Após sair do laboratório do professor Birch finalmente a jornada de Joe começava, agora poderia sair livremente para onde quisesse sem se preocupar com nada, principalmente em esporadicamente ser acordado cedo pelo seus pais fazendeiros. Tal liberdade deixava o jovem tão empolgado que o mesmo saía em velocidade para a rota 101 e sendo acompanhado lado a lado pelo seu fiel amigo, Gastly. Joe não possuía ambições tradicionais de um treinador como capturar todos e ser o mais forte, apesar que desafiar os líderes de ginásio era algo que queria experimentar, visto que uma das coisas que mais o deixava excitado era alguns treinos que fazia contra seus irmãos. Acima de tudo nessa vida queria fazer o bem sem olhar a quem e aumentar suas conexões com outros pokémons, esse sentimento também era compartilhado pela sua criaturinha.
Ao adentrar na rota, a dupla dava pequenos passos, não tinham pressa nenhuma para chegar ao outro lado; aproveitavam para admirar a beleza natural que o local poderia proporcionar e trocando entre si alguns breves comentários a respeito. Porém mal chegaram na rota, a barriga do treinador começava a roncar, lembrando que o mesmo não comia nada desde a noite anterior quando estava no navio a caminho de Littleroot. Gastly ouvia aquele barulho e respondia com um grunhido tímido, dando a entender que também queria parar para fazer uma boquinha.
— Estou com uma puta fome, acho melhor pararmos um pouco, né amigão? Só tenho alguns nuts na mochila, vamos ver se tem alguma árvore frutífera por aqui e sentamos na sua sombra. — Disse o treinador, que era respondido pelo seu pokémon com um balançar positivo pelo o ar. Em seguida olhavam ao redor a procura de uma árvore para aproveitar uma sombra e quem sabe umas frutas a fim de completar a alimentação.