Spoiler :
Nome: Sanosuke Sagara
Sexo: Masculino
Tipo: Rival
Classe: Mono-treinador (Fight-type)
Idade: 28
Data de Nascimento: 12/03/1986
Altura: 1,90 m
Peso: 90 kg
Descrição física: Alto, levemente musculoso, cabelo preto, volumoso e arrepiado para cima, com uma pequena franja. Costuma usar um bandana vermelha na testa e bandagens de mesma cor nos braços, porém, brancas no abdômen. calça branca e uma jaqueta (que está sempre aberta) de mesma cor com um Kanji preto nas costas (que significa "Mau").
Personalidade: Temperamental, estressado e impaciente. Porém, também é melancólico e ama a irmã mais nova. Se culpa pelo desaparecimento dela e coloca o resgate dela acima de tudo e de todos. Odeia os Rockets e jurou acabar com todos eles, até recuperar sua irmã. É um pouco ingênuo, mas não admite e odeia que lhe diga isso e também odeia ser contrariado. Mas mesmo com tantos características negativas, é uma boa pessoa, é fiel aos amigos e adora pokémons e batalhas com os mesmos. Adora treinar o corpo e a mente (meditando), tanto a sua quanto a de seus pokémons.
Biografia: Sanosuke e sua irmã mais nova (Saya), nasceram e cresceram em Saffron, o pai deles havia morrido anos mais cedo, pouco tempo depois que Saya nasceu, já a mãe, morreu há poucos anos (três), deixando ambos sozinhos. Sanosuke já era uma homem formado, um adulto, não muito responsável, mas sabia se virar, decidiu criar sua irmã (que tinha apenas 4 anos) e foram morar no Gym não oficial de Saffron, especializado em pokémon do tipo Fight. Sanosuke já treinava artes-marciais e como um mono-treinador de pokémons do tipo Fight lá, deste a adolescência e quando sua mãe morreu, o mestre dele e líder do GYM os convidou a morarem lá, com ele.
Dois anos se passaram e surgiu um homem estranho desafiando o mestre do rapaz. Aquele era outro mono-trainer do tipo fight, mas tinha uma feição pouco amigável. Ao derrotar o líder, não se contentou e fez seus pokémons matarem o líder do Gym e então roubou as pokébolas dele. Sanosuke não estava presente naquele momento, pois havia ido passear no centro da cidade com sua irmãzinha, mas ao voltar, encontrou o mestre morto e viu que as pokébolas haviam sumido, chamou a polícia e enquanto estes não chegavam, assistiu ao vídeo de segurança, descobrindo o que havia acontecido.
Então partiu da cidade em procura do homem, que era um ruivo, com kimono de artes-marciais azul escuro e com um kanji vermelho que significava "Demônio". Ele viajou com sua irmãzinha (agora com 6 anos), porém nunca conseguiu encontrar o "Akuma" ("Demônio"). Porém, certo dia, Saya ficou doente, ardia em febre e eles estavam sozinhos no meio da mata da rota 23, um homem surgiu e ofereceu ajuda, se disse ser um médico e convenceu Sanosuke que a menina precisava de medicamentos urgentemente. Não estava mentindo, mas numa distração de Sanosuke pelo espanto, o homem soltou uma bomba de fumaça e fugiu com a garota, voando em cima de um Pidgeot, enquanto o homem ria e o pokémon ave se distanciava, Sanosuke pode ver que o homem havia jogado fora o disfarce de médico e agora vestia o famoso uniforme da Equipe Rocket. O Rocket gritou para ele, do alto: "Não se preocupe, a equipe Rocket cuidará muito bem de sua irmã."
Um ano se passou deste então (Saya já tem que ter 7 anos), Sanosuke descobriu que a equipe Rocket sequestrou várias pessoas, na maioria dos casos, jovens garotas, ninguém sabia ao certo o porque, mas haviam boatos de que serviam como cobaias para alguma experiência científica, mas ninguém sabia dizer do que se trataria tal experimento e nem o porque a "preferência" por jovens garotas. Assim sendo, Sanosuke viaja pelo mundo em busca da irmã, para resgatá-la dos Rockets e do "Akuma" que matou seu mestre, enquanto isso, procura se tornar o melhor mono-treinador que puder, pois quanto mais forte ele for, mais provável será de conseguir realizar seus objetivos.
Cidade Natal: Saffron