Pokémon Mythology RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia] Contests

Ir em baixo

[Guia] Contests Empty [Guia] Contests

Mensagem por Artie em Dom 20 Mar - 3:29


Guia dos Contests

I. O que são Contests?



Concursos Pokémon (também conhecidos como Pokémon Contests) são um tipo de competição diferente, muitas vezes considerado o contraste de batalhas pokémon. Nela, os competidores fazem o possível para demonstrar todas as qualidades de seu pokémon através de diversificados tipos de apresentação. Treinadores que possuem como foco principal de sua carreira a participação nessas competições são conhecidos como Coordenadores.

Os concursos costumam acontecer em todas as regiões do Mundo Pokémon, distribuídos em cidades específicas com uma estrutura própria para sediar a competição, conhecida como Contest Hall. As datas e locais dos concursos são avisados com antecedência para que os coordenadores tenham tempo para se deslocar até seu destino, sendo recebidos na grande maioria das vezes por um público caloroso e por uma exigente banca de jurados.

Um Contest é dividido em três etapas: a apresentação visual, a apresentação artística e a apresentação de combate. Cada uma das etapas julga um conjunto diferenciado de características dos coordenadores participantes e fornece um determinado valor de pontos. Ao final da competição, o coordenador que somar o maior valor de pontos é considerado o vencedor do Contest e com isso acaba ganhando um Ribbon, o equivalente das insígneas das batalhas de ginásio.

II. Apresentação Visual



A primeira etapa de um Contest é a apresentação visual. Nela, os coordenadores possuem um prazo curto para realizarem uma pequena introdução de seu pokémon para o público e os jurados. Como sugere o nome, o visual do pokémon e seu carisma são os fatores avaliados para determinar as notas.

São vários os artíficios permitidos para a entrada do pokémon: uma coreografia, um voo rasante em torno do campo do contest, o uso de algum ataque de grande apelo visual e até mesmo uma pose triunfante. O importante é o pokémon deixar transparecer num intervalo máximo um minuto toda a sua personalidade e carisma, dando uma boa impressão para os jurados.

Porém, não é apenas o pokémon que deve se destacar nessa etapa! O avaliado durante toda a competição é o coordenador, portanto, o mesmo também deve fazer parte da introdução de seu parceiro. Por essa razão, é frequente que coordenadores utilizem roupas estilizadas e até mesmo fantasias para ficarem combinando com seus pokémons.

Nessa etapa, os jurados em conjunto darão uma nota que valerá de 0 a 10 pontos, julgando a aparência, o carisma e a relação entre coordenador e pokémon. Porém, há outros fatores que são capazes de ampliar a nota dessa etapa! Uso de itens, pokébolas e fantasias especializadas fornecem pequenos multiplicadores de nota, fazendo com que a mesma seja ampliada. Os multiplicadores podem se somar e chegar a um valor máximo igual a 2, fazendo com que a nota da apresentação visual passe a ser de 0 a 20.  

  • Coordenador usar uma roupa ou fantasia de uma grife oficial: 1,2x
  • Coordenador ou pokémon usar acessório ou fantasia de uma grife oficial: 1,1x por acessório ou fantasia (Máximo 5)
  • Pokémon é retirado de uma pokébola especial colorida: 1,2x
  • Pokémon é retirado de uma pokébola especial da cor representante do Contest Hall: 1,3x
  • O hold item do pokémon apresentando é um Scarf: 1,1x
  • O hold item do pokémon apresentando é um Scarf da cor representante do Contest Hall: 1,2x
  • O pokémon mega evolui durante a apresentação: 1,5x
  • O pokémon utiliza um Z-Move durante a apresentação: 1,2x
  • Bônus para a melhor introdução: 1,3x

III. Apresentação Artística



A segunda etapa do concurso acontece imediatamente após o término da apresentação visual do coordenador e seu pokémon. Juntos, eles terão até três minutos para realizarem uma apresentação que envolva o tema do Contest e, se possível, se encaixe com as características do Contest Hall. Todo e qualquer tipo de manifestação artística é válido nessa etapa, podendo incluir dança, canto, poesia e teatro.

Para auxiliar os coordenadores e preparar o público para as apresentações que virão, sempre haverá uma apresentação de abertura realizada por algum coordenador famoso que não esteja participando da competição. Essa abertura será apenas uma das mais variadas formas de apresentar e interpretar os temas. É essencial que um coordenador transpareçe sua personalidade e criatividade no momento da apresentação, portanto, planeje suas apresentações nos mínimos detalhes para evitar que os jurados lhe comparem com os demais concorrentes. Em alguns aspectos isso pode se tornar algo positivo, mas em outros, pode afetar sua nota negativamente.

A pontuação dessa etapa é determinada através das avaliações individuais dos jurados. Cada um dos três jurados irá avaliar as apresentações nos seguintes aspectos: execução, criatividade, personalidade e coesão com o tema do Contest. As notas emitidas pelos jurados serão entre 0 e 10. Portanto, a nota máxima para essa etapa é igual a 30.


IV. Apresentação de combate



Após as avaliações das duas primeiras etapas, os coordenadores poderão descansar por alguns minutos e aproveitar o tempo para guardarem suas fantasias e prepararem seus parceiros para a última parte da competição: a apresentação de combate! Essa etapa consiste num combate de duração igual a cinco minutos com um objetivo diferente das batalhas pokémon: ao invés de focar no nocaute, o combate foca no uso de estratégias e movimentos diversificados.

