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Mensagem por Luch em Seg 10 Fev 2020, 20:16


Classes, Sub-Classes e Profissões

Assim que um jogador inicia a construção de seu personagem, antes mesmo de concluir a Criação de uma Ficha, é importante que ele já conheça as diferentes classes disponíveis no RPG, principalmente as Classes Básicas, a partir das quais deverá determinar uma para iniciar seu personagem, já na própria Ficha de Personagem. Atualmente no RPG, existem duas Classes: Treinador/Coordenador e Mono-Treinador, três Sub-Classes: Rangers, Rockets e Criadores e uma Profissão: Aprendiz de Líder Ginásio. Cada uma das Classes, Sub-Classes e Profissões possuem suas próprias particularidades, seja em objetivos ou a necessidade ou não de cumprir missões das mais diversas naturezas, com recompensas igualmente diversificadas. Tudo isso é explicado mais detalhadamente nos itens a seguir:


I. Classes



Assim que um jogador cria a sua Ficha de Personagem necessita escolher, dentre outras coisas, uma classe para incluir seu personagem e iniciar sua aventura. Essas classes não impõe nenhum requisito para que se faça parte delas, apesar de terem suas particularidades, que refletem diretamente na forma de jogar, de ser narrado e também em escolhas futuras para uma Profissão, por exemplo. Dito isso, vamos às Classes propriamente ditas:

I.1 - Treinador/Coordenador:

Das duas Classes existentes, essa é a mais generalista e simples, não possuindo limitações, mas também não possuindo vantagens, com exceção de um pequeno requisito diferenciado na hora de adentrar a Profissão de Aprendiz de Líder de Ginásio. Ou seja, é a Classe mais equilibrada. Apesar de não haverem distinções de regras entre Treinadores e Coordenadores, é possível ao jogador auto-intitular seu personagem como um dos dois nomes, mas os efeitos práticos serão os mesmos. Exceto que, durante uma narração, o seu narrador pode sentir um dos seus lados "Treinador" ou "Coordenador" mais proeminente e com isso, lhe favorecer com recompensas que sejam mais importantes para um lado ou para o outro.. Entretanto, um personagem dito "Treinador" pode participar de Contests e Coordenadores podem enfrentar e colecionar Insígnias, sem problema algum:

♦ Treinadores/Coordenadores não possuem vantagens ou bônus específicos, em questão alguma;

♦ Treinadores/Coordenadores não possuem prejuízos ou debuffs específicos, em questão alguma;

♦ Treinadores/Coordenadores podem competir em Batalhas de Ginásio e Contests, tal como Liga Pokémon ou Grand Festival;

♦ Treinadores/Coordenadores podem começar sua jornada escolhendo um dos três Pokémon Iniciais de suas respectivas regiões, como nos jogos principais da franquia, ou escolher um Pokémon diferente, dentre uma lista específica, disponibilizada no [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

♦ Treinadores/Coordenadores podem ascender de Classe para quaisquer das três Sub-Classes: Ranger, Rocket ou Criador.

♦ Treinadores/Coordenadores podem acessar a Profissão de "Aprendiz de Líder de Ginásio", desde que cumpram um certo requisito de Nível e Felicidade dos Pokémon do tipo do Ginásio escolhido.


I.2 - Mono-Treinadores:

Assim como os Treinadores/Coordenadores, os Mono-Treinadores também são uma das Classes do RPG. Ou seja, é possível ao jogador começar um personagem já pertencendo a esta Classe, desde que deixe isso claro na Ficha de Personagem. De certo modo, também é uma Classe equilibrada entre vantagens e desvantagens, mas que levam a uma experiência de jogo completamente diferente daquela vivida por Treinadores/Coordenadores, pois a ideia é focar-se em um tipo específico de Pokémon, o que influenciará em tomadas de decisões futuras, como a entrada em uma Profissão. São uma Classe relativamente comum na franquia Pokémon, principalmente evidenciado pelos Gym Leaders, que geralmente especializam-se em apenas um tipo de Pokémon, o mesmo daquele Ginásio que defendem:

♦ Mono-Treinadores possuem um Bônus Fixo de 25% de Pontos de Experiência, para qualquer tipo de Pontos de Experiência (ou seja, Pontos de Experiência de Batalhas, Treinos Livres e etc.) obtidos por Pokémon de MESMO tipo daquele escolhido pelo Mono-Treinador.

♦ Mono-Treinadores possuem um Penalidade Fixa de 35% de Pontos de Experiência, para qualquer tipo de Pontos de Experiência (ou seja, Pontos de Experiência de Batalhas, Treinos Livres e etc.) obtidos por Pokémon de tipo DIFERENTE daquele escolhido pelo Mono-Treinador.

♦ Mono-Treinadores podem iniciar sua jornada de duas formas: escolhendo um dos Pokémon listados no [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] para o Tipo de Mono-Treinador escolhido pelo próprio jogador ou deixar a escolha em aberto no momento da criação da Ficha de Personagem e do Começo de Jornada. Com isso, estará abrindo mão de escolher um Pokémon previamente listado, e estará aceitando o resultado de um sorteio, feito pela Gestão do Fórum, dentre diversos Pokémon de todas as gerações existentes. Ou seja, é uma forma de obter um Pokémon mais raro e forte do que os listados, mas também passa a contar com a sorte para não acabar com um inicial mais fraco do que escolheria naturalmente.

♦ Mono-Treinadores podem ascender de Classe para quaisquer das três Sub-Classes: Ranger, Rocket ou Criador.

♦ Mono-Treinadores podem acessar a Profissão de "Aprendiz de Líder de Ginásio" a qualquer momento, sem ter limitações de Nível ou Felicidade ou número de Pokémon, mas ficam restritos a escolher como Mestre, apenas um Líder de Ginásio que seja do mesmo tipo que o seu tipo de Mono-Treinador.


II. Sub-Classes



Uma vez determinada uma Classe e iniciada a sua aventura, Treinadores/Coordenadores e Mono-Treinadores, podem participar de uma das três Sub-Classes existentes: Ranger, Rocket ou Criador, cada uma contendo suas peculiaridades, além de prós e contras específicos. Para ingressar, os jogadores devem procurar contactar uma das Bases de cada uma dessas Sub-Classes, espalhadas por cada uma das regiões existentes no RPG. Lá, será necessário cumprir uma Missão de Iniciação, que varia de uma Sub-Classe para outra. Ao final, se obtiver sucesso, estará oficialmente afiliado a Sub-Classe escolhida e poderá cumprir novas missões específicas com recompensas diversas.  


II.1 - Criadores::

É a Sub-Classe mais versátil dentre todas as três, podendo ter acesso a uma gama muito variada de vantagens, tanto em questão de Treinamento Pokémon, Breeding, Criação de Itens e Ensino de Movimentos como na Plantação de Berries, Apricorns e Herbs. Além é claro, de ter a chance de obter uma Fazenda, onde poderá - além de Plantar e Colher - manter Pokémon capturados, que lhe auxiliarão em diversas tarefas do campo e também poderão produzir itens destinados a venda ou produção de novos itens mais complexos e úteis. Entretanto, tudo tem um preço. Para cada nova Vantagem ou Bônus da Sub-Classe, é necessário pagar por novas aulas, lecionadas em uma Universidade de Criadores, além de passar por um exaustivo processo de aperfeiçoamento das habilidades adquiridas, até a sua perfeição. Por fim, também é importante ressaltar, que a própria Fazenda e seus complementos e atualizações são caros, necessitando de um alto investimento inicial, além de bastante tempo e dedicação para obter um retorno agradável. (Ver mais sobre os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])

♦ Aqueles que desejam ingressar na Sub-Classe devem se inscrever numa Universidade de Criadores, mediante pagamento, além de realizar uma Missão de Ingresso, de uma das especialidades escolhidas. Isso não impede de acessar futuramente as aulas de outras especialidades, mas ao cumprir a missão é recebido inteiramente de graça a possibilidade de cursar imediatamente as aulas da especialidade escolhida.

♦ Criadores requerem um alto investimento inicial, além de cobrar um tempo longo de ingresso e desenvolvimento de habilidades iniciais. Contudo, são extremamente lucrativos a longo prazo.

♦ A qualquer momento o jogador pode fazer com que seu personagem desista de seguir a Sub-Classe de Criador, perdendo todos os Benefícios da mesma. Ou seja, não poderá utilizar nenhuma Skill aprendida e caso retorne à Sub-Classe posteriormente, não precisará comprar novamente estas Skills, mas terá que treinar novamente cada uma delas, do 0%, mesmo que anteriormente já se encontrasse em 100%. Além disso, no momento da desistência, toda a Fazenda e Modificações são vendidas automaticamente pela metade do preço. Num possível reingresso, a Fazenda e suas Atualizações precisam ser adquiridas novamente pelo preço total.


II.2 - Rangers::

A União Ranger é uma Organização fundada em Fiore, uma distante Região onde Batalhas Pokémon não são permitidas e o contato e equilíbrio de seus moradores com a natureza é muito mais intenso do que em outros continentes. O foco desta Organização inicialmente, ao menos em sua região natal, era a integração pacífica entre pessoas e Pokémon para o bem-estar do meio-ambiente e dos seres-humanos. Contudo, conforme seus métodos foram sendo expandidos para outras regiões e novas bases e esquadrões foram sendo criados, eles passaram a agir mais numa função de Polícia do que exatamente no simples cuidado mais passivo da natureza. Hoje em dia, os Ranger são uma verdadeira força-tarefa, que conta com armamento e equipamentos próprios para o combate ao crime, tornando-se principalmente uma referência na luta contra o crescimento de Organizações Criminosas, como a infame Equipe Rocket, mas sem deixar de lado o cuidado e respeito com todos os Pokémon. (Ver mais sobre os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])

♦ Pode-se ingressar na Sub-Classe Ranger através da Seção de Alistamento, indo até uma Base Ranger locada em certas cidades de cada Região, como por exemplo Riyado, no caso de Hoenn. Assim que escolher sua função, o personagem deverá realizar uma missão básica específica dessa e concluí-la com êxito. Após isso, receberá o Rank de Recruta e poderá realizar outros tipos de missão.

♦ Para que o ranger seja promovido para uma nova patente, ele deve acumular uma certa quantidade de pontos além de realizar uma quantidade mínima de missões a cada patente alcançada. Vale lembrar que esse número é cumulativo, entretanto as missões de Recruta são APENAS contabilizados para a promoção a Cadete.

♦ É possível que o jogador se canse da classe e resolva por abandoná-la, ou até mesmo por motivos de plot, não haverá nenhum impedimento para que isso ocorra, mesmo em meio a uma missão, a qual será cancelada. Caso isso venha a ocorrer, todas as vantagens e benefícios que ele tinha antes não passarão a valer mais. Se o player vier a desejar seu retorno aos Rangers, ele será readmitido em seu antigo Rank, mesma função e quantidade de pontos iguais à que tinha quando deixou a classe. Ainda haverá a possibilidade de retornar em uma função diferente, porém em um rank abaixo do que quando saiu, tendo também que realizar a missão básica equivalente à função.


II.3 - Rockets::

Para todos que não se enquadram no estilo de vida de um treinador normal, preferem não seguir regras e entrar no mundo do crime não há como ignorar a maior das organizações criminosas. A equipe Rocket, outrora teve suas base em Kanto e Johto e era comandada por Giovanni. No momento está mais concentrada na região de Hoenn. Contudo, é possível encontrar postos de recrutamentos em todas as regiões. Rockets possuem uma vida difícil, estão sempre a serem caçados pela lei representada pelos Rangers, mas são equipados com equipamentos de alta tecnologia e costumam receber a proteção da organização para a qual entraram. Os de baixa patente vivem de meros roubos e outras atividades criminosas simples, já os mais influentes homens da organização podem estar envolvidos com esquemas de corrupção, tráfico de Pokémon, disputas territoriais contra gangues ou até os próprios Rangers, além de outras atividades em larga escala. (Ver mais sobre os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])

♦ Para se tornar um Rocket é necessário receber uma recomendação de outro Rocket (Player/NPC) e depois se encaminhar diretamente para Base em LaRousse ou qualquer um dos postos de recrutamento espalhados pelos diferentes continentes.

♦ Para conseguir crescer dentro da Organização é necessário mostrar serviço. Todos começam com uma Baixa Patente e devem destacar-se entre seus semelhantes para serem notados e valorizados por seus superiores, galgando posições cada vez mais altas com isso, até talvez uma posição de liderança.

♦ É possível abandonar a Sub-Classe a qualquer momento, mas o retorno para ela não é possível após essa decisão. Também são perdidas todas as Skills obtidas e Pontos do Mural Rocket conquistados. Além disso, o ex-Rocket é constantemente monitorado pela sua antiga Organização. Em qualquer mínima suspeita de associação com os Ranger e vazamento de informação, ele será perseguido e atacado, inclusive sendo Alvo de Missões para outros Membros ainda na ativa. Por fim, ainda há a possibilidade de continuar sendo perseguido por Rangers, se já estiver sendo caçado por eles no momento em que resolver abandonar os Rocket.


III. Profissões



Profissões são ocupações extras para os personagens, que independem de Sub-Classes e possuem poucas diferenças quanto a uma Classe ou outra. Consistem, como o nome já indica, numa espécie de Trabalho, mas que diferem-se de uma Carreira em si, que é uma ideia mais alinhada ao que seria as Sub-Classes. Entretanto, há semelhanças: nas Profissões também podem existir missões a serem cumpridas, mas as recompensas obtidas seguem uma mecânica muito diferente daquelas recompensas de Missões de Sub-Classes. Vejam mais detalhes a seguir:

III.1 - Aprendiz de Líder de Ginásio::

Aprendizes de Líderes de Ginásio são um conceito recorrente da franquia Pokémon, principalmente dos jogos oficiais. Apesar de nós, jogadores, nunca podermos de fato ser um Aprendiz de um dos famosos Gym Leaders, acabamos esbarrando e enfrentando esse tipo de pessoas durante toda a jornada, mais especificamente, dentro dos Ginásios, em meio a Puzzles e labirintos, antes de chegar ao Líder em si. Muitas vezes, eles se tornam um desafio a parte, uma espécie de Sub-Boss que também sabe dar dor de cabeça aos desafiantes. Pois bem, é exatamente essa a ideia por trás dos Aprendizes do fórum.

Para tornar-se um Aprendiz de Líder de Ginásio, é preciso ir até o Ginásio escolhido e solicitar uma entrevista com o Líder em questão. Neste ponto inclusive, há uma restrição que diferencia o acesso de Treinadores/Coordenadores e Mono-Treinadores a Profissão. Estes últimos, por serem especialistas naturais em um tipo em específico, facilmente conseguem atrair a atenção de um dos Líderes e a qualquer momento podem solicitar uma Missão de Recrutamento, que obrigatoriamente deve ser feita em um dos Ginásios do mesmo tipo que o do Mono-Treinador. Já os Treinadores/Coordenadores são livres para decidir qual Ginásio querem seguir, mas precisam provar que estão alinhados àquele tipo e que o conhecem e o amam com propriedade. Para isso, Treinadores/Coordenadores só podem solicitar uma Missão de Recrutamento se possuírem pelo menos TRÊS POKÉMON do tipo do Ginásio, com um Nível Mínimo de 25 e uma Felicidade Mínima de 70.

Uma vez aceita a solicitação, o Líder de Ginásio passará uma Missão de Recrutamento, que além de ter muito a ver com o tipo do Ginásio em questão, também terá muita relação com a Personalidade do Líder que o recrutará. Podem ser missões extremamente diversas, desde explorações, batalhas ou simplesmente aprendizado e paciência. De todo modo, o personagem deverá cumprir essa missão e então retornar ao Líder, para os detalhes finais e a concordância do mesmo em tê-lo como Aprendiz. Nesse instante é automaticamente destravado um Bônus Fixo de Pontos de Experiência de 20%, seja para Treinadores/Coordenadores ou Mono-Treinadores, em todos os tipos de Pontos de Experiência obtidos, para Pokémon do mesmo tipo que o tipo do Ginásio. Além disso, o personagem terá a possibilidade de solicitar novas Missões para o Líder de Ginásio.

Missões de Aprendiz são mais do que simplesmente tarefas a serem cumpridas para o Líder de Ginásio. Elas geralmente envolvem uma espécie de orientação e ensinamento mascarado de Missão. Nelas, o Aprendiz será "incentivado" a buscar recursos melhores para seu time, novas formas mais eficientes de treinamento, construção de movesets mais úteis e até mesmo captura e Breeding de espécies específicas. As recompensas também seguem esta ideia, buscando servir como uma ajuda financeira ou de recursos simples, mas que auxiliem na superação de deficiências nas capacidades do Aprendiz que o próprio Líder tenha notado durante o contato entre os dois.

Conforme vai sendo criada uma confiança maior do Líder no Aprendiz, seja pelo tempo que estão juntos ou pelo número de missões já concluídas, novas vantagens vão sendo "desbloqueadas", envolvendo segredos dos próprios Líderes, que facilitem a vida e o desenvolvimento das habilidades do Aprendiz naquele Tipo de Pokémon em específico e culminando em uma possível disponibilidade para que o Aprendiz, quando preparado para tal, enfrente Treinadores Desafiantes, antes que esses tenham a possibilidade de enfrentar o Líder de Ginásio propriamente dito.

♦ Aprendiz de Líder de Ginásio é uma Profissão que abrange as duas Classes do RPG e independe de Sub-Classes.

♦ Mono-Treinadores só podem se inscrever como Aprendizes do Ginásio com o mesmo Tipo de Mono-Treinador escolhido no Início da Jornada. Entretanto, podem solicitar Recrutamento a qualquer momento.

♦ Treinadores/Coordenadores podem ser Aprendizes de qualquer Ginásio, desde que possuam três Pokémon do tipo do Ginásio escolhido, com um nível mínimo de 25 e felicidade mínima de 70.

♦ Só é possível ser Aprendiz de um Líder de Ginásio por vez. Caso queira alterar o seu Mestre, é necessário abandonar o antigo.

♦ Para tornar-se Aprendiz é necessário cumprir uma Missão de Recrutamento. Já os Aprendizes, realizam Missões de Aprendiz.

Aprendizes reconhecidos pelos Líderes de Ginásio recebem um Key Item chamado Pin Aprendiz Classe B, A ou S, que nada mais é do que um Broche na forma de réplica da Insígnia do Ginásio ao qual o Aprendiz pertence, cravado com a Letra B, A ou S, dependendo do Nível de Experiência daquele Aprendiz com o Ginásio correspondente. Cada uma dessas Classes possui um Bônus inerente a ela, que fica descrito na Aba "Profissões: Aprendiz" das Informações Complementares, na Ficha do Jogador. São esses os Bônus de Aprendizes:

♦ Aprendiz Classe B: No momento em que se torna Aprendiz, tanto Treinadores/Coordenadores, como Mono-Treinadores passam a receber um Bônus Fixo de Pontos de Experiência de 20% para quaisquer Pontos de Experiência recebidos em todos os tipos de Pontos de Experiência obtidos, para Pokémon do mesmo tipo que o tipo do Ginásio. . (Este Bônus deve ser somado ao Bônus de Narração, podendo chegar a um total de 45% quando somado ao Bônus Máximo de Narração, de 25%).

♦ Aprendiz Classe A: Depois de 6 MESES como Aprendiz e pelo menos 5 MISSÕES CONCLUÍDAS, excetuando-se a de Recrutamento, o personagem ganha a habilidade de chocar ovos, do TIPO DO GINÁSIO, 25% mais rápido do que o normal. Este Bônus é cumulativo ao Bônus de Criador e ao Bônus das habilidade Magma Armor/Flame Body. (Exemplo: Um Ovo que chocaria com 8 Páginas, passaria a chocar com 6 páginas com apenas o Bônus de Aprendiz. Já um Criador, com um Slugma no time, passaria a chocar o Ovo em 1 Página e Meia, ao invés de 2 Páginas, graças ao acúmulo de três Bônus diferentes.)

♦ Aprendiz Classe S: Depois de 1 ANO como Aprendiz e pelo menos 10 MISSÕES CONCLUÍDAS, excetuando-se a de Recrutamento, o personagem ganha a habilidade de reduzir em 1 Estrela, a Raridade de Bioma, dos Pokémon de MESMO TIPO QUE O GINÁSIO ESCOLHIDO, exceto para Pokémon Iniciais, Pseudo-Lendários e Ditto. Além do mais, essa habilidade só é funcional em Rotas Solo.

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