Nome: Mary Monclar.
Sexo: Feminino.
Tipo: Família.
Classe: Criadora Healer.
Idade: 35 anos.
Data de Nascimento: 13 de Junho de 1979.
Altura: 1,73 m.
Peso: 63 kg.
Descrição física: Pele branca e macia. Tem os cabelos castanhos e gosta de os mante-los curtos. Os olhos da cor de avelã e lábios frágeis. Aparente ser uma mulher mais nova do que realmente é por se cuidar bem.
Personalidade: Calma e paciente. Adora cuidar e ajudar a quem precisa, não descriminando nunca. Ama o filho mais que a si mesma e se culpa por te-lo deixado sair em jornada pelos antecedentes da família, estando sempre preocupada.
Biografia: Nascida e criada em Goldenrod. Nunca abandonou a cidade, se não para participar das convenções de criadores em Violet City. Quando terminou os estudos de criação e montou seu próprio negócio na frente de casa acabou por conhecer um treinador e ficando enamorada pelo mesmo. Casaram-se e tiveram um filho, Matthew Monclar. A mulher acabou desistindo do sobrenome e adotando o do marido. Quando o mesmo se especializou num tipo específico fez o possível para se tornar o líder da cidade da amada, pois a mulher havia recusado ir embora com ele e o filho. Seu marido era o líder de água do ginásio local. Um bom homem, com um coração de ouro. Tão bom que fazia mais que seu trabalho como líder. Certo dia, agentes da polícia bateram na porta da casa da família. Matthew tinha em torno dos seus dez anos. Os oficiais tiveram a má sorte de ter de contar para a mulher que seu nobre esposo fora assassinado por pessoas misteriosas e que haviam fugido sem deixar pistas. O que ninguém na sala percebeu fora que o rapazinho que devia estar na cama ouvia tudo com atenção. Não era possível dizer que seus olhos estavam arregalados, pois neles se viam mares inteiros.
Após algum tempo da morte do marido, Mary fez de tudo para dar o apoio e o carinho que o filho precisava. Desistiu de sua profissão como criadora que conquistou com tanto esmero para se dedicar a família. Toma conta de apenas um Pokémon do finado esposo. Um Vaporeon que era o favorito do líder. O azulado sentiu a perda e acabou sofrendo demais. Todos os dias ele olha incessantemente para a piscina no fundo da casa como se esperasse o dono emergir. Quando cansa ele espera na entrada da casa, atento a cada um que passa, na esperança de um dia ele voltar.
Aos quinze anos seu filho saiu em jornada. Só não saiu antes pois a mulher segurou o menino em casa o quanto pôde. Ela o amava demais e ele sabia disso.
Com o tempo livre Mary voltou aos cuidados como criadora, mas cuidando apenas dos Pokémon do filho e o Vaporeon do finado marido, com a ajuda de suas Espeon, Ditto e Lopunny.
Cidade Natal: Goldenrod City