Os coordenadores participantes do Contest serão sorteados e organizados em duplas e irão realizar as batalhas entre si. A menos que a regra do Contest diga o contrário, o pokémon usado na apresentação do combate não precisará ser o mesmo utilizado nas apresentações anteriores, garantindo assim uma vantagem para coordenadores com equipes diversificadas.

Diferente das etapas anteriores, os pontos acumulados nessa etapa não serão atribuídos pelos jurados, mas sim pelo desempenho que ocorrer na batalha. Cada tipo de movimento utilizado garantirá uma pontuação diferente. Nocautear o adversário também concede um bônus em pontos, mas o mesmo é relativamente baixo e, como um adversário abatido significa o fim de uma batalha, é bom evitar que isso aconteça, pois a oportunidade de acumular mais pontos será desperdiçada.


  • Um movimento é utilizado com sucesso: +3 pontos.
  • Um movimento é utilizado, mas falha: +1 ponto.
  • Nenhum movimento utilizado: 0 ponto.
  • Um movimento é utilizado com sucesso e o movimento do adversário falha: +5 pontos.
  • Um movimento é do tipo equivalente ao do Scarf equipado no Pokémon (Cool = Red Scarf, Smart = Green Scarf, etc. ,Purple Scarf para os golpes sem classificação ): +0,5 de bônus para o movimento.
  • Golpes são utilizados como uma combinação (ver link): +1 de bônus
  • O pokémon Mega Evoluí durante a batalha: +10 pontos. É considerado como um movimento.
  • O pokémon utiliza um Z-Move ofensivo durante a batalha: +3 pontos além da pontuação normal.
  • O pokémon utiliza um Z-Move de status durante a batalha: os pontos do golpe são duplicados.
  • Nocaute: +2 pontos para cada minuto restante.
  • Utilizar um golpe ofensivo sem ter um pokémon como alvo: -1 ponto.

V. Resultados e prêmios



Após as três etapas do contest, os pontos acumulados de todas as fases são somados e aquele com a maior pontuação será considerado o vencedor. Em caso de empate nas pontuações, o critério de desempate será a soma dos pontos da apresentação artística e da apresentação visual juntas: o coordenador com a maior soma vence.

Cada Contest possui uma premiação própria, sendo o prêmio do primeiro lugar sempre acompanhado por um Ribbon próprio. As fitas de prêmio de cada competição são consideradas únicas e, por tal razão, coordenadores que ganharem mais de um Ribbon num contest sediado na mesma cidade poderão usar ambos como passaporte para o Grand Festival.

Além do Ribbon, outros itens são distribuídos para os participantes: fantasias, roupas, itens consumíveis, Scarfs, shards, TMs e até mesmo dinheiro. Os prêmios de cada Contest serão anunciados junto de suas datas e locais. Portanto, preste atenção nos anúncios!

VI. Grand Festival



No mundo dos Contests, o equivalente da grande Liga Pokémon de cada região é um Contest especial chamado Grand Festival. Apenas Coordenadores que possuírem cinco Ribbons estarão aptos para participar desse concurso, que possuí uma sede fixa. (No caso de Hoenn, Evergrande.) E o melhor de tudo: ribbons de regiões diferentes também são válidos para o Grand Festival, o que garante que coordenadores do mundo inteiro participem de tais competições!

Diferente dos Contests básicos, as Apresentações Visual e Artística passam a ter caráter eliminatório. O número de jurados passa de três para cinco e as notas de ambas as etapas é somada para definir a nota final do coordenador. Apenas os oito coordenadores com maiores notas passarão para a Apresentação de Combate, onde os combates também passarão a ter caráter eliminatório.

O último coordenador a permanecer na competição será consagrado como Top Coordinator e receberá uma grande variedade de prêmios: um Ribbon dourado, um pokémon raríssimo e misterioso, uma grande variedade de itens e, de sobra, muita fama e prestígio!

Após a participação do Grand Festival, os coordenadores participantes permanecerão com seus ribbons, mas os mesmos não serão mais válidos para serem usados na inscrição do próximo Grand Festival. O ribbon dourado do Top Coordinator, por sua vez, será considerado como um passe livre para o Grand Festival posterior, poupando o vencedor da grande competição de participar de outros Contests por um tempo e permitindo que o mesmo tenha mais liberdade para treinar e preparar sua equipe.

VII. Dicas



  • Movimentos como Light Screen, Reflect e Safeguard são úteis em contests, pois protegem sua equipe e garantem pontos na Apresentação de Combate!
  • Colecione TMs e Shards! Os movesets de seus pokémons precisarão ser modificados com frequência. Possuir um arsenal desses itens garante que você reensine movimentos que se tornam indesejáveis por um curto período de tempo.
  • Sempre que passar por uma cidade, verifique se ela possuí uma loja de fantasias! Os itens costumam ser baratos e rendem vários pontos na competição!
  • Grifes de roupa como a [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] lhe permitem criar roupas com total liberdade, mas as mesmas demoram um pouco para ficarem prontas. Planeje suas apresentações com antecedência!
  • Pokébolas coloridas para Contest não são vendidas em lojas comuns.

Artie
Artie
Arquiteto

Arquiteto

Alertas :
[Guia] Contests Left_bar_bleue0 / 100 / 10[Guia] Contests Right_bar_bleue


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum