Com o fim da batalha, o jardineiro sorria, como que agradecendo ao garoto pelo embate. Em seguida, retornou o próprio pokémon para a pokébola, e voltou-se ao jovem novamente.
-De fato, você me parece ser um ótimo treinado. Conseguiu derrotar meu parceiro, mesmo com a desvantagem de tipo. Sem dúvidas, você tem alguma habilidade. E se você quer o... Alex como ajudante, tudo bem, afinal. Vem, o escritório do prefeito é por aqui.
O trio caminhou até um prédio com um aspecto meio antigo, onde foram atendidos por uma simpática recepcionista:
-Estão aqui para ver o prefeito? Não se preocupem, ele está em reunião com uma policial, parece que os ratos agora estão invadindo as casas das pessoas. Logo, logo, creio que ele poderá recebê-los.
-É exatamente sobre os ratos que nós viemos falar com ele, achamos esses dois jovenzinhos que se propõe a acabar com a praga.
-Sendo assim, deixe-me interfonar para o gabinete - a moça pegava um telefone e tirando-o do gancho clicava em duas teclas e esperava até que o homem atendesse - Alô? Senhor prefeito? Sim. Não. Entendo. Tudo bem. Não vai se repetir. Pode deixar. Hunrrum. Hun-hun. Tá. Tá. Certo. Certo. Tá ok. Entendido. Sim, senhor. Não, senhor. Ah, sim, o homem que você contratou pra cuidar da praça está aqui, disse que tem uma solução para o problema com os ratos. Posso mandar entrar? Tudo bem então? - a moça desligou o telefnone e suspirou - Odeio esse trabalho. Por aqui, senhores...
O trio entrava no gabinete, uma sala ampla, onde o prefeito estava com uma outra moça, de cabelos azuis, vestida com um uniforme policial.
-Senhor, alguns cidadão da periferia nos disseram que há tempos os ratos não aparecem por lá, como se eles tivessem se mudado, ou coisa do tipo, mas isso não está os impedindo de aparecer no centro e em áreas mais nobres. Talvez encontremos alguma explicação para esse fenômeno indo até lá.
-Eu? O prefeito? Visitando a periferia fora do período eleitoral? Ficou louca? Não, isso está fora de questão - o homem parecia extremamente mal-humorado - e vocês? O que querem aqui?