Os raios de sol da tarde estavam um tanto fortes para a pele e os olhos frágeis de Amy, a garota estava se sentindo cansada de tanto andar na Rota 1, fazia cerca de uma hora desde que saíra de Pallet Town, enquanto andava ela pensava na sua cidade natal, dos bons momentos na cidade, dos amigos que fizera e de sua família, momentos que ficaram para trás, mas ela estava seguindo seus sonhos e era a coisa certa a se fazer. A moça balançou a cabeça para se livrar destes pensamentos e então se lembrou que estava na companhia de seu Pokémon, Squirtle, e duas adoráveis pessoas que acabara de conhecer: Sakura e Steve.
Sua primeira impressão sobre eles era que pareciam ser bastante animados e brincalhões e que pareciam ser uma ótima companhia em uma aventura. A Sakura podia ser uma medrosa, mas parecia ser bem legal. O trio começou a conversar sobre assuntos diversos, então veio uma curiosidade na cabeça da garota: Poderiam eles batalharem, ela estava bem interessada em batalhar com Steve, já que era o único que parecia bom o suficiente.
O trio parou para descansar, Amy já estava cansada e seus sensíveis olhos azuis estavam incomodados pelo sol. Uma grande árvore que produzia uma ótima sombra para descanso era um perfeito cenário de batalha. A garota observou seu Squirtle para ver se estava em condições de batalha e o mesmo parecia perfeita e então propôs:
— Steve, eu gostaria de te desafiar para uma batalha, por favor aceite meu desafio! — Sua voz ao dizer isso era um pouco baixa e sem confiança em si mesma, ela estava um pouco nervosa, pois era uma batalha com um treinador mais experiente.