O jovem Roberth criava em sua mente uma tese de que aquele buraco havia sido feito pelo mesmo Pokémon que roubou sua mochila. Chamou Vince e lhe contou essa história, que pareceu bem plausível aos olhos do outro treinador.
Então, Roberth traçou uma estratégia para conseguir alcançar aquele Pokémon, ou finalmente descobrir sua identidade. Enviou seu Charmander, que prontamente se dispôs a ir atacar o lugar onde a "trilha" de terra acabava.
Charmander se colocou diante daquele monte de terra, ergueu suas garras e... Seu ataque foi interrompido por uma espécie de areia que foi-lhe atirada na face! O Pokémon de Roberth se assustou com aquilo, a terra atingiu seu rosto, mas estranhamente não lhe causou dano. Roberth e Vince se olharam e, quando tornaram a olhar para aquele lugar, acabaram por serem atingidos por um monte de areia cada um deles também.
Esfregaram o rosto, aturdidos pela terra, e quando Roberth conseguiu levantar os olhos novamente, viu um Pokémon amarelado, já fora do "buraco", sobre seus dois pés e com uma cauda também amarelada. Seus olhos estavam enegrecidos, embora parecesse que só estavam assim devido ao entardecer, talvez não fossem de fato totalmente negros.
O Pokémon tinha seus dois braços em posição de ataque, com suas garras em riste em cada um deles. Parecia estar pronto a atacar Charmander!