O entreve de entrar no laboratório continuava com mais entulho e talvez outras coisas que barrassem o local. Noah, a priori, pensava que poderia destruir todos os entraves com seu Combusken, tocando fogo em tudo! Porém, logo essa ideia era abandonada...pois caso o ar tóxico fosse inflamável, era a morte de todos ali presentes, ou quase todos!
Felizmente, a deusa Robin tinha uma ideia interessante e como sempre, nunca errou em nada na vida, a não ser quando recusou os flertes do personagem de seu narrador. Enfim, o grupo 1 se posicionava para Rhyperior poder entrar no local, enquanto o grupo 2 se mantinha em posição, esperando os entulhos chegarem.
O primeiro problema logo aparecia, ainda haviam estruturas cobrindo a antiga casa, como vigas de ferro, concreto, madeira etc e o brutamonte de pedra não iria conseguir passar, para chegar até as escadas, então, Altaria e Skarmory já começavam a remover o excesso de entulho, fazendo também o gás tóxico se expandir mais..., todavia, Politoad ainda conseguia mantê-lo afastado, grande parte pelo menos.
Passado esse primeiro entrave, o grupo 1 seguia, enquanto o 2 recolhia os entulhos retirados, com bastante cuidado. Rhyperior descia as escadas, seguido pelo trio de Noah. Entretanto, o pokemon percebia que a barreira que levava até o laboratório não era bem entulho. Tinha concreto, metal tijolos etc... mas parecia solidificados como se fosse uma só estrutura. Seria impossível simplesmente remover com os braços aquilo...teria que quebrar primeiro e assim o fazia, usando seu Hammer Arm e fazendo um forte estrondo. Destruída a grande barreira, o resto do grupo retirava os destroços, levando de volta para a superfície. O gás tóxico aumentava bastante e Corsola estava no limite de ter que usar seu poder de forma prolongada.
Apesar de agora aberta a passagem... como iriam entrar lá, ou mesmo se iriam fazer isso! Enquanto se decidiam, Selina aparecia perto do grupo, tendo ouvido o grande estrondo – Vocês conseguiram abrir a passagem? – a garota parecia melhor, apesar dos olhos ainda inchados – Eu descobrir uma forma de lidar com esse gás...um dos novos ajudantes que chegou possui um Aromatisse.... como a gente trabalhava com odores, objetos tóxicos e aromas, sei o que esperar desse pokemon! O golpe Misty Terrain pode anular esse gás por completo, ajudando-nos a entrar no Lab...espero que finalmente encontre meus parentes... – o climão voltava a preencher o local, mais até do que a toxina – Eu... posso ir lá atrás dele, se não tiverem um plano melhor....