deu uma breve corrida, de uns quatro ou cinco passos, e novamente acertou o peixe com suas garras (Scratch).
O que estava acontecendo? Estaria ela tentando fugir, afinal?
Campo: Gramado próximo a um lago com uma árvore ao longe e terra revolvida próxima.
Vs.
Vince cochichava alguma coisa para Seel que Roberth não conseguia entender. O que seria, afinal